Como fazer uma caixa em cartonagem para garrafa

Caixa em cartonagem para garrafa

O passo-a-passo de hoje vem de uma colaboradora que é mestra na cartonagem, e já vou mostrar porquê. Ela vem nos ensinar a montar uma caixa em cartonagem para garrafa. 

Sabe estas caixas bacanas que se usa para presentear padrinhos de casamento? Esta é uma excelente sugestão e que vai te ajudar a reduzir o custo de sua festa, porque você mesma pode fazer. E fica super elegante e de bom gosto. Já imaginou?

Também pode ser feita para presentear em qualquer ocasião. A caixa em cartonagem fica perfeita, linda, e depois pode ser usada para uma porção de coisas. Acabam sendo dois presentes em um, não é?

Nossa colaboradora de hoje é a Débora Souza. Vou apresentá-la pra você.

Débora de Souza, artesã da cartonagem

A Débora trabalha com cartonagem, reciclagem criativa e também dando aulas para quem pensa em empreender a partir do artesanato.

Ela tem um canal no Youtube onde posta suas aulas e agora está lançando um material didático online super bacana: o Curso de Maleta Fácil em cartonagem.

Sabe aquelas maletinhas lindas, com jeitinho de baú, bem vintages, que a gente se apaixona no primeiro olhar? Pois é; ela ensina no curso todos os segredinhos pra cortar e montar seu projeto, depois revestir, colocar bolsinhos, alças e fechos.

A partir daí você solta sua imaginação, porque terá todas as informações necessárias pra desenvolver a peça conforme deseja.

Como a Débora é uma querida, ela veio aqui te apresentar este material e de cara já te dá o presente do passo-a-passo da caixa para garrafa. 

Como somos queridas e queridos também  😀  nós vamos retribuir o presente indo até lá conhecer a proposta da Débora. É o mínimo para agradecer a gentileza da aula compartilhada. Então clique aí no quadradinho abaixo:

Quero conhecer o curso de maletas

 

Agora veja só como a Débora explica direitinho e detalhadamente. Vamos aprender a fazer esta caixa e já produzir para presentear.

Artesanatos de natal, aprenda agora

 

Como fazer uma caixa em cartonagem

 

Olá criativa e criativo. Vamos aprender juntos um projeto fácil de caixa em cartonagem para embalar garrafa, e espero que você use bastante esta dica. A proposta é para aquelas mini garrafas, mas você pode ajustar os tamanhos e montar para garrafas maiores. Não tem dificuldade.

 

Material para caixa em cartonagem

Os materiais e ferramentas básicas para a cartonagem são a régua de metal, um bom estilete, uma tesoura, uma espátula, pincel chato e rolinho, cola branca de boa qualidade e muita fita crepe. Para este projeto vamos usar Papelão cinza, ou Holler com 2,3mm de espessura, Papel branco 120g para o revestimento interno, Papel Canson preto 180g para a capa e Papel Aspen Branco 220g para a lateral da caixa. 

O papel Aspen é legal porque é perolizado, e dá um acabamento elegante para a caixa.

 

 Medidas da caixa

Numa placa de papelão cinza de 33x 18cm desenhe o molde acima usando as medidas indicadas. Corte com o estilete todo o contorno, e nas linhas internas passe o estilete só duas ou três vezes, de leve, para fazer os vincos onde iremos dobrar. Nestas linhas não se deve forçar o estilete, só o suficiente para vincar.

 

Medidas da capa

Já a capa, as partes devem ser todas cortadas no papelão cinza, separadamente, nas medidas indicadas. Na hora de montar vamos espaçar as partes com 0,50 cm, mas isto vemos direitinho mais adiante.

 

Aplique cola na estrutura

Pegue a estrutura da caixa já cortada e vincada, e lado contrário dos vincos, aplique cola branca sem deixar excessos. Use o rolinho e espalhe bem.

 

Cole o papel branco

Posicione o papel branco com cuidado sobre a estrutura de papelão e use a espátula para alisar, sempre do centro para fora, para que cole bem.

 

Refile as sobras

Vire sobre uma base de corte e refile todas as sobras do contorno.

 

Revestimento interno pronto

É isto que teremos, o revestimento interno prontinho.

 

Dobre nos vincos

Com cuidado dobre a caixa nos vincos para começar a dar forma.

 

Reforce com fita crepe

Use cola branca para unir todas as laterais, mas sem excesso para não manchar. Coloque tiras de fita crepe ao longo das laterais para dar um reforço na colagem. Repita do outro lado.

 

Caixa montada

Agora já temos a estrutura da caixa montada.

 

Aplique cola por fora

Aplique cola por fora da caixa, uma lateral de cada vez.

 

Cole o papel aspen

Separe uma tira do papel Aspen de 51x8cm. Faça uma abinha de 1cm para virar um acabamento na lateral menor, como você vê na imagem.

 

Contorne a caixa

E siga contornando a caixa, colando um lado de cada vez. Alise com a mão para não riscar o perolizado do papel. Passe cola na lateral seguinte e repita, virando a tira de papel. Siga até o outro lado.

 

Deixe o fundo aberto

Finalize com uma pequena aba na primeira lateral, como você vê na imagem.

 

Corte os cantos

Do lado aberto da caixa, corte os cantinhos para dobramos o acabamento. Faça também uma pequena aba a parte como mostro acima, com uns 3cm.

 

Cole na lateral

Cole esta abinha na lateral sem papel, do lado aberto da caixa. Ela serve para cobrir o papelão cinza que está aparecendo, e dar um bom acabamento.

 

Cole e dobre

Passe cola com o rolinho, dobre e cole para o lado de dentro. Faça isso com todas as abas deste lado aberto da caixa.

 

Cole as abas do fundo

Do lado da base, corte os cantinhos das abas e cole também. 

 

Fazendo a tampa

Separe as partes da capa

Enquanto a caixa está secando, separe as partes da capa.

 

Corte o canson

Corte uma tira de canson preto com 56cm de comprimento e 10cm de largura. Aplique cola numa das partes do papelão cinza e cole deixando um pequena margem de mais ou menos 1cm de cada lado.

 

Deixe um espaço entre as partes

Cole as partes seguintes alinhadas à primeira, deixando um espaçamento entre elas de 0,50cm.

 

Marque os cantos

Com a ferramenta fio de cabelo marque os quatro cantos da estrutura e corte a ponta. No curso Maleta Fácil em Cartonagem eu ensino você a fazer seu fio de cabelo em casa, bem rapidinho.

 

Dobre e cole as abas

Não sei se dá pra notar, mas aqui eu já dobrei e colei para dentro todas as abas de canson preto. Não precisa ficar perfeito porque vai sumir.

 

Cole o acabamento da tampa

Corte uma tira de canson preto com uma largura da caixa menos 0,2cm e com o comprimento do papelão mais comprido mais uns 2cm, para colar por cima e dar acabamento na parte da tampa que vai ficar aparente. Aplique cola branca, posicione deixando uma mínima margem e cole.

 

Cole caixa na tampa

Pra não manchar o papel, aplique cola branca direto na base da caixa. Depois posicione na tampa lembrando que a tampa é um pouco maior para ficar uma moldura. Por fim aplique cola no fundo da caixa branca e cole a parte da tampa da lateral menor.

 

Deixe secar com um peso

Feche a tampa e coloque um peso sobre a caixa para que a base cole direitinho. Deixe secar assim por até 3 horas, só depois retire o peso.

 

E a caixa pronta fica assim

Coloque sua garrafa dentro da caixa e feche um um belo laço de cetim. Para padrinhos fica perfeito e de bom gosto, e para presentear os amigos você pode explorar todo tipo de estampa de papel.

Espero que esta aula seja útil pra você e te convido pra conhecer meu curso de maletas em cartonagem. Você vai adorar.

Obrigada Débora, tenho certeza de que sua dica vai ajudar muitas noivas que estão montando elas mesmas seus casamentos, e que vão arrasar com este tutorial para padrinhos.

Também tem muita gente que vai ganhar belíssimas caixas de presente, que poderão ser usadas depois para guardar outras coisas. Adorei.

Pra você que nos acompanhou até aqui, fica a dica para aprender um pouco a mais, clique abaixo:

Quero saber mais

 

Obrigada Débora pela participação e sucesso no seu curso.

Fotos: Débora de Souza

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

4 Respostas para: Como fazer uma caixa em cartonagem para garrafa

  1. tha 10 de novembro de 2016 at 20:28 #

    Gostei muito do Post. Vou comprar o material e tentar fazer. Obrigada!

    • Cris Turek 14 de novembro de 2016 at 15:33 #

      Assim que eu gosto Tha, beijos.

  2. Itamara Campello 10 de novembro de 2016 at 20:26 #

    Olá Débora.. Que maravilha de PAP…suas fotos dão tuodos os detalhes e a explicação complementa tudo.Parabéns!!

    • Cris Turek 14 de novembro de 2016 at 15:33 #

      Obrigada Itamara, beijo grande.

Deixe uma resposta