Dias atrás eu postei nas redes sociais uma foto que fiz em meu quintal, da árvore de pitanga carregadinha de frutas. Uma promessa de dar água na boca. Hoje eu venho mostrar que a promessa se cumpriu. De verdinhas as frutas avermelharam, cresceram, e foram tantas até agora, mas tantas, que deu para fazer uma geléia deliciosa e bem fácil.

Hoje vou mostrar pra vocês como eu preparo a geléia de pitanga para o nosso gosto aqui de casa. Como somos apenas dois, não costumo preparar grandes quantidades, apenas o suficiente para um consumo em breve período. Por isso simplifico minha receita.
Se você quiser fazer quantidades maiores é só seguir as dicas do texto e tomar cuidado extra com a colocação nos potes de vidro. Ficam as dicas para quem também tem um pé desses no jardim e pra quem gosta de guardar o sabor da fruta por algum tempo mais na geladeira.
Geléia de Pitanga
Comece separando e lavando bem as suas pitangas.
Retire aqueles cabinhos que ficam na parte de baixo das frutas.
Eu utilizo o açúcar cristal em minha receita, na proporção de 3/4 de parte de açúcar para cada parte de fruta.
Coloque tudo em sua panela e leve ao fogo baixo. Adicione meia xícara de água ou proporção, apenas para iniciar o cozimento. A própria fruta vai soltar bastante suco.
Deixe levantar a fervura e mexa delicadamente, sem esmagar as frutinhas.
Em poucos minutos de fervura, a polpa vai começar a soltar sozinha das sementes. Quando elas começarem a aparecer, remova com uma colher.
Cuide para não machucar as sementes durante essa etapa, para que sua geléia não amargue, e certifique-se que retirou todas.
Agora temos somente a polpa sem as sementes e vamos deixar apurar até que ela adquira um aspecto gelatinoso, típico da geléia. Levará uns 40 minutos em fogo baixo.
A geléia de pitanga chega no ponto facilmente, mas uma casca de maçã ajuda a acelerar essa etapa. Fica mais essa dica. É só colocar durante o cozimento e retirar assim que desligar o fogo.
Se você for preparar grandes quantidades para muitos potes, adicione algumas gotas de limão. O limão funcionará como um conservante natural.

Minha geléia reduziu e chegou no ponto que gostamos. Agora vou esperar esfriar um pouco antes de colocar nos potes de vidro.
Não se preocupe com a espuma, que vai desaparecer quando a geléia estiver mais fria.
Aqui em casa gostamos da textura da polpa da fruta mais pedaçuda, assim eu guardo a minha geléia desse modo. Se você prefere uma geléia mais lisa, passe toda a mistura por uma peneira antes de guardar nos potes.
Pra guardar nos potes lembre de esteriliza-los antes, e se for guardar sua geléia por um tempo prolongado, não esqueça de fecha-los hermeticamente, fervendo os vidros com o conteúdo dentro, para criar o vácuo.
Como nós consumimos rapidinho nossa geléia, mal ela esfriou na geladeira, já veio fazer companhia para uma fatia de bolo, um jeitinho bem gostoso de saborea-la.
Use também em cheesecakes e em seus recheios de rocambole e panquecas. Hummmmm, fica perfeito e muito perfumado!!!
Se testar, me conte o que achou.
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Fiz o ano passado e ainda coloquei uns pedacinhos de pimenta dedo de moça no meio, ficou maravilhosa. Este ano vou fazer de novo, mas vai ser do jeitinho que você passou a receita, estou sem a pimenta, rsrsrsrs
🙂
Muito interessante esse blog. Bem explicado.
Obrigada Gustavo. Apareça mais vezes 😉
Muito bom!!!! Só errei o ponto assim a geléia durinha mas o sabor ficou ótimo. Vale a receita! !!
Se o gosto é bom, não tem nada errado 😀 Que bom que curtiu João Adolpho 🙂
PARECE SER MUITO BOA ESTA RECEITA, COMO ESTOU COM VÁRIOS PÉS DE PIMENTA, VOU ACRESCENTAR JUNTO A PITANGA DEVE FICAR MUITO BOA. ABÇS
Depois me conte como ficou, Zenilda. Beijos.
Serra,ES. 13 de Novembro de 2016
Adorei ler todas receitas. parece que são bastante saborosas.
Serra,Es. 13 deNovembro de 2016
Iranir, teste, fica muito saboroso mesmo 🙂 Beijos.
Olá!
Muito obrigado pela receita!
Eu faço exatamente esse processo, mas com morangos!
Ficou divina!
Amei!!!
Com morangos ainda é mais simples, né Raffael? Afinal não há caroços 😉
Obrigado , tua dica foi otima, extrai o suco e fix picolé e muse, ficou divino.
Realmente eu não sabia como aproveitar tanta fruta que deu.
Dá pena desperdiçar, né Marlene?
Receita divina!!!
Que bom que gostou Vivi 😀
Oi fiz igual o que VC passou a receita ficou uma delícia só me bati na hora das sementes deu muito trabalho retirar , agora consegui pitanga preta com minha prima retirei as sementes antes agora vou cozinhar elas depois falo como ficou
Legal Josué, me conte mesmo.
Muito boa esta receita, adoro cozinhar e fiz esta geleia aqui, amei muito. Se quiser compartilhar alguma receita de guloseimas aceito e estou pronto pra retribuir com as minhas também, só que faço mas coisa salgadas.
Oi. Eu fiz um pouco diferente e deu certo. Eu lavei as pitangas, retirei as sementes e as folhinhas, levei ao fogo com açúcar,água e casca de maçã. Retirei do fogo, deixei esfriar um pouco e voltei ao fogo mais um pouco. Ficou uma delícia.
Oi. Eu fiz um pouco diferente e deu certo. Lavei as pitangas, tirei as folhinhas e as sementes, levei ao fogo com açúcar, água e casca de maçã. Quando engrossou um pouco, retirei do fogo, deixei esfriar um pouco, bati no liquidificador e voltei mais um pouquinho no fogo. Ficou uma delícia.
Solange se você gostou é o que nos importa, 😉 Beijos.
Oi Cris!
Ontem fiz a geléia de pitanga, passo a passo, percebi que ficou puxa puxa, guardei na
geladeira e hoje fui usar e para minha surpresa está dura como uma pedra 🙁 … o que fazer???:(
Lucy deve ter passado demais do ponto, pois virou bala. Tente voltar para a panela fogo bem baixo, com um pouco mais de água para ver se consegue soltar, mas não tenho como garantir que recupere 🙁
Ainda vou fazer a geleia mas tenho certeza que vou gostar. Tenho dois pés maravilhosos em meu quintal e estão cheinhos de frutos
Que delícia, né Terezinha? 😉
Olá Cris.
Precisei de uma receita de geléia de pitanga e o Google me fez encontrar você. Segui sua receita
em todos os detalhes mas minha geléia resultou escura. Deliciosa, isso é verdade, mas meio
feiona. Mantive o fogo baixo em todo o processo. Eu gostaria de entender o que aconteceu? Você tem idéia?
Maí ela não fica exatamente um vermelhão vivo, fica mais escura mesmo. Se quiser ela mais viva precisa reduzir o tempo de cozimento. Teste, numa próxima vez, um ponto de cozimento mais curto e veja se está do seu agrado. 😉
Eu simplesmente AMO geleia de pitanga !!!! É a minha geleia preferida. Adorei a dica da casca de maçã. Abraço
Sylvinha meus pés estão carregadinhos, logo teremos geléia fresca por aqui. 😉
Hoje amanheci e ví a Pitangueira carregada….Vim pesquisar uma receita de geléia…como nunca tinha comido uma, meu medo era de ficar amargosa….pois a pitanga tem um fundindo amargo. E me deparei com sua receita Cris!!!
Fiz e realmente ficou maravilhosa. O que dá um pouco de trabalho é retirar a semente. Por acaso vc ja testou ferver ela um pouco na agua antes e retirar a semente pra depois adicionar o açúcar? Será que daria certo?
Mas valeu o esforço…ficou deliciosa….
Obrigada por compartilhar com nós suas dicas.
Karina não, não testei, mas penso que daria no mesmo o trabalho de retirar as sementes e talvez alterasse o ponto ideal da geléia. Mas, teste e depois conte pra gente. Beijos.
boa a dica sobre como tirar o amargo parabens
Shalom!
Tenho um pé de pitanga no meu quintal que embora seja novo, vem produzindo muitas frutinhas.
Então pensei em fazer alguma coisa com elas, além de consumí-las in natura. Pensei em fazer geléia, mas não sabia se ia dar certo, porque não tinha uma receita. Fiz assim mesmo. Não ficou tão ruím. Agora com os detalhes do suco de limão e a casca da maçã, espero melhorá-la.
Ah! Experimentei com carne assada e ficou muito bem. Um sabor exótico.
Toda raba = Muito obrigado em Hebráico e lehitra’ot = até mais.
Claudio como molho fica perfeito mesmo e a geléia você vai adorar. Abraços.
gostei mto da ideia pois faço de jabuticaba, acerola,tamarindo,de pitanga ainda não deu pq minha pitangueira é mto nova obrigada por compartilhar conosco
Muito boa a dica amei esta receita!
Hummmmmmm fiz e ficou uma delicia.
Obrigado .
Minha pitangueira carregou demais este ano, no início eram muito ácidas, agora que já estão bem maduras e terminando, fiz geleia conforme receita acima… adorei, ficou deliciosa, até rendeu bastante, me considero prendada por ter ficado deliciosa e com uma cor linda pois as pitangas eram bem vermelhas! obrigada!
irene galego .Amei a receita vou faze-la adoro pitanga
gostava de arranjar um pé de pitanga
diga-me o nome botanico.obgado
Adriana não tenho essa informação, mas pesquise pelo Google que você encontra.
adorei a receita da geleia de pitanga
vou fazer pois tenjo dois pés carregadinho
assim vou aproveita-las
obrigada pela dica, bjs
Por favor alguem chegou fazer geléia de carambola ou qualquer outro tipo de doce com a fruta?
Roseli eu fico devendo essa, mas se alguém que nos lê puder ajudar, é só incluir a dica nos comentários.
Oi Cris que saudade desse cantinho fofo e quando volto me deparo com essa geléia maravilhosa. Na outra cada que morei tinha uma pitangueira, só que comia poucos frutos pq os passarinhos comiam quase tudo primeiro. Eu sempre faço de amora e morango. Obrigada por compartilhar sua receita.
bjos e fique com Deus,
Marlene
Boa esta dica dessa delícia..
Obrigada Cris.. Eu faço de acerola, que é essa msm dica, tbm é
deliciosa.
Abraços
MA-RA-VI-LHA!!!!!!!
Obrigada
OBRIGADA!!!! ADOREI A RECEITA, POSSO FAZER A GELEIA COM OUTRAS FRUTAS???
100000000000000 bjos
Rita com algumas frutas o processo é exatamente o mesmo, acerola, por exemplo. Mas nem todas geleificam tão fácil, assim antes de fazer é bom pesquisar.
Amei!!
Vou fazer.
Bjs
Maris
obrigada por sua receita,amo geleias!muito bom!bjs!
Bom dia.
Adorei a sugestão e vou experimentar a receita em breve.
Obrigada
Olá
Amo pitanga e adorei a receita, é uma pena que não encontramos facilmente esta deliciosa frutinha, que falta fazem os jardins e pomares das antigas casas.
adorei!!, enviem mais receitas ( geleias caseiras, que delicia seriam ótimas as dicas ) com frutas nas quais encontramos mais facilmente ( maça / abacaxi, pera / jaboticaba entre tantas outras … ) obrigada
abs
Minha pitangueira também carregou esse ano, mas na batalha pela colheita, os sabiás saíram vencedores.