Como fazer um peso de porta com feltro

Como fazer um peso de porta com feltro

Tem algum tempo que ando devendo um passo-a-passo de peso de porta. Pensando em você que gosta de projetos realizáveis, e que saiam do papel rapidinho, optei por trabalhar o feltro, que além de tudo torna a proposta fácil de executar.

Foi nisso que lembrei de um kit que eu recebi para testar tempos atrás e que ficou perfeito para este projeto. Até porque vem com tudo pronto pra agilizar a nossa vida.

O kit vem com 7 moldes duráveis de matrioskas que podem ser usados para montar o jogo de bonecas mas também para uma série de outras ideias. Na época eu usei pra fazer um jogo de porta bijus para a bancada do banheiro, no dia-a-dia, e aquele tutorial vai nos ajudar hoje também.

O bacana é que o kit tem tamanhos maiores que podem ser usados como almofadas, porta-controles e como o peso de porta que faremos juntos aqui e agora.

Até agora, de tudo que eu usei do kit, continuo achando um ótimo produto. Os moldes duráveis ajudam em projetos anos a fio e ter em vários tamanhos é excelente. Dê uma conferida neste produto que vai com meu aval de qualidade, clique abaixo e saiba mais:

Moldes para bonecas matrioskas

 

De qualquer forma fica a observação de que o modo de montagem de um peso de porta usado neste passo-a-passo pode ser aplicado à outros moldes que você tenha. Basicamente o processo será o mesmo, bem como minhas dicas práticas. Vem comigo.

 

Como fazer um peso de porta

 

Material do kit

Como eu disse o kit vem com moldes duráveis e o feltro cortado para montar todos os tamanhos. Quando eu recebi eu usei os 3 tamanhos menores e o feltro já cortado. Hoje vamos brincar com os moldes.

 

Risque os moldes

Artesanatos de natal, aprenda agora

Os moldes vem com todas as marcações e recortes necessários pra reproduzir as bonecas no feltro de nossa preferência. Sendo assim, optei por cores mais vivas porque ficará na porta do meu atelier. Basta posicionar e riscar.

 

Risque as partes

Na parte da saia da matrioska eu vou usar um feltro estampado, então estou riscando pelo avesso usando o tracejado que marca a altura certa.

 

Corte as partes

Agora é recortar as partes com cuidado.

 

Risque o vazado

O corpo é cortado duas vezes e numa das partes eu estou traçando o círculo interno onde encaixaremos o rostinho. Este mesmo círculo servirá de base para o peso de porta, então reserve.

 

partes prontas

Então vejamos: temos duas partes do corpo, uma com o vazado do rostinho, a base, a saia, o rostinho e o cabelo, que também foram recortados usando o molde durável.

Aqui vou desviar você para o post do porta-bijus, onde eu mostro como monto o corpo, o rostinho e deixo pronto para transformar em peso de porta. Pra rever esta etapa, clique abaixo:

Como montar o corpo da matrioska

Incluir o bolsinho é opcional, e para o peso de porta eu dispensei este uso costurando a saia com a passamanaria direto sobre o corpo. Você também pode usar cola de silicone líquida.

 

Como transformar seu molde em peso de porta

 

Faça um forro

Com o molde do corpo, risque duas vezes num tecido mais firme, para fazermos um forro para a boneca. Corte com uma margem de 1,5cm, corte e costure, deixando uma abertura.

 

Encaixe o forro

Encaixe o forro dentro da boneca e ajuste bem.

 

Encha de areia

Agora vamos rechear o forro com areia de gato. Por que? Porque a areia de gato é grossa o suficiente para não ficar vazando e fina o suficiente para se ajustar ao recorte do corpo. Vale para qualquer molde de peso de porta que você tenha escolhido. A areia é limpa, sem cheiro e fica perfeita para a proposta.

 

Costure o forro

Encha o máximo que puder e costure bem para não vazar.

 

Complete com fibra

Pra finalizar, complete os espaços que possam ter sobrado nas laterais com fibra siliconizada. Encha também o espaço da base.

 

Costure a base

Costure a base usando ponto caseado.

 

Coloque os adereços

Termine o seu peso de porta colocando os adereços de sua preferência. Eu coloquei um lenço que arrematei com um botão e apliquei flores de fita na cabeça. As flores você aprende a fazer clicando AQUI.

Matrioskas permitem muitos enfeites diferentes. Encontre aquele que te agrada mais e solte sua imaginação.

No mais, é dar aquela assentada para que a areia encontre sua posição. E colocar na sua porta uma matrioska toda linda recepcionando o vento, que agora não vai mais fazer sua porta bater  😀 

Fica a dica: kits com moldes duráveis prontos são um bom investimento, pela qualidade do material, durabilidade e praticidade na hora de usar.

Fotos: Marcelo Pereto

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

6 Respostas para: Como fazer um peso de porta com feltro

  1. Edilene Nunes 14 de agosto de 2016 at 17:45 #

    Nossa que lindeza ..
    parabéns pela talento e criatividade!!
    Ficou mto bem explicado e fácil de entender !!

    • Cris Turek 16 de agosto de 2016 at 20:00 #

      Que bom que gostou Edilene, beijos.

  2. alcienefreitas 21 de julho de 2016 at 13:00 #

    Lindo amei vou tenta fazet

    • Cris Turek 23 de julho de 2016 at 15:50 #

      Disso que eu gosto Alciene, vai lá.

    • Neusa Maria Andreotti Simões 20 de outubro de 2016 at 9:08 #

      Amei e vou fazer. Muito grata.

    • Cris Turek 25 de outubro de 2016 at 16:05 #

      Fofíssima, né Neusa?

Deixe uma resposta