Quem está pensando em trocar os panos de copa ou panos de prato da cozinha? Falando sério, só o fato de dar uma renovada nesses itens do dia-a-dia dá aquela reenergizada que sempre nos faz tão bem, concorda? E que tal fazer isso em casa, bem rapidinho, usando estêncil!!!
O estêncil são essas máscaras feitas de acetato e que têm desenhos vazados. Compramos facilmente em qualquer boa loja de material de artesanato e numa variedade gigante. Podemos usar em várias superfícies e de muitos modos, até já foi visto aqui na Vila. Clique para recordar.
Pois a pintura em tecido sempre se inicia com essas aulas, que são básicas e simples, mas que podem render lindos trabalhos. É só escolher entre as centenas de máscaras que há hoje no mercado, definir cores e começar. Vamos conferir?
Curso de pintura em tecido, CLIQUE e saiba mais
Como pintar panos de copa com estêncil

- 01 máscara de estêncil
- 01 madeira com cola para apoiar o tecido
- Pincéis tipo broxa de cerdas duras ou um pincel mais cheio de cerdas duras
- Pano de copa liso (eu usei um com barrado)
- Tinta para tecido à sua escolha
Prepare a madeira para o apoio do tecido, espalhando sobre ela cola permanente. Lembre:essa cola é temporária e serve para manter o tecido firme durante o projeto. Posicione o pano de copa sobre a cola e alise.
Posicione o estêncil sobre o tecido com atenção para o desenho ficar no lugar certo. Fixe com fita crepe.
Molhe bem a ponta da broxa na tinta e antes de aplicar no tecido retire o excesso num papel toalha.
Pinte o desenho vazado dando batidinhas com a broxa e sempre aplicando mais tinta na parte de baixo do desenho. Isso dará um certo volume ao desenho final.
No meu projeto usei duas máscaras diferentes: alguns desenhos de uma e outros de outra.
Pense nisso e organize-se antes de começar, escolhendo as cores que vai usar.

Você também pode usar um pincel normal de cerdas duras no lugar da broxa para estêncil, mas sempre lembre de aplicar a tinta com batidinhas firmes.
Lembre de usar a tinta branca para iluminar as partes da pintura. Dá um toque todo especial.
Deixe secar por algum tempo para depois remover o estêncil.
Assim que remover, limpe a tinta da superfície da máscara.
No meu projeto eu repeti o desenho do lado inverso do pano de copa.
Se fizer algo parecido é só inverter o estêncil já limpo, fixar com fita crepe e repetir todo o processo.
Olha só como um simples estêncil pode render um visual bem legal.
E aqui dá pra ver o conjunto de desenhos prontos.
Dá pra inventar tanta coisa, né?
É assim que a cozinha ganha mais charme e fica mais agradável!!!
Gostou? Ahhh….eu adoro!!!
DICA PARA ESTÊNCIL
Já que estamos falando de estêncil, tem uma dica que é conhecida mas que merece sempre ser recordada.
Podemos fazer nossas próprias máscaras de estêncil reciclando radiografias antigas e sem uso.
Para remover o raio X deixe a chapa de molho na água sanitária pura que toda aquela parte escura vai sair. Enxágue e seque. Depois coloque em cima de um desenho de sua preferência, passe o risco com caneta permanente e recorte usando um estilete fino. Sem segredos.
DICA PARA ORGANIZAR
Essa dica vai para quem, como eu, não resiste à comprar um tubo a mais de tinta e quando vê, tem tinta por todos os lados.
Pra organizar suas tintas escolha uma caixa de papelão grande, dentro da qual seja fácil de encaixar outras caixas. E de preferência que essa caixa seja bem alta.
No fundo dela coloque sua primeira leva de tintas separando por cores.
Eu usei tiras de papelão para que os tubos não saiam do lugar.
Sobre a primeira camada de tintas, encaixe uma outra caixa de papelão, um pouco menor. Pode ser uma tampa de caixa.
Dentro dela, outra leva de tubos.
Se sua caixa ainda tiver altura, dá pra encaixar mais uma camada de tintas.
Aqui dá pra notar bem que usei uma tampa de caixa de papelão para montar a camada.
Pra ficar fácil de remover as camadas umas de cima das outras, eu prendi alças de poliéster recicladas de outras embalagens e sacolas.
Atravessei por baixo e grampeei no papelão. É só puxar e remover a camada quando for usar.
A caixa grande é bem bonitinha, decorada e ganhou uma etiqueta para identificar quais objetos têm dentro.
Tudo em ordem e prático para seu atelier ficar usável.
Quando a gente se apaixona por uma técnica não dá pra ver material que já queremos comprar. Com organização até dá pra acumular um pequeno estoque. Sem ordem corremos o risco de desperdiçar muito material afinal lembrem que tinta também tem validade.
Então? Será que sai um jogo novo de panos de copa aí para sua casa?
Mande suas fotos para participar do Mural. O email é [email protected]
Abraços e até breve.
Sou Eliane de Sousa, e serei colunista para pintura em tecido.
Convido vocês a visitarem meu blog Little Pieces.
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Cris eu trabalho a dez anos com pátina em madeira, vou me aventurar em pintar tecido.No natal eu ganhei uns panos de prato branquinhos,estou pensando em colocar bordado inglês e fazer a pintura em stencil.Vou aproveitar as suas dicas.Tenha um feliz ano novo,bjos
Jane, o stencil é um modo super fácil de pintar tecidos e que rendem ótimas combinações. Você vai amar. Beijos e feliz ano novo.
Bom día
disculpe sim no escrever correcto, toi esqueciendo o portuguez. morei en Brasil ya faz muitos anos foi que aprendi pintura en tecido con acrilex e ADOREI. muito obrigada por as aulas e parabens por seu trabalio tan charmoso
Alô, Boa noite: estou aprendendo a usar o stencil, achei maravilhoso, mas ainda tenho que aprender mais, faço croche como barrado e fica bem legal, dicas sao importantes, a mistura de stencil tbm, bjs.
Jane, dê uma navegada pelo blog. Tem várias dicas usando estêncil, de jeitos bem diferentes. Você vai gostar.
Jorge Luiz bem lembrado, teremos que pintar de uma cor branca ou mas clara no fundo como fazemos em outras pinturas normais. Agradeço o pedido de esclarecimento e apreciação pelo meu trabalho.
Para tirar dúvidas sobre a cola que prende o tecido, utilizamos cola própria “cola permanente” eu utilizei da Acrilex mas deve ter de outras marcas que tem a tinta para tecido.
Eliane ficou muito bonito seu projeto gostei, para aplicar em outras cores não brancas é necessário aplicar um fundo branco com estêncil antes?
Jorge Luiz bem lembrado, teremos que pintar de uma cor branca ou mas clara no fundo como fazemos em outras pinturas normais. Agradeço o pedido de esclarecimento e apreciação pelo meu trabalho.
oi Eliane amei seu projeto fica muito lindo bjus
Adorei as dicas, mas nao consegui entender o tipo de cola que prende o tecido a mandeira. Podemos usar cola branca?
Para tirar dúvidas sobre a cola que prende o tecido, utilizamos cola própria “cola permanente” eu utilizei da Acrilex mas deve ter de outras marcas que tem a tinta para tecido.
Eu amei este trabalho seu. Ensinou me para eu trabalhar com os meus alunos que são cegos e baixa visão. Todos os anos eu trabalho com eles fazendo pintura em tecido.
Caso queira ver meu trabalho e até para você ensinar cego e baixa visão.
Olá!
Acompanho as sugestões da Vila do Artesão e aplico em grupos de artesanato no meu trabalho como agente de promoção ambiental.
Gostei muito desta sugestão (Panos de Copa), mas em relação às dicas de máscaras de estencil utilizando radiografias, considero muito perigoso para o meio ambiente e para a saúde(pois o Raio X tem metais pesados muito contaminantes e devem ser descartados em postos de coleta apropriados – para serem reciclados devidamente. (Portanto muito cuidado com as radiografias!!!)
Parabéns pelo trabalho da Vila do Artesão!!!
amo pintura ,mais ainda não me aventurei a essalinda arte. seu pano de prato ficou lindão…bj e obrigada por compartilhar
Eu faço pintura c/estencil q aqui em MG é chamado de molde vazado!
Gostaria de saber que tipo de cola deverei usar para prender o tecido,cola lavável?
Obrigada.
Dinéa
Oi Cris quanto passo por aqui em todas as publicações, mas infelizmente não tenho tido tempo para comentar, mas tenha certeza que amo todos os posts. Sabe eu já fiz alguns trabalhinhos com estencil mas ainda não tinha blog, agora já estão bem usadinhos. Amei a sugestão e agradeço por compartilhar trabalhos lindo no seu site.
Beijos e fique com Deus,
Marlene