Como obter melhores resultados de venda na internet: descrição e fotos

Fotografando bem seu produto artesanal

Já tem algum tempo que começamos a bater esse papo sobre melhorar os resultados de vendas em nossas lojas virtuais. É incrível dizer, mas muita gente nem parou para pensar sobre isso ainda. Mas nós da Vila sim, pensamos pra você cada etapa desse processo.

Se você perdeu os primeiros artigos, confere clicando aí abaixo:

 

Como obter melhores resultados de vendas na internet: a loja

 

Como obter melhores resultados de vendas na internet: o título do produto

Agora pra finalizar os assuntos da loja em si, vamos falar um pouco sobre como colocar uma boa descrição e como trabalhar as fotos de seus produtos.

 

A descrição do produto

 

Se você visita um site para comprar qualquer produto que seja, quando clica sobre ele espera encontrar todas as informações que precisa pra decidir sua compra. Afinal ninguém arrisca pagar por algo que não está muito claro o que seja, concorda? Assim a pergunta é: seus produtos, estão bem descritos?

Considerando que estamos falando de produtos artesanais, algumas coisas são obrigatórias citar:

  • de que materiais é feito
  • quais os tamanhos, dimensões e peso
  • detalhes
  • características específicas do produto, como por exemplo a textura
  • sugestões de uso

 

Vejam os exemplos.

Uma descrição muita vaga:

Artesanatos de natal, aprenda agora

Essa é uma descrição muito vaga

Agora uma descrição detalhada:

Como fazer uma descrição correta

Por mais óbvio que seu produto seja, ninguém é obrigado a adivinhar todas essas coisas só de ler o título ou ver uma foto. Assim, contar um pouco sobre ele, de modo objetivo, esclarecendo tudo que possa dar margens para dúvidas, facilita e ajuda muito o seu cliente a decidir pela compra.

Então vamos deixar definitivamente de lado a pressa na hora do cadastro, e dar atenção à essa questão.

 

As fotos

 

Digamos que até aqui tudo em seu anúncio virtual está perfeito. Seu cliente só precisa dar uma olhadinha nas fotos para clicar em Comprar. Quais impressões ele terá do seu produto com as fotos que você usou para anunciar?

O cliente não pode sentir dúvidas

É……… é aqui que o bicho pega, e muitas vezes já pega de início, fazendo seu possível cliente correr sem nem olhar pra trás e nem mesmo ler a descrição.

Sem discussão, fotos obrigatoriamente precisam estar nítidas, bem focadas e iluminadas, sem isso nem temos como começar uma análise. Essas são as primeiras coisas, e não importa se você usa uma câmera profissional ou fotografa do seu celular. Todos esses equipamentos dão condições de fazer no mínimo uma foto nítida. Então pelamordedeeeeus, faça foco!!!!!

Deixando o óbvio pra lá, boas fotos de produtos mostram o produto, valorizam o produto. Não invente moda de querer fazer cenário para suas peças se você não tem experiência com isso. Vamos no basicão:  fundos contrastantes e limpos funcionam pra tudo.

Observe um fundo cuja cor destaque o produto, posicione e CLIC !!! Com certeza ficará bom. Pra aprender dicas práticas de como fazer boas fotos de um jeito muito simples, clique e leia Dicas de fotografia, como fotografar objetos

Dá só uma olhadinha nessas fotos. Eu fiz bem diferente pra você perceber como realmente altera o resultado.

Exemplo de foto ruim

Aí está uma foto muito ruim porque o fundo tira a atenção do produto.

Um exemplo de foto bem feita

E aqui, com o fundo claro, quanta diferença. Vemos apenas o que interessa: o produto.

Fora isso inclua o máximo de fotos permitidas pelo site. Considere que ver uma foto é diferente de tocar o produto e seu cliente quer que você o convença de que a escolha vale o risco da internet. Assim coloque fotos de frente, de lado, de trás, de detalhes e de tudo que for importante ressaltar na sua peça.

Dá trabalho? Claro, mas pior de tudo e muito frustrante é produzir uma peça com todo cuidado e não vender por pura falta de cuidado em anunciar corretamente.

Arregace as suas manguinhas e se esforce 10 minutos mais da próxima vez que for incluir um produto em sua loja. Ao mesmo tempo, convido você a dar uma repassada em todas essas dicas que trabalhamos juntos e melhorar os anúncios daquele produtos que parece que ninguém vê em sua loja!!!!

O retorno é muito compensador.

Ficou com alguma dúvida?

Quer sugerir um tema pra debatermos aqui? Escreva: [email protected]

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Fotos: Etsy- Pal Tree Princess e Cris Turek

Você vai gostar também de:

, ,

2 Respostas para: Como obter melhores resultados de venda na internet: descrição e fotos

  1. juliana mourao 19 de fevereiro de 2013 at 22:26 #

    ola cris tudo bem? passei para te fazer uma visitinha amei seu trabalho sao lindos abri um blog para posta meu trabalho se vc poder mim vizitar meu blog

  2. leny 4 de fevereiro de 2013 at 9:56 #

    Lindas imagens e muito proveitoso tudo que está aqui. Me ligo muito em tudo isso.
    Parabéns!!! bj.

Deixe uma resposta