Como lavar e engomar a renda renascença

Renda renascença, dicas de como lavar e engomar

As peças em renda renascença ganharam novamente o glamour que merecem. Seu trabalho delicado e exclusivo levou os trajes feitos em renda novamente ao topo da lista de desejos das mulheres. Mas quem adquire uma peça dessas não vai correr o risco de perdê-la por maus tratos. Então vamos aprender como lavar e engomar nossas rendas para que durem ainda mais.

Vocês sabem que a Vila do Artesão tem uma parceria com a Artrenascença e as rendeiras de Pesqueira/PE. E foi a Clébia que de lá do interior pernambucano compartilhou conosco os segredos que as próprias rendeiras possuem para deixar suas rendas lindas, firmes e vistosas.

Só pra lembrar, a Artrenascença é o lugar onde vocês encontram peças maravilhosas de renda com preços de interior. Cliquem no nome e visitem.

Mas voltando ao nosso papo……

 

Como lavar renda renascença

 

Lave a renda renascença na mão

 

  • Lave com sabão em pedra esfregando-a bem. Retire todo o sabão em água corrente e repita o processo (Sabão em pedra: 2 vezes). Você precisa retirar a goma que já estava na peça.
  • Tire todo o sabão em água corrente e coloque-a de molho em sabão para peças delicadas que são apropriadas para roupas de renda. Dissolva bem o sabão na água antes de colocar a renda.
  • Esfregue-a bem, como qualquer roupa. Deixe de molho por 24 horas.
  • Retire todo o sabão com água corrente e repita o processo deixando-a de molho por mais um dia.
  • Renove o sabão líquido e deixe de molho por mais 2 horas (Sabão líquido: 3 vezes).
  • Retire todo o sabão. Reserve a renda de forma que toda a água saia.
  • Estenda a renda no varal sem espremer e deixe secar.

Se estiver sem sabão para peças delicadas, pode usar sabão em pó desde que seja de boa qualidade e a renda não seja colorida.

 

Como fazer a goma para engomar renda renascença

 

  • Dissolva 100g de maizena (ou goma de mandioca ou polvilho sem doce) em 2,5 litros de água fria junto com amaciante de boa qualidade. Coloque no fogo, mexendo sempre, até ficar um mingau ralo e transparente. Esse processo leva uns 25 minutos. Esse mingau não tem consistência, ele é bem fluido.
  • Retire do fogo e deixe esfriar um pouco até ficar morno. Mexa sempre para não formar nata.
  • Coloque a renda no mingau morno e pressione-a até absorver o conteúdo em toda a sua extensão.
  • Retire o excesso sem espremer apenas apertando suavemente. Coloque-a para secar.

 

Como passar a ferro a renda renascença

 

Como engomar e passar sua renda renascença

Segredos da encadernação artesanal

 

  • Depois de seca, é preciso borrifar um spray de água em toda a extensão da renda e abafar  com outro pano limpo, branco. Esse processo deixa a renda macia e leva pelo menos 1 hora.
  • Passe a ferro sua peça pelo avesso.
  • Use o ferro na temperatura indicada para produtos 100% algodão.
  • Evite usar o ferro forçando para a frente a sua ponta. Ela pode danificar e romper os pontos da renda. Use somente movimentos com as laterais direcionando-os sempre para o centro onde você está puxando a renda para abrir os pontos.

 

Vocês observaram o quanto é importante uma boa lavagem. Ao retirar totalmente a goma anterior você vai garantir um melhor resultado à nova aplicação de goma, sem amarelar e mantendo sua peça linda por mais tempo.

E  quem ainda não possui uma dessas em seu guarda-roupas, já sabe: dá um pulinho lá na Artrenascença ou escreva para [email protected]

Gostou deste artigo? Clique em curtir.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, ,

20 Responses to Como lavar e engomar a renda renascença

  1. Mayara 4 de fevereiro de 2015 at 11:25 #

    Obrigada Cris, vou olhar sim.
    Abraço

  2. Mayara 24 de janeiro de 2015 at 7:52 #

    Cris, bom dia
    Estou tentando fazer receitas que engome renda para fazer uma caixinha de bem casado, porém todas as receitas que testei, o tecido ainda ficou mole (não ficou firme para eu dobrar e tal…)
    Tem alguma sugestão ou dica para me dar? Engomei a renda suíça.
    Vi a caixinha em um site custando R$ 10,50 a unidade, fora de cogitação adquiri-las!
    Gostaria de tentar fazer em casa, pode me ajudar? Abraço.

    • Cris Turek 3 de fevereiro de 2015 at 19:24 #

      Mayara engomar não deixa duro desse jeito que você quer. Para isso você usa cola branca mesmo, levemente diluída em água, mas precisa de uma forma onde modelar a caixinha. Aplica a cola, espera secar e solta da forma. Aí vai ficar durinho pra conter seu bem-casado. Não tenho pap, mas na internet eu sei que já tem. Dá uma pesquisadinha. Beijos.

  3. Ana Cristina M. Polizello 27 de janeiro de 2014 at 20:03 #

    Acabei de comprar uma toalha de linho e renda renascença. No bordado ainda há o risco do carbono. Como retirá-lo? Lavei com hipoclorito de sódio, que não retirou. Enxaguei bem, engomei e passei, Posso ter estragado minha toalha? Devo lavá-la novamente? Agradeço desde já sua atenção.

    • Cris Turek 28 de janeiro de 2014 at 15:22 #

      Ana Cristina só o tempo dirá se o tecido foi danificado, no caso, amarelando. É preciso muito cuidado ao usar produtos químicos pois apesar de não aparecer na hora, com o tempo podem mesmo amarelar. Tente remover a mancha usando álcool isopropílico ou o menos diluído possível.

  4. val 9 de março de 2013 at 10:09 #

    olá Clebia gostaria de adiquirir peças em renascença , como caminho de mesa + ou – com 0.70cm de comprimento
    por favor envie alguns preços pelo meu email.
    atenciosamente val, beijos.

    • Cris Turek 11 de março de 2013 at 19:07 #

      Val entre em contato pelo email indicado no texto, por favor.

  5. telma faria 22 de setembro de 2012 at 3:58 #

    OLA! GOSTARIA DE SABER COMO TINGIR UM VESTIDO DE RENASCENÇA,ELE É BRANCO E ENGOMADO,,NOVO,QUERO TINGIR DE BEGE CLARO.SE ME MANDAREM UMA DICA FICAREI MUITO AGRADECIDA,POIS JA FUI EM VÁRIAS TINTURARIAS E NIMGUEN QUER TINGIR,POR SER UMA PEÇA DELICADA. ABRAÇOS.AGUARDO RESPOSTA.

    • Cris Turek 26 de setembro de 2012 at 21:38 #

      Telma para tingir você precisa lavar bem e retirar toda a goma. Depois pode tingir com corantes de tecido como o Guarany. É só seguir as instruções do fabricante, mexer muito bem durante o tingimento e usar o fixador. A renda é um trabalho delicado, mas o fio utilizado é extremamente resistente.O único cuidado é para que não fique manchado.

  6. lígia 23 de janeiro de 2012 at 11:54 #

    Olá, gostaria de saber como retirar a goma apenas das mangas de um vestido em renda renascença. Pedi que o vestido viesse sem goma, mas veio engomado apenas nas mangas. Obrigada!

    • Cris Turek 23 de janeiro de 2012 at 16:43 #

      Ligia, lave normalmente como indicado nesse artigo. A goma sai com a lavagem, mas saiba que não ficará tão apresentável.

  7. zilda emilia de souza lima 28 de outubro de 2011 at 20:47 #

    eu preciso comprar blusas como faço não tem telefone nada senhor

    • Cris Turek 28 de outubro de 2011 at 20:57 #

      Zilda, a Vila não é uma loja. O que a senhora precisa?

  8. Ester\ Brandao 13 de março de 2011 at 20:18 #

    eu adoro artesanato ,pricipalmernte renascença e temho algumas peças so que ficaram encardidas amarelas e nao sei como lavar ,pois lavo normal cocm sabao em po e fica do mesmo jeito ,podem me ajudar ,pois nao quero ficar sem usar pois e uma peça dlindissima. uma blusa
    obrigada pela ajuda\
    ester

    Ester, manchas de guardado são muito difíceis de tirar. Geralmente não saem e nem lavanderias especializadas conseguem remover. Tente as dicas acima, lavando várias vezes. Se realmente não saírem, considere tingir o tecido com tintas aquareladas. A renda não precisa ser obrigatoriamente branca para ser bonita. Boa sorte.

  9. Ana Lúcia 17 de janeiro de 2011 at 20:55 #

    Olá, tudo bem?
    Cris, quero agradecer imensamente por essa matéria. Era o que estava procurando. Tirei minhas dúvidas a respeito da goma e achei o máximo essa de colocar amaciante.
    Mais uma vez obrigada e parabéns por sua atenção e preciosas reportagens e dicas sobre o artesanato brasileiro. Sucesso!
    Abraços… Ana Lúcia

    Amiga, essas dicas foram enviadas pelas rendeiras, imagine o quanto elas entendem desse assunto, né? Com certeza a dica é boa. Beijos e aproveite.

  10. Joyce Portella F Louzada 16 de janeiro de 2011 at 16:37 #

    Excelente!! Este trabalho merece os cuidados acima, pois embora muito gostoso de fazer, é bastante trabalhoso. Adoro Renda renascença.
    Joyce

    Joyce, isso mesmo,e essa receita é tradição antiga, o que a torna ainda mais valiosa. Beijos.

  11. Ligia 16 de janeiro de 2011 at 8:39 #

    Oi querida Cris,

    Eu coloquei seu selo em meu blog !!!! Assim poderei acessar direto além de divulgar a sua arte por todos aqueles que passarem por lá !!!!
    Vou te mandar umas fotos sim dos meus artesanatos, por gentileza me envie seu email em sua resposta …

    um grande abraço.

    Que bacana amiga, um beijo bem grade de agradecimento. Anote aí meu email: [email protected] Envie as fotos para lá se puder separadas por tema que fica mais fácil de catalogar. Beijos.

  12. Ji-Parana - RO 15 de janeiro de 2011 at 11:52 #

    Belissimo trabalho, nós que somos apaixonadas por artesanato devemos lutar para manter essas riquezas, artrenascença é uma renda nobre, e nada mais do que justo nossa companheira Dona Odete receber esta homenagem e titulo, Parabens á Dona Odete e todas as rendeiras que se dedicam a artrenascença mantendo esta riqueza por varias decadas e tambem fazer deste trabalho uma fonte de rendimento e reconhecimento.

    Obrigada pelo incentivo. Gostaríamos mesmo que as rendeiras ganhassem o valor merecido por seu lindo trabalho, mas a verdade é bem diferente, não é mesmo? Beijos.

  13. Telma Scherr 15 de janeiro de 2011 at 11:51 #

    E aí… Dª ODETE merecedora ainda não alcançou o merecido prêmio… que pena !!! torci por ela… não foi dessa vez , mas , ao meu ver ela nunca deixará de ser Patrimônio Vivo da Cultura BRASILEIRA
    Que bom que ela agora faz parte do Projeto Turístico de seu município onde, com certeza será reconhecida por muitos daquela região .
    Qto ao sorteio, creio que não poderei participar, pq estarei de férias e se ganhar não terei como buscá-lo. Agradeço por se lembrar de mim como sempre faz com tanto carinho.Sucesso aos participantes ! Quem ganhar, certamente será merecedora.

    Sucesso a todos os artesãos participantes e parabéns , mais uma vez pela riqueza de detalhes ao falar sobre o cuidado com as delicadas peças de renda.

    um grande abraço pra vc, com carinho
    Telma Scherr

    Obrigada pelas palavras maravilhosas e incentivadoras. Dona Odete merece todo reconhecimento e carinho. Um grande beijo pra você.

  14. Cleusa Trindade 15 de janeiro de 2011 at 11:49 #

    Lindos trabalhos, que seres maravilhosos nessa “arte de compartilhar conhecimentos.
    Gente linda, bacana, GENTE MESMO.
    Obrigada.

    Essa é uma maneira de passar adiante uma tradicão antiga que muitas pessoas nem conhecem mais. Legal, né?

Deixe uma resposta