Diga aí: o que uma bandeja usada, um gancho de fichário e uma lata de molho tem em comum? A resposta certa será Martha Nucci. Eu já explico tudinho, mas acomode-se bem e venha aprender a fazer essa bandeja que é um organizador para a cozinha baseado em reciclagem e reutilização.
Vou começar apresentando a Martha Nucci, resposta para nossa pergunta inicial. A Martha é a mente criativa por detrás de projetos que juntam objetos tão sem ligação. Em seu estúdio ela trabalha exclusivamente com coisas descartadas pelo tempo, pela falta de uso e interesse, pelo estado já judiado, e meio que num toque zás-trás com pir-lim-pim-pim transforma tudo em peças novas, cheias de bossa e utilidade.
A Martha leva tanto jeito pra coisa que deu vida para a marca Estudio Lixa, um espaço cheio de design da sustentabilidade onde encontramos muitas boas ideias para adquirir e levar para casa. Por isso convido: visite e fique de queixo caído. É só clicar aqui, Estúdio Lixa.
A bandeja organizadora para a cozinha é uma dessas ideias que a Martha tira de sua cartola. Aprenda, faça a sua mas compartilhe esse PAP para que mais pessoas conheçam o trabalho incrível que ela faz.
Como fazer um organizador para a cozinha

Importante na dica da Martha, é reaproveitar objetos que você já tenha e que estejam merecendo uma recauchutagem. A brincadeira de recriar é o grande barato de propostas como essa, então vamos exercitar. Use uma bandeja que você já tem.

A bandeja da Martha tinha um fundo de cortiça que ela não achava legal para o projeto. Ela removeu. Analise a sua bandeja, e se for o caso também faça uma limpeza inicial.

Pois bem, bandeja limpa e pronta para o trabalho.
Primeiro vamos pintar a bandeja com fundo branco em tinta acrílica comum.

Deixe esta base branca secando e enquanto isso vamos para as outras peças que utilizaremos.

Separe uma lata de molho e lixe a superfície levemente, para ajudar com a tinta.

Agora precisamos fazer uma base de primer.

Ela utiliza sempre o primer em spray que seca mais rápido.

Depois de seco, pinte com tinta esmalte. Você pode combinar a cor que quiser aí no seu organizador.

Separe também um gancho de fichário. Tente reutilizar algum, se possível.

A bandeja da Martha tinha algumas imperfeições do antigo papel cortiça e ela resolveu não arriscar uma irregularidade na pintura. Por isso fez a lousa usando papel Paraná (destes mais grossos) como base. Você pode aplicar a tinta direto no fundo da sua bandeja caso ela seja nova ou esteja em boas condições.

A tinta que ela usou para criar este efeito de lousa é a esmalte fosco preto.
Aplique a tinta e deixe secando.

A Martha queria sua bandeja num tom bem clarinho, e aqui ela dá a dica para conseguir tons especiais: use corante líquido e misture à base branca num pote separado, até chegar na cor desejada.

Olha só como ficou a bandeja com esse tom claro.

Depois, com a lixa (sempre ela!) dê um efeito de desgaste. É só passar a superfície áspera de forma irregular que você consegue esse efeito dando um toque a mais para a sua bandeja.

E pra dar uma graça pinte faixas nas laterais da bandeja com um pincel bem fino e tinta acrílica para artesanato. Aqui foram usadas as cores lilás e roxo cobalto.

Como acabamento, use verniz spray na bandeja toda. Uma farta camada aplicada em mais de uma demão para proteger bem o projeto, ok?

Posicione e cole o papel paraná na bandeja com cola instantânea.

Dê acabamento em volta da lousa com Washi Tape, essas fitas adesivas de papel de arroz que você encontra facilmente em qualquer loja de artesanato; elas são super fofas e podem dar uma colorida extra em qualquer projeto!

Marque o local exato para furar a bandeja, assim você não corre o risco de se atrapalhar! Pegue a furadeira e vamos lá fixar o gancho. Use parafusos pequenos para fixar.

Fure a lata duas vezes para que ela fique bem presa ao fundo da bandeja e consiga aguentar o peso das ferramentas de cozinha! Ahhh, use mais washi tape para dar uma bossa na latinha também, 😉 !!!

E por fim, coloque dois ganchinhos para pendurar na parede da sua cozinha.

E aí está o resultado: uma bandeja pronta para o descarte, agora transformada e ajudando a organizar os itens da cozinha.
Recado da Martha: “Amigos, adorei participar como colaboradora da Vila do Artesão! Eu admiro muito o trabalho da Cris e é uma honra fazer parte de um pedacinho dele através deste PAP.
Espero que vocês tenham gostado e espero sua visita lá no Estúdio Lixa.“
É ou não é uma dica genial? A Martha realmente faz transformações inteligentes, inusitadas e muito úteis. Mas pra você descobrir vai precisar dar um pulo por lá no Estudio Lixa. Simbora?Obrigada Martha, adoramos!!!!
Você também gostaria de colaborar com um passo-a-passo exclusivo para a Vila? Entre em contato, clique aqui.
Fotos e passo-a-passo: Martha Nucci
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Que linda ideia sustentável, com reaproveitamento de materiais. Adorei 🙂
Parabéns Cris.
Obrigada Ewellyn e juntas agradecemos à Martha que nos deu este presente super criativo. Bjs.
Genteeeeeee adorei as dicas, principalmente as da latinha, claro que eu já tinha visto , mas não sabia o pap, adorei .
Obrigada
Então corre lá aproveitar agora mesmo Elza e divirta-se. Bjs.
Parabéns Marthinha, pra variar ficou lindo!!! 🙂
Cris,
Que bacana!!! Obrigada pela oportunidade e espero que todo mundo aproveite a ideia para reciclar!!!!
Um beijo grande da Martha
Martha criatividade e atitude sempre terão espaço aqui na Vila, e você tem bastante dos dois. Obrigada querida, de verdade!!! Beijos.