Como fazer um ímã com tinta lousa

Como fazer um Ímã de geladeira com tinta lousa

Faz tempo desde que dei uma dica de reuso e supraciclagem por aqui, e este ímã com tinta lousa vai resgatar minha ausência e te deixar inspirada. Você vai me perdoar 😉 

Neste projeto eu estou testando a tinta lousa e o giz líquido que recebi da True Colors Tintas e Texturas. E antes de dar a partida já vou dizer que adorei, e vou te contar porquê.

A tinta lousa da True Colors é uma tinta PVA de resinas acrílicas que fixa super bem em superfícies como o plástico, que vou usar neste projeto. Ela fecha com o giz líquido que é removível com pano úmido: o giz sai, mas a tinta lousa não, de tão boa que é. Por isso fica sempre com cara de novo e permite que você mude os textos e desenhos quando quiser.

Como nós artesãos adoramos inventar projetos em superfícies das mais variadas, isso amplia um bocado as possibilidades, bem além do tradicional MDF. Legal, né?

E a True Colors tem este produto em 4 cores, dos tradicionais preto e verde até o azul e o rosa. Ajuda demais!!!

Faça parte da Vila, assine grátis!!

Receba todas as novidades, não perca nada.

O projeto com tinta lousa

Qual foi a ideia que eu tive? Usar tampas de potes plásticos, que também são plásticas, como base para receber a tinta lousa. Elas são de um tamanho bom pra brincar com ímãs de geladeira divertidos.

Vem ver comigo:

Separe as tampas

Separe as tampas que tiver; eu usei de queijo fundido e de maionese, mas tem tantas embalagens que utilizam tampas plásticas, que você vai achar as suas. De qualquer forma, dá pra usar as de metal também.

 

Lixe as marcas

As tampas plásticas têm do lado de dentro alguns ícones de identificação de tipo de material, e que vamos lixar com lixa média. Tente remover essas marcações o máximo que puder, mas não surte se ficar alguma marquinha do relevo.

O lixamento, inclusive, vai auxiliar no processo de pintura, deixando a superfície menos lisa e mais aderente. Depois que lixar, lave e aplique uma demão de primer para plásticos. A True Colors tem o Multi Primer Álcool que funciona bem para este projeto; é a garantia de não descascar.

 

Tinta lousa para artesanato

Esta é a tinta lousa da qual estou falando, em embalagem de 60ml; e tem também com 250ml, para áreas maiores.

 

Use um pincel chato

Como as tampas são pequenas, usei um pincel chato de pelo, pra dar cobertura e não marcar a superfície. O tamanho 14 da Condor 484 é bem adequado.

 

Pinte as demãos

Pinte a primeira demão numa camada mais fina e espere secar totalmente. Depois repita até dar uma cobertura bacana. Eu precisei de 3 demãos.

 

Pinte o verso também

Pinte o verso também, pra deixar a peça toda bem feita. Não esqueça das bordas laterais.

 

O giz líquido

Vamos para o giz líquido

Enquanto sua tinta lousa seca completamente, pegue seu giz líquido ( sim, é líquido mesmo  😮 ) e agite bem.

Eu aconselho a misturar bem o conteúdo com uma colherinha ou um cabo de pincel, porque ele tende a desaglutinar. É só mexer com calma e mixar tudo devagar, que fica perfeitinho.

 

Use um pincel redondo

Pra pintar minhas letrinhas eu optei pelo pincel de pelos redondo 475 tamanho 12. Tem tamanhos menores se preferir para fazer outros detalhes, mas este funciona super bem.

 

Pinte o texto

Agora é partir para a escrita. O giz líquido não é como uma tinta branca comum. Você precisa carregar o pincel com tinta suficiente e aí pintar de uma vez. Outra camada sobre a primeira, ao invés de dar mais cobertura vai remover a de baixo. Então capricha na pincelada e pinte de uma vez só.

 

Como corrigir?

Vai que você deu aquela borrada básica, que sempre acontece; ou quer trocar o texto da sua lousa, é simples. Use um paninho úmido, ou como neste caso, um cotonete molhado. É mais fácil remover do que pintar  😎 

 

Texto pronto

Complete sua pintura e veja secar em segundos. Muito rápido.

Clique aqui se você gostou dos ímãs cupcake de feltro

 

Colocando o ímãEscolha o ímã

Seu projeto tá quase pronto, só falta torná-lo um ímã. Eu usei cola universal para artesanato, que também funciona legal para várias superfícies.

O ímã eu indico este, que compramos em metro, se as suas tampas forem de plástico também. Como é leve, um pequeno pedacinho dá conta.

Já se for usar uma tampa de metal, opte pelo ímã tipo moedinha. O que usamos em cartonagem é bem forte e funciona legal. Neste caso cole com cola instantânea.

 

Cola universal no ímã

Veja que o pedacinho que usei é mesmo bem pequeno. Um pingo de cola e só.

 

Fixe o ímã

Fixe no verso da tampa e pronto. Espere completar a secagem antes de colar na geladeira, ok?

 

Dicas extrasDicas extras

Uma coisa que fica bem bacana é criar uma moldurinha usando mini pons. A minha tampa maior parecia pedir um detalhe a mais, e ficou super fofa com uma cor no contorno.

E veja que nela eu usei giz normal, pra te mostrar que com giz a tinta lousa também funciona perfeitamente. Não tem erro  😉 

 

Por fim

E como eu adorei esta supraciclagem, um reuso improvável para aquela tampas que sempre acabam no lixo, vai mais fotos de ladinho, pra mostrar o volume que elas ficam e que a própria textura das tampas pode trabalhar a seu favor.

É só explorar.

Ímã com tinta lousa no detalhe

Taí mais uma dica pra dar charme e bom humor à sua cozinha, com um custo baixíssimo.

Que tal criar lembrancinhas com esta ideia? Pra chá de panela, chá de bebê, aniversário de crianças e adultos. Pro dia dos professores, que tal?

O volume que fica o ímã

Existe uma infinidade de superfícies em objetos diferentes que podem servir de base para seu ímã de geladeira. Teste, faça e me conte.

Fotos: Cris Turek

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , , ,

No comments yet.

Deixe uma resposta