A ideia do post de hoje de como fazer um varal para decorar sua cortina, na verdade eu já queria fazer faz um tempão aqui pra minha cozinha. A proposta é bem simples, mas como em casa de ferreiro o espeto ainda é de pau, fui deixando, fui deixando, fui…..
Finalmente o ferreiro criou vergonha e saiu o varal junto com o passo-a-passo pra mostrar como é simples de fato.
O bacana desta ideia é que podemos transformar a cara da cortina sempre que quisermos. A minha sugestão é trocar a cada estação, ou em tempos de festas especiais, como páscoa e natal.
As minhas cortinas eu mesma costurei e optei pelo branco liso porque na cozinha temos que lavar muitas vezes. Eu não queria sentir pena do desgaste, então usei um tecido mais reforçado, mas fiz elas lisas tendo em mente que a decoração seria por conta deste varal, e de outros que virão.

Para este projeto usei folhas de outono, afinal estamos entre outono e inverno. Na primavera podem ser flores de fuxico, e no verão bandeirolas multicoloridas. Este é um jeito super em conta e rápido de dar aquela renovada na casa, ganhar um astral novo e arejar.
O passo-a-passo com dicas e os moldes seguem mais abaixo, mas você pode assistir às etapas clicando a seguir:
Como fazer um varal para decorar
Começamos imprimindo os moldes e transferindo os desenhos para um papel mais grossinho. Para os moldes CLIQUE AQUI. Depois recorte.
Mais uma dica: recicle embalagens tipo sabão em pó, pra cortar seus moldes. Assim você pode guardar e usar muitas outras vezes.
Com estes moldes, transfira os desenhos para o feltro, quantos você precisar para cobrir sua cortina.
Agora, com todo cuidado, recorte as folhas.
Os formatos são bem bonitos. A dica é cortar em cores diferentes e combinar os formatos que eu te disponibilizei.

Se o seu feltro for como o meu, mais fininho, aplique uma demão de termolina leitosa e espere secar bem. A termolina vai proteger mas também vai dar mais estrutura para suas folhas, e uma aparência melhor.
Pra fazer o papel de varal para as folhas, nada mais bacana que sianinhas, que além das cores, tem este formato divertido. As minhas são HAK Aviamentos, claro. Quer dar uma olhada nas cores que eles têm? Clique:
Clique para cores e tamanhos de Sianinhas
O comprimento da sianinha vai depender da sua janela. Meça e defina antes de preparar as folhas para cortar quantas forem preciso. Depois, fixe as folhas usando cola de silicone, só um pingo.
Antes de colar estude as melhores posições para as folhas, para que seu varal fique bem distribuído e equilibrado.
Ao montar, alterne modelos e cores. Se preferir você pode costurar ao invés de colar.
Como você vê na primeira foto, minha janela tem 4 aberturas independentes. Assim fiz meu varal em 4 partes. Fixei cada um com linha e agulha, num pontinho simples e fácil de tirar quando eu quiser.
Se sua cortina for de varão, você pode fixar nas argolas ou até usar a cola de silicone ou cola quente, que é fácil de remover para lavar e trocar.
Eu gostei do resultado e já estou aqui pensando nas figuras e ideias que vou usar para mudar meu varal quando eu enjoar destas 😉
Aceito sugestões.
Fotos: Marcelo Pereto
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Adorei boa dica de como não enjoar, e pode ser feito até em outras cortinas, com outras idéias, obrigada! abraços
Isso mesmo Elizabete, muitas e muitas possibilidades 😀
Desejo expressar meu carinho a vocês que me enviam sempre essas dicas maravilhosas.
COM MUITO CARINHO;
NICE MARQUES
Obrigada Nice, pelo carinho e pela visita.
Adorei a dica Cris, que Deus te abençoe sempre por ser essa pessoa tão generosa em compartilhar suas ideias maravilhosas. Beijos.
Soraia, já tô aqui pensando o que vou colocar quando o inverno acabar, 😀
Cris.bom dia!
tb com vc?
Adorei a roza de papel,mas não consegui encontrar o molde
Será que você poderia me mandá lo por email?
Obrigada Cris
Grande abraço
Edna, como explico no texto, é só clicar na foto do molde pra abrir e imprimir. Veja lá 😉
Excelente material. A forma como é explicada a execução bem como a pronta disponibilização dos moldes em tamanho real é fantástico. Parabéns a autora do trabalho e obrigada por dividir seu conhecimento.
Puxa Malu, que bom que gostou. Espero que faça 😀
amei lindo
Muito fofo, né Maria Nunes? 😀