Você não gosta de bonequinhas, frutinhas, bichinhos ou semaninha pintadas nos seus panos de cozinha? Pois saiba que o artesanato também é pra você. Misturando estêncil e carimbo no mesmo projeto, vou mostrar como pintar tecido sem dramas, mais fácil que contar até 10.
Se tem uma coisa que eu não discuto neste mundo, é gosto. Respeitar o gosto alheio é a base de um pensamento justo, então se você adora pinturas com bonequinhas, pra mim tá perfeito. E se você adora pinturas mais moderninhas, pra mim tá perfeito também.
Vejo valor nos dois estilos e ambos tem seu público e seu espaço.
Importante, no papo de hoje, é lembrar quem produz para vender, que o gosto pessoal de quem produz nem é o melhor ou o mais certo. É apenas um modo de gostar das coisas. E se queremos vender mais, precisamos olhar para o nosso público alvo e pesquisar o gosto dele. Isso sim.
Esta é uma atitude empreendedora de quem trabalha para crescer: respeitar e buscar entregar o produto que o cliente procura.
Nisso tudo tenho visto ainda muita gente, especialmente quem gosta de ideias e estilos mais contemporâneos, optar por produtos industrializados porque artesãos nem sempre captam seu modo de curtir as coisas. Ou seja: não compra artesanato porque não encontra nada com a sua cara.
Pra quem ainda acredita que pintar tecido tem a ver só com bonequinhas e frutinhas, fiz este passo-a-passo mixando as técnicas de estêncil e carimbo, pra mostrar que pintura em tecido pode ser muito mais coisas do que apenas as tradicionais.
Que tal: quer conferir? Me acompanhe.
Como pintar tecido com estêncil e carimbo
Escolhi pintar panos de cozinha de propósito, porque são as peças onde mais vemos o uso dos estilos tradicionais de pintura em tecido. Mas está na hora de mostrar que pano de copa pode ser diferente e feito à mão também.

O papel que usei para fazer a máscara é o duplex ou o cartão.
Para isso desenhei com medidas bem certinhas, os quadrados e o retângulo, de um modo que me facilitem o processo. Como no meu desenho terei que alinhar os quadrados, fiz eles intercalados para me dar as alternativas que precisarei.
Veja só: esta é a ideia para os meus panos de prato. Você deve criar os padrões que te agradarem, desenhando nas medidas que se encaixem no seu pano de cozinha. Então a dica é exercitar a criatividade. Lápis e papel e rabisque bastante suas ideias.
Outro instrumento importante pra pintar tecido com estêncil é a broxa, que é este pincel de cabo redondo e cerdas também redondinhas. Minha marca de pincéis? Sempre Condor Pincéis. Existem 5 tamanhos de broxinhas e com ela conseguimos vários efeitos. Neste projeto a número 04 será perfeita para cobrir uma área maiorzinha de máscara.
No projeto vou mixar o estêncil com o carimbo. Como eu também queria misturar quadrados cheios com vazados, e queria uma certa espessura nestes quadrados, montei meu carimbo usando carton mousse. Simples: medi, marquei e cortei com estilete; depois colei com cola de silicone líquida.
Pra garantir um projeto limpo, afinal estamos lidando com tinta e com tecido, eu usei minha base de corte pra me ajudar com os alinhamentos mas forrei com celofane. Você pode forrar com filme plástico, papel kraft, ou outro material que te permita manter a superfície limpa.
Prenda também o seu pano de cozinha usando fita crepe. Alinhe de modo a facilitar seu projeto e fixe para não ficar dançando na base.
Dica prática
Uma ótima dica prática pra fazer sua broxinha render mais neste projeto é envolver as cerdas com fita crepe. Dê várias voltas em torno, deixando apenas uma bordinha. Assim ela otimiza a pintura porque a tinta não sobe pelas cerdas, agilizando a cobertura do tecido.

As tintas são tintas de pintar tecido normais e devem ser usadas sem diluição em água. Mergulhe a broxinha na tinta e bata o excesso do ladinho.
Nesta altura você deve ter preparado um desenho com sua ideia para a posição das figuras e deve também ter feito a barrinha do pano de copa, se for o caso. Então é só posicionar sua máscara segundo seu desenho e pintar. Mas atenção: não se pincela com a broxinha. O modo correto de pintar é dando pancadinhas de cima para baixo e ir cobrindo todo o espaço da máscara.
Se você pincelar, corre o risco de jogar tinta por baixo da máscara e borrar.
Dica prática 01
Existe no mercado uma cola chamada cola permanente. Permanente só no nome porque ela é feita para situações como a da máscara, que não pode sair do lugar durante o processo.
Você aplica a cola com uma espátula no verso da máscara e ela dá uma “pega” no papel, sem colar de verdade. Assim ele se posiciona na superfície sem escorregar ou sair do lugar. E depois de aplicado dura o suficiente pra terminar sua pintura, mas não cola nada a ninguém, captou? 😉
Terminou de pintar, cobriu bem? Tire a máscara e aí está o quadradinho cheio, bem pintadinho 😀
Novamente, reposicione a máscara segundo aquele seu desenho prévio e repita o processo.
Eu sou muito metida e não usei a cola permanente. Assim tive que segurar a máscara no lugar com fé e coragem enquanto batia a broxinha. Com cuidado também funciona; uns dedinhos pintados não fazem mal à ninguém 😉
Seguindo meu desenho, fui pintando os quadradinhos cheios um a um, até chegar neste ponto. Como a tinta não é diluída, ela seca relativamente rápido, o suficiente para seguirmos com o projeto.
Usando o carimbo
Agora vamos sobrepor com os quadrados vazados e para eles vamos usar o carimbo. O modo correto de carregar tinta no carimbo é usando um pincel chato e dando pancadinhas na superfície do desenho. E isto serve para qualquer tipo de carimbo e qualquer tipo de desenho.
Depois é pressionar o carimbo onde deseja.
Olha que bacana: você pode usar qualquer coisa como carimbo. Pode ser rolinho de papel higiênico, borda de copos, garfos, fatias de frutas e legumes, tudo que tenha uma forma ou uma textura interessante.
Eu queria um quadrado e precisei construir, mas poderia usar qualquer outra coisa.
Aí está o carimbo pintado. E não, não vou enlouquecer se a tinta falhou em alguns pontos. Isto é característica da técnica, tem seu valor e seu charme. Corrigir pode estragar o efeito.
E minha estampa pronta ficou assim. Quem tem TOC deve estar se coçando neste momento 😀
Sério: existe ordem no caos, e sair dos desenhos exatos e precisos é o que dá movimento às estampas. Eu gosto assim, mas se você não gosta, relaxe e faça do jeito que te deixa feliz!!!
Se você ficou pensando porque eu não usei carimbo pra pintar os quadrados cheios, foi justamente porque neles eu não queria a possibilidade das falhas. Assim a broxinha garantiu uma cobertura perfeita.
Dica prática 02
Quando se trata de panos de cozinha, é preciso quantidade. Mesmo não fazendo uma semaninha tradicional, é necessário ter um bom estoque de panos, especialmente se você curte cozinhar. Mas também é chato tudo igualzinho, né não? Então vamos montar um kit.
Temos vários modos de transformar as diferenças em similaridades. Para montar um kit podemos:
- usar as mesmas cores
- usar as mesmas formas
Aí acima tenho 3 panos de cozinha do meu kit, e todos usam as mesmas cores. E também tem formas repetidas.
No primeiro usei o carimbo vazado de quadrado e os círculos eu fiz com o batedor ( já mostro ele). No segundo usei o quadrado da máscara, o retângulo que mostrei lá no comecinho e as bolinhas são do mesmo batedor. O terceiro é este que fizemos agora, com os quadrados usados nos dois outros panos.
Viu como funciona?
Este aí em cima é o Batedor, com o qual eu pintei os círculos dos outros panos de cozinha. Tem em dois tamanhos e também é indicado para estêncil e estamparia porque é feito desta espuminha sintética. Aí no alto estou retocando alguns pontos.
Veja que rapidamente você pode pintar seu kit e explorar alternativas variadas. Pegue lápis e papel e rabisque suas ideias. Garanto que rende!!!
Gosta de ideias mais modernas? Vá de geométricos: não tem como errar.
Dúvidas, escreva. Tô sempre por aqui.
Fotos: Marcelo Pereto
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Nossa que ótima idéia!! E da pra soltar a imaginação e ir criando várias estampas.. adorei!!
sugestoes otimas
Obrigada Cleo, aproveite 😉
Olha gostei tanto que fiz aqui tb, o resultado não ficou o mesmo mais vou praticar.
Parabéns!
Que legal, amei saber. É esse o caminho Carla, aos poucos vai ficando bem certinho 😀
Adorei suas dicas!!! obrigada!
Que bom Ana Carolina, agora é criar 😉
SENSACIONAL ,MUITO CRIATIVO.PARABENS…VOU FAZER PRA MIM.
Que bom que gostou Geraldine, espero que faça muitos 😉
Amei muito legal
Vou fazer
Divertido e simples Virgínia, depois me conte.
Amei os panos, realmente eles ficam bem mais moderninhos.
Muita fácil de fazer, obrigada pelas dicas 😀
Obrigada você Letícia, beijos.
Muito obrigada pela dica, literalmente amei e realmente na maioria das vezes nos apegamos ao tradicional e nos esquecemos de renovar vou pega essa dica pois faço pintura em tecido e numa tinha pensado nisso! Valeu pela dica ??
Que bom, isto é super importante, abrir seu leque de propostas pra alcançar maior número de pessoas. Sucesso 🙂
Olá boa tarde …estou tristinha pq estou com mta dificuldade c internet onde moro no momento… não consigo ver imagem, nem ouvir áudio… nada mesmo…por isso não respondo, pq nem sei do q se trata ok? Logo logo resolverei isso, mas, se puder mandar os emails normalmente p mim… agradeço e mto obrigada desde já… pq c certeza, darei um jeito de assistir… obrigado, mto grata… bjuxxx
Laudy, espero que consiga mesmo porque estou com tantas coisas lindas por aqui!!! Boa sorte 🙂
Adorei esses panos de prato,muito facil de fazar,abracos.
Super fácil Alejandra. Divirta-se 🙂
Amei a sua idéia. Obrigada
Obrigada você Maria Lysia. Aproveite bastante.
Gostei bastante das idéias e explicações, gostaria de receber sempre novas sugestões.
Goretti, se você for assinante, vai receber sempre 🙂
Adorei os panos pratos
Ficam diferentes, né Maria Elisa?