Como obter melhores resultados de vendas na internet: a loja

Como obter melhores resultados em sua loja virtual

Se tem um assunto sobre o qual recebo muitas perguntas é do porque é tão difícil vender artesanato na internet. Algumas pessoas me contam que nunca fizeram vendas em suas lojas virtuais. Vamos tentar, juntos, passo a passo, entender onde estão as dificuldades e vamos conferir algumas dicas de como obter melhores resultados. Hoje vamos trocar ideias sobre a loja.

A primeira questão que devemos observar é sobre o conceito que temos do que seja ter uma loja virtual. Já notei que inúmeros artesãos acreditam que pelo simples fato de colocar seus produtos em algum site de venda de artesanato, os pedidos já começarão a chegar. Infelizmente não é simples assim, e vou chamar esse de Engano N˚ 1 : ter uma loja virtual não atrai clientes automaticamente.

Vamos comparar?

 

Loja física e loja virtual

Se você fosse abrir uma loja física, você teria que:

  1. escolher um ponto com boa circulação de pessoas e fácil estacionamento
  2. produzir uma vitrine atrativa que despertasse a curiosidade dos passantes
  3. decorar o espaço e organiza-lo para uma boa interação cliente/produtos
  4. oferecer opções de pagamento que atendam as necessidades dos clientes
  5. divulgar sua loja para que as pessoas saibam de sua existência

Depois de fazer essa lição de casa com muito cuidado e atenção, enfrentar o dia-a-dia de receber os primeiros visitantes, transforma-los em clientes, fideliza-los, é preciso trabalhar com afinco para que todo o processo de venda comece e termine bem. Clientes satisfeitos voltam e indicam. 

Lojas físicas de artesanato

Mas a sua loja é virtual. Você realmente acredita que na internet é diferente?

 

Vamos conferir bem de perto?

  1. a loja virtual deve estar num site respeitado e confiável, que seja bem visitado
  2. a sua loja virtual deve ter uma apresentação atraente, com um banner personalizado
  3. sua loja deve estar organizada de forma a facilitar a navegação dos internautas
  4. você deve usar as opções de pagamento oferecidas pelo site onde sua loja se localiza
  5. você deve divulgar o link da sua loja para que as pessoas passem por lá alguma vez

Sem saber como lidar com sua loja de artesanato?

Deu pra notar alguma semelhança? Então agora faça uma auto-análise e verifique se você passa positivamente por todas essas questões. 

Lembre que os melhores sites de venda de artesanato possuem milhões de anunciantes, e não fazer nada por sua loja vai te deixar perdido no meio de todos eles. Usufrua das ferramentas oferecidas nesses sites, elas fazem parte da loja mais básica e gratuita. Leia, informe-se, aprenda: é seu negócio.

 

Como aprimorar

Crie um banner bacana (os sites ensinam como fazer), preencha todos os dados do perfil (isso transmite confiança), organize seus produtos por categorias, inclua muitas fotos, opte pelos formatos de loja que oferecem opções de pagamento variadas e passam segurança aos clientes e, principalmente, participem das divulgações de publicidade organizadas pelo próprio site. Tem um custo, mas dá retorno e coloca o seu link de frente para seu futuro cliente, num trabalho que o artesão sozinho jamais conseguiria fazer.

 

Artesanatos de natal, aprenda agora

Quando você conseguir ter sua estrutura de loja virtual administrada como se fosse uma loja física, aí sim você poderá dizer: “Eu tenho uma loja.”

Aumentando as vendas online

Os melhores sites possuem informativos eletrônicos que são enviados para todas as pessoas cadastradas no sistema, e que não são poucas. Os melhores sites trabalham para que a cada dia mais novos visitantes cheguem até lá. Os melhores sites preparam dicas que te auxiliem a vender mais, expor melhor seus produtos e também a se especializar.

Tudo isso para evitar o Engano N˚1, pois ter uma loja virtual sem colocar esforço sobre ela, não vai te trazer clientes e as vendas não vão acontecer. Estar na internet demanda muita, mas muita dedicação e uma loja virtual tem tudo para ser um ótimo negócio.

Antes que me perguntem vou citar as 3 maiores: Elo7, Airu e Tanlup. Mas já ressalto que existem dezenas de outras opções e a escolha é sua. Visite cada uma e analise as condições antes de decidir.

 

E os produtos?

Agora colega, e se formos falar de cada produto cadastrado em sua loja, o que você diria:

  1. seu produto tem um título abrangente?
  2. seu produto tem uma descrição clara e detalhada?
  3. seu produto tem fotos de qualidade?

Se você respondeu não à uma dessas perguntas ou se ficou em dúvida, então preocupe-se. Mas fique atento pois esses serão os assuntos que trataremos mais adiante. Enquanto isso analise sua loja virtual e busque aprimora-la tirando proveito de todas as ferramentas que seu site de vendas oferece.

Não desanime: a dificuldade de vender é igual para qualquer produto, seja artesanato ou não, e o sucesso pode estar apenas em sua dedicação.

Continue essa leitura, clique: O título do produto.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Imagens Google Images. Foto 1: Vila do Artesão

Você vai gostar também de:

, ,

11 Respostas para: Como obter melhores resultados de vendas na internet: a loja

  1. Rosa Medeiros 4 de abril de 2013 at 11:49 #

    Cris eu moro em Natal aqui não tem em lugar algum feiras como existe no Rio(Ipanema e Copa)Sampa (Liberdade)Recife e Olinda isso são só alguns exemplos e fica muito difícil quando se ama fazer algo e não ter onde colocar a venda, suas dicas são sempre todas maravilhosas,estava pensando exatamente nisso abrir uma loja virtual mais não tinha a minima ideia de como fazer.Obrigada valeu demais…bjos

  2. Carla 5 de março de 2013 at 21:43 #

    Dicas muito boas, só discordo do uso de loja virtual, pois a loja é de verdade. É uma loja de comércio eletrônico.

  3. Rosemblit 29 de outubro de 2012 at 9:14 #

    ADOREI SUAS DICAS ,ACHO QUE P/ MIN O MELHOR E CONTRATAR UM PROFICIONAL , OU ENTRA EM ALGUMA LOJA QUE JA ESTEJA NO MERCADO ESTE E MEU INTERESSE. POIS NAO SOU BOA EM TECNOLOGIA E FICAR MAIS ATENTA AS FOTOCAFIAS E DESCREVER OS PRODUTOS C/ PREÇOS.OUTRO ASSUTO: ,CRIS TEM JEITO DE NOS MANDARMOS AS FOTOS C/ PREÇOS PARA VOCE E VOCE FORMATAR ISSO NA VILA DOS ARTESOES,ESCOLHENDO AS MELHORES FOTOS?PENSA NISSO COMO PODE NOS AJUDAR? ,NAO TENHO INTERESSE E NEM TEMPO DE TOMAR CONTA DE UMA LOJA VIRTUAL, O MEU RAMO E FAZER ARTESANTO,INTERNETE GASTA MUITO O SEU TEMPO C/O MEU TRABALHO CONSOME MUITO TEMPO P/ FICAR PRONTO NAO E VIAVEL UMA LOJA ,MAS OBRIGADA AS SUA DICAS ESTAO OTIMAS,MUITA LUZ .

  4. Consuelo 9 de outubro de 2012 at 11:22 #

    Informações valiosas. Gostaria de saber se vocês conhecem o site Arte e sucesso e se vale investir neste ou mudar. minha “loja” ainda é gratuita.
    Obrigada, mesmo!

    • Cris Turek 15 de outubro de 2012 at 22:09 #

      Consuelo não conheço esse portal de vendas, mas o melhor que tem a fazer é uma comparação. Assine os informativos desse site e de outros que indicamos no post e compare o modo como eles divulgam seus anunciantes. É um bom modo de analisar. E de qualquer forma, lojas gratuitas não oferecem grandes vantagens nem para você e nem para seu cliente.Pense nisso.

  5. rosangela lopes ferreira 8 de outubro de 2012 at 12:12 #

    Não sei nem como agradecer esse carinho que vocês tiveram em passar essas dicas tão valiosas. Estou pensando seriamente em abrir uma loja virtual mais pra frente, e esse email veio muito a calhar. Vou aguardar ansiosa pelas outras informãções. Que Deus os abençoe cada vez mais, pois é de pessoas assim que o mundo precisa. Bjs.

  6. Cristina Profetto 8 de outubro de 2012 at 12:11 #

    obrigada gente pelas dicas, vou abriir minha loja virtual

  7. KAREN DISLEY 6 de outubro de 2012 at 13:13 #

    OLÁ CRIS,
    ESSA MATÉRIA ME FOI MUIO ÚTIL, MUITAS DICAS PARA NÓS QUE TRABALHAMOS COM ARTESANATO.
    OBRIGADA!
    BJS1
    KÁREN

  8. Dani Zanelato 5 de outubro de 2012 at 9:37 #

    Muitíssimo obrigada pelas valiosas dicas!

    Grande abraço!
    Dani

  9. Antonio Carlos 5 de outubro de 2012 at 9:26 #

    E se seus produtos e loja não tem um diferencial que ajude o visitante a se decidir pela compra ou pela indicação de sua loja, ela vai continuar sendo um grão de areia na praia!

  10. Casinha Fofa 5 de outubro de 2012 at 7:45 #

    Sensacional Cris!!! Suas dicas são perfeitas e refletem de verdade as necessidades e dificuldades das nossas amadas “lojinhas virtuais”.
    Bjs, Mara

Deixe uma resposta