Trançar cestos é uma arte ancestral e hábito de povos ao redor do mundo. Usando uma técnica simples de trançado, vamos fazer um cestinho, mas dessa vez vamos usar trapilhos, retalhos de tecido no lugar das fibras naturais. Fica simples e cai super bem em épocas como a Páscoa em que precisamos preparar o ninho dos coelhos.
Dica: se você não tiver trapilhos, substitua por canudos de jornal ou revista. Papelão de embalagens leves também funciona.
Como fazer um cestinho

Para fazer trapilhos vamos usar camisetas velhas de malha de algodão. Essa aí eu usava para pintar paredes, tá super surrada, mas vai servir perfeitamente.
Primeiro corte fora as mangas e abra uma das laterais da camiseta até embaixo.
Corte uma tira numa das laterais da camiseta com no mínimo 2cm de largura. Dê só o primeiro picote com a tesoura e pare.
Rasgue a tira de ponta a ponta com as mãos. Isso vai fazer com que a malha se enrole sozinha, formando os trapilhos que precisamos.
Prepare bastante trapilho. Uma camiseta dá e sobra para montar um cesto pequeno.
Como o trapilho é muito mole, vou usar hastes de arame para fazer a estrutura do cesto, mas você pode usar papelão de embalagens. As hastes eu cortei com 40cm cada uma, e são 6 no total. Disponha as hastes em forma de estrela como ao lado.

Comece a enrolar o trapilho alternando as hastes, uma vez por cima, uma vez por baixo da haste. Dê umas cinco voltas mais justas para firmar o trabalho e as hastes em suas posições.
Para deixar o trançado mais fechado e mais firme, vamos diminuir o tamanho de uma das hastes na metade. Para isso eu dobrei uma delas enrolei a ponta sobre ela mesma, como mostro aí ao lado, depois cortei o excesso. Teremos um número ímpar de hastes, que vai esconder o arame da estrutura quando formos trançando.
Emende os trapilhos uns nos outros usando cola universal de artesanato.
Quando atingir o tamanho da base, dobre os arames para cima, para começarmos a subir o cesto.
Nas primeiras duas carreiras de subida do trançado, vamos dar uma volta em torno de todos os arames. Isso vai deixar a estrutura mais firme. Não precisa dar nó, basta enrolar e seguir para o próximo arame, sempre passando por dentro e depois pela frente.
Da terceira carreira em diante, alterne as voltas. Passe o trapilho pelo lado de fora de um arame, e dê uma volta no seguinte. isso vai criar um desenho desencontrado na sua trama, esconder o arame e deixar o cesto estruturado.
Quando chegar na altura desejada, dobre os arames para fora. A altura do meu cesto ficou em 10cm. A ponta final do trapilho deve ser cortada rente e colada para dentro do cesto com cola universal.
Corte a sobra dos arames e deixe uma ponta de 2cm apenas.
Puxe os trapilhos por cima da ponta do arame para esconder e dar o acabamento.
Recheie o cesto com fibra sintética ou palha e acomode seus ovos de páscoa. Fica divertido para esconder no jardim e brincar com suas crianças.
Quem tiver disponível hastes de cipó ou outro tipo de fibra natural, pode reproduzir esse cesto em tamanhos maiores e usar na decoração.
E se tiver sobrado bastante trapilho, aprenda a fazer um colar, clique O colar que já foi uma camiseta
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
guero tese com fibra sintetica como devo fazer
Elias experimente repetir esse tutorial usando suas fibras. Penso que o mesmo sistema pode ser aproveitado.
É cada ideia melhor que outraaaa…
Muito lindo o trabalho de vocês.
tai gostei da ideia muito bom mesmo parabens
Olá….o diferencial é tudo….parabéns pelo tutorial…Sonia.
LIndo!! Simplesmente amei. Parabéns!!
Amei, super criativa e com efeito final delicado e especial!
bjs Dolly
Nossa, o efeito de um post como ente e interessante a gente começa a olhar para os lados, pensar em coisas guardadas.