Como obter melhores resultados de vendas na internet: o título do produto

Obtendo bons resultados com seus produtos na internet

 

Começamos esse papo alguns dias atrás refletindo sobre o que é uma boa loja virtual. Para reler, clique aqui. Hoje vamos conversar um pouco sobre os produtos anunciados, ou seja, do modo como eles são anunciados e como isso afeta seus resultados de vendas na internet.

No papo anterior deixamos 3 questões para vocês pensarem:

  1. seu produto tem um título abrangente?
  2. seu produto tem uma descrição clara e detalhada?
  3. seu produto tem fotos de qualidade?

Começaremos discutindo o assunto Título.

 

O título do produto

 

Diferente de uma revista, onde um título sugestivo e criativo pode atrair a atenção e interesse de muitos clientes em potencial, na internet o processo é bem diferente.

Todo título que se registra num site gera um endereço, uma posição virtual dentre todos os outros existentes, e que não são poucos. Seus possíveis clientes chegarão até você não porque o título de seu produto merece um prêmio de criação, mas porque o endereço virtual dele será listado entre os primeiros resultado numa pesquisa na internet.

O que é um endereço virtual de um objeto

 

Vamos imaginar uma loja virtual de bijus com o seguinte título: “Lindas peças femininas e de bom gosto”

Se uma pessoa entrar no site da sua loja virtual e seu produto aparecer para ela de cara, até há chances dela clicar para conferir. Mas o que acontece com todo aquele povo que está navegando atrás de um presente e digita na busca a palavra Biju.  Esse anúncio nunca vai aparecer entre os primeiros resultados listados, nem mesmo entre as primeiras 5 páginas. Porque?

Porque qualquer mecanismo de busca dará prioridade à palavra chave digitada: biju, que no caso não é mencionada no título, o primeiro lugar onde a busca tentará encontrar.

Considerando que ninguém confere os resultados de pesquisas além da 3ª página (estou sendo otimista), se você não estiver aí, já perdeu o cliente.

Segredos da encadernação artesanal

 

Lição número um: adjetivos não vendem um produto

 

O mesmo acontece quando no título damos ênfase à nossa marca. Exemplo: Bijus Atelier da Cris Turek.

Se você não for Chanel ou Natura, ninguém vai te procurar pelo seu nome; talvez sua mãe ou sua melhor amiga, mas é isso mesmo que você precisa? Isso não funciona.

 

Lição número dois: não venda sua marca, venda seu produto.

 

O título é a sua primeira chance de aparecer nas pesquisas. Usar títulos breves mas abrangentes certamente vão ampliar as possibilidades de você ser listado mais no topo das pesquisas e receber mais visitas em sua loja.

 

Dicas práticas

Quando um comprador está procurando um produto, ele geralmente digita as palavras importantes daquilo que deseja. Assim ao definir os seus títulos escolha as palavras fortes que o definem. Isso inclui dizer qual é o material ou a técnica utilizada. O mecanismo de busca vai procurar primeiro por essas palavras e esse formato facilita que ele te encontre.

 

Encontrando facilmente o produto desejado

 

Lá no Classificados da Vila, ensinamos com esse exemplo:

Imagine um artesão que faz e vende bonecos folclóricos com madeira reciclada e ele pretende anunciar o Saci. Qual seria o melhor título para que as pessoas interessadas nesse produto o encontrassem de maneira fácil? “Boneco do saci”, “Saci de madeira”, “Lindo boneco artesanal”.

Dá pra perceber que todos esses títulos falam qual é o produto, mas nenhum deles contempla os principais detalhes de modo a descrever seus pontos mais importantes.

O título ideal seria: “Boneco do Saci em Madeira Reciclada” ou ainda “Boneco Artesanal em Madeira Reciclada – Saci”.

Aqui nós usamos todas as principais palavras do produto. Qualquer pessoa ou buscador como o Google que leia esse título, irá entender do que se trata e encontrar o anúncio de forma muito mais fácil uma vez que ele utiliza palavras que descrevem de maneira precisa tanto o tipo de produto quanto o material usado.

 

Mas vale lembrar: título não é descrição. Não vá colocar um título de 10 palavras que também não vai funcionar. Assim como anúncios com títulos de uma palavra só……….sinto muito, mas preguiça na hora de vender é pedra no seu caminho.

 

Viram como esse papo é longo? E só falamos sobre o título.

No próximo post falaremos sobre a descrição e as fotos de seus produtos. Não percam.

Se você perdeu nosso primeiro papo, relembre : Como obter melhores resultados de vendas na internet: a loja

E depois siga por aqui: A descrição do produto.

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3 Responses to Como obter melhores resultados de vendas na internet: o título do produto

  1. karendisley 30 de janeiro de 2013 at 17:57 #

    Oi Cris,
    Maravilhoso esse assunto me ajudou bastante.
    É sempre muito gratificante passar por aqui, onde aprendo todos os dias.
    Bjs!
    Káren

  2. candida silva 31 de outubro de 2012 at 9:12 #

    muito interessante

  3. Antonio Carlos 29 de outubro de 2012 at 7:49 #

    Muito bom este post!
    Para ver o que foi dito no post e só fazer um teste para ver como os resultados de busca mudam.
    Por exemplo:
    bijuterias artesanais
    lindas bijuterias
    O buscador apresentara resultados totalmente diferentes!

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