O artesanato não é apenas uma atividade hobby pra ajudar estressados a relaxar, não. É muito mais que isso, é útil 😀 Uma das utilidades, justamente pra quem tem crianças por perto, é criar brinquedos, como um jogo educativo, daqueles que ajudam a criança a evoluir em raciocínio e criatividade.
Games e smartphones eles já tem de sobra. Que tal apostar, desde cedo, em despertar interesses além dos gadgets e fazer suas crianças serem crianças de verdade? Pra isso, vem a chata aqui com uma dica bem legal usando tecido fast patch, que vai divertir as pequenas crianças em alfabetização e ainda vai ajudar a artesã ou artesão que existe em você, a relaxar com um projeto divertido.
Mas o que é fast patch?
Se você se fez esta pergunta, acalme-se. Não é do outro mundo; é mais um desses produtos que vem ajudar a gente a render mais no tempo, economizar trabalho repetitivo e produzir peças mais bem acabadas e duráveis.

O tecido fast patch é um tecido que já vem com o termocolante aplicado no avesso, facilitando bastante, especialmente quando a urgência é grande.
Vem junto comigo e experimente esta sugestão:

Pra cada letra vamos precisar de dois quadradinhos de tecido fast patch (os meus são da Fast Patch),um quadrado de manta acrílica, uma tira de ímã para artesanato e o molde. Clique aqui para moldes de letras: molde um, molde dois, molde três

Comece montando uma camada com a manta acrílica, a tira de ímã que deve ser posicionada segundo o molde de cada letra, e um quadrado do fast patch.
Para posicionar o ímã alinhe o molde com um dos lados do tecido e coloque-o baseado neste alinhamento. Para a letra L alinhei o ímã por sua linha vertical.
Lembre também que neste momento o molde estará invertido, pois este será o verso da letra, ok?

Posicione o papel protetor, que vem junto com o tecido, sobre o sanduíche, e passe o ferro por 10 segundos em temperatura algodão.

Vire o sanduíche já colado, posicione o outro quadrado de tecido fast patch, alinhando direitinho com a parte de baixo.

Mais uma vez posicione o papel protetor e passe o ferro para colar o tecido.

Coloque o molde sobre o sanduíche todo colado, alinhe para encaixar o ímã corretamente, e risque o desenho. Aqui eu fotografei o lado da frente, mas pelo verso é mais fácil de enxergar o ímã. 😉

Recorte a letra.

A letrinha está pronta, firme e não precisa costurar as bordas.

E aqui o verso, onde está o ímã. E nem se nota.

Aqui as duas opções de recorte: normal e com tesoura serrilhada.
Pra fazer os detalhes de letras como este A, recorte o vazado em cor escura e fixe na posição certa.
- outra alternativa, para quem quer aproveitar retalhos de tecido, é desenhar os moldes e costurar os contornos para depois recortar em volta. Também fica bacana.
- E também dá para fazer as letras maiores e sem o ímã, para serem usadas soltas.
- Pra criançonas grandes como nós? Faça as letras e decore sua geladeira com palavras inspiradoras.
- Para proteger? Aplique spray Scotch Gard e relaxe.Pra fechar com chave de ouro e preparar as letrinhas para virarem um presente divertido, costure um pequeno saquinho e passe um cordão na borda.
Confira aqui outras sugestões de brinquedos que você mesma pode fazer em casa:
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
que ideia maravilhosa, eu comecei atrabalhar com sublimacao e estou gostando muito desse ramo, no entanto isso caiu como uma luva nos meus negocios. So preciso saber onde vende esse papel. Moro fora do pais e aqui nao encontrei. Mais estou indo pro brasil agora e pretendo trazer essa novidade praca. Pode mim indicar um site que vende, obrigada.
Seu trabalho é maravilhoso. Parabéns!
Obrigada Maria Helena, use e aproveite bastante.
Sensasional!!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigada querida Vera Lucia, beijos.
Gosto muito de artesanato .obrigada.
Alzira, estamos juntas nessa, 😉
Olá Cris,
Você sempre com dicas + que perfeitas e inovadoras, tive uma ideia com esta sua sugestão e se der certo vou mandar pra vc ver, mas só se der certo, ta? rsrsrs .
Obrigada
bjus
Assim não vale Elza, sem busca pela perfeição, afinal, somos sempre aprendizes, 😀
kkkkkkkkkkkk verdade, Cris
bjus