A técnica é nós, e também algumas dicas para bijus, mas para fazer uma pulseira de cordão e dar à ela este formato do nó coração a técnica é a dos nós ornamentais. Com o mesmo esquema de trama, podemos fazer outros itens e acessórios, e no caso eu já aproveitei e montei de cara um conjunto de colar e pulseira.
O bacana desta técnica é que ela fica extremamente em conta, e como já deu pra perceber, se você usar o cordão certo, o resultado é elegante e charmoso.
E dá pra usar vários tipos de cordões, alguns até mais fáceis de manusear do que estes que usei, e cada um com um efeito interessante.
Os cordões de hoje são da Hak Aviamentos, e este com o fio dourado deu um toque bem feminino para a pulseira. No colar eu mixei ele com um cordão de São Francisco perolizado que também tem presença. Mas dê um pulo na Hak e veja quantos outros modelos show tem para usar neste projeto. Clique abaixo:
Modelos de cordões para este projeto
Agora vamos lá ver e confirmar que não é difícil como você deve estar aí imaginando.
Como fazer um pulseira de cordão

Separe 30cm de cordão para a pulseira e se for fazer o colar, separe 60cm. Não precisa de tudo mas é bom trabalhar com uma folga. Coloque uma fita adesiva nas pontas para não desfiar enquanto você trabalha.
Dê este primeiro laço posicionando mais a esquerda do cordão, assim sobra medida pra você trabalhar a outra ponta e fazer a trama. Repita o que você vai ver nas fotos.
As flechas vermelhas mostram o trajeto feito. A ponta retornou pelo caminho que veio.
Agora a ponta retorna para o outro lado, desta vez entrelaçando pelo caminho. Observe as flechas.
E vai seguir entrelaçando e atravessando para o lado oposto.
E aí está toda a estrutura do nó coração já pronta.

Comece a ajustar a trama a partir dos cruzamentos centrais, deixando as duas alças, como na foto, para ajustar por último. Enquanto ajusta, vá puxando as pontas para fora. Faça esta etapa com calma, como se estivesse desatando ao invés de atar, puxando cada pedacinho pra unir e fechar as frestas.
Com cuidado logo você chega a este formato do coração, e observe que neste momento o nó se posicionou mais ao centro do cordão.
Agora marque a medida final da sua pulseira, mas lembre de considerar que ainda tem as medidas das ferragens.
Como este é um cordão encapado, ele pode desfiar rapidamente onde for cortado. Pra evitar este problema, aplique termolina leitosa na altura onde for fazer o corte, mas antes do corte, ok? Se não tiver termolina, neste caso pode usar cola branca.
Depois de seco, corte deixando sua pulseira na medida exata.
Este projeto não pede muitas ferragens, e aqui estou usando alguns dos mais simples. Quando for comprar peça para ver os modelos mais bacanas, tem muitos. Eu usei um fecho lagosta, dois terminais grandes e duas argolas pequenas. Ah, e opte pelo tom de metal que preferir.
Aplique cola na ponta do cordão. Pode ser cola de silicone líquido, ou, se preferir, cola especial para bijuteria, a E6000. Só um pingo.
Posicione o terminal prestando atenção para ficar virado do lado certo.
Com a ajuda de alicates de bico, feche o terminal para prender a ponta do cordão. Repita isso do outro lado também.
Em cada uma das pontas dos terminais coloque uma argolinha.
Numa das pontas coloque o fecho lagosta.
Olha que lindinha que ficou. A pulseira de cordão com nó coração ficou pronta.
E no pulso vai ficar assim, perfeita pra você que é adepta do pulseirismo. Fica linda acompanhada de outros modelos.
E também dá pra montar um conjunto. No caso do colar optei por usar cordões duplos. É só fazer todo o processo usando dois cordões ao mesmo tempo. Assim ele fica num tamanho melhor para um colar médio. Nas pontas usei terminal tulipa que fecha um volume maior dos dois cordões.
É isso, aí foi mais uma sugestão dentro da proposta da Vila: fácil e de baixo custo.
Só não desista sem tentar, ok? Acredite, é fácil mesmo.
Fotos: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
No comments yet.