Quem vem nos dar estas dicas de jardinagem é a Tia Ana Flor, a Ana Sanches do blog Quintal da Tia Ana Flor. Observe que o blog dela tem quintal e flor no nome, captou? Claro, ela vai nos ensinar a plantar e cuidar de violetas para durarem.
Adoro as visita da Ana, que tem sempre este astral leve e nos trás sugestões que não tem como não se animar a reproduzir. Em casa ela tem uma horta e produz até morangos, veja só. Como é que não vamos aprender a cuidar de flores tão singelas como as violetas?
Pois vamos lá com a Ana.
E não esqueça de agradecer à ela, fazendo aquela visita carinhosa ao blog dela, clique: Quintal da Tia Ana Flor. Agora é com a Ana.
Como plantar violetas
Vamos fazer uma jardineira de violetas? Elas ficam lindas dentro de casa, são fáceis de cuidar e seus vasinhos costumam ser super em conta. Fora que tem tantas cores diferentes, uma mais linda que outra.
As violetas que temos no Brasil são as chamadas violetas-africanas que gostam de clima quente. Por isso tem este caule que parece um suculenta.
Primeiro de tudo é ter as mudas em mãos. Você pode comprar mudas prontas para transplantar em lojas de jardinagem ou fazer mudas das suas violetas que já estão ficando muito grandes para o vaso, até mesmo na hora de transplantar.
Neste caso corte as folhas mais de baixo, mergulhe num copo com água por alguns dias e observe até as raízes começarem a crescer. Quando estiverem com uns 2cm, plante no centro de um vasinho e cuide normalmente.
Para começar o processo, prepare um local de trabalho para lidar com as mudas, e separe um recipiente pra trabalhar a terra. Tenha também vasinhos prontos para receber as novas mudas.

Quando as mudinhas estão com um bom tamanho, é hora de plantar em vasos individuais.
Remova as mudas cuidadosamente do vaso, lembrando que as folhas quebram muito facilmente, então cuidado redobrado. Caso isso aconteça, já sabe: copinho de água pra fazer mais mudinhas. Separe os pezinhos.
Limpe o seu vaso removendo toda a terra para o recipiente de apoio.
No mercado existe terra especial para violeta, que já vem na mistura ideal de composto e fertilizantes. Mas você pode usar terra que tenha em seu jardim misturando adubo NPK e deixando descansar alguns dias antes de usar.
É tudo muito simples. Misture a terra nova com a terra que estava no vaso, coloque pedriscos no fundo do novo vaso, para ajudar na drenagem, coloque a terra até a metade, encaixe a muda bem no centro do vaso e complete com terra até quase a borda. Use uma colher para fazer isso.
Garanta que seu vaso tenha vários furos na base para que a terra nunca fique encharcada. As violetas não gostam de excesso de água e umidade exagerada. O ideal, inclusive, é usar vasos de barro, que absorvem a umidade e ajudam na longevidade das violetas, mas se você for cuidadosa, tudo bem, o vaso de plástico funciona também.

Enfeite seus vasinhos, espalhe pela casa e dentro de pouco tempo ele estará cheio de flores.
Como cuidar
Importante lembrar que não se deve molhar as folhas das violetas porque esta umidade faz com que elas apodreçam. O correto é colocar água num pratinho e mergulhar o vaso dentro para que a terra absorva o que precisa. Mas não exagere. Nunca deixe água no pratinho.
As violetas não gostam de sol direto, mas precisam de muita luminosidade para florescer. Então coloque perto de janelas que recebam luz indireta ou em ambientes muito iluminados.
Elas também não curtem grandes variações de temperatura, então fique atenta aos dias mais frios. E quando crescerem muito, troque de vaso novamente. Assim elas ficarão como as minhas, lá no alto. Não vale a pena?
Espero sua visita lá no Quintal da Tia Ana Flor.
Que delícia de flores lindas, multicoloridas. Um encanto que tem muito a ver com ambientes bem cuidados e com o dar e receber que a natureza nos ensina todos os dias, né Ana?
Espero que você se anime e depois nos conte sobre suas flores. E obrigada Ana, você sempre trazendo alegria para a Vila. Beijo grande.
Que tal ser também uma colaboradora da Vila, enviando seu passo-a-passo como fez a Ana Sanches?
A primeira coisa é me escrever perguntando como ser colaboradora da Vila, clique aqui e escreva.
Fotos: Ana Sanches
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução
Olá Cris, boa noite, gostei de ver os comentários,
olha , tenho aqui no Paraná , um pequeno viveiro de mudas de flores , e gostaria de ter também violetas africanas, tu poderá me informar uma localidade para eu comprar mudas, ou tu mesma tens,
te aguardo no meu e-mail, OK. Grilo, obrigado.
Benedito, para fazer mudas de violetas basta ter um pezinho, cortar as folhas maiores e deixar num pouco de água. Em alguns dias ela já criará raízes para ser plantada em terra conforme indicado neste post. De um pezinho você fará todas as suas mudas facilmente. Experimente e depois me conte 😉
Bom dia, gostaria de transplantar minhas violetas para um vaso de barro, mas não quanto colocar de humus e terra adubada (foi o que encontrei, não consegui comprar a propria para violetas). Poderia me dar uma ajuda?
Cleide, não tem problema usar terra adubada. Misture uma proporção de 1/3 de humus e lembre de escolher um local que não receba sol direto. Não molhe demais, retire sempre o excesso de água dos pratinhos, que suas violetas ficarão lindas. Beijo grande.
obrigada..
Olá Cris,
Gostei muito do seu artigo e agora consigo entender porque o seu blog é um sucesso! Parabéns!
Gostarias de escrever um artigo para o nosso blog sobre flores?
Um abraço,
Jackson Silva
Obrigada Jackson, pelo convite. Eu, neste momento, não tenho como assumir mais um compromisso, mas sugiro que entre em contato com Ana Sanches, que foi quem ofereceu o material deste post para a Vila. Quem sabe ela possa te atender. Abraços.
Super obrigada por socializar conosco mais essas dicas, Cris!
Beijinhos.
Marla, vamos agradecer à Ana Sanches, que produziu as dicas especialmente pra Vila 😉 Beijos.
Cris adoro tudo que voce me manda curto tudo ,muitas coisas eu faço so n~posto por que ainda n~sei direito postar mas tudo oke voce nós ensina vale apenas ,sou muito grata a voce que posta sem cobrar nada .que nos dias de hoge e muito dificil gente assim com tantas gentileza ;Parabéns
Imagina Maria. As dicas são bem simples que é para qualquer amiga perder o medo e produzir. Nem poderia cobrar. Estes segredinhos das violetas, por exemplo, foram oferecidos pela Ana Sanches, uma arteira super, hiper querida. Temos que agradecer à ela 😉
Gosto muito de violetas,amei as dicas
Que bom Fatima, espero que sejam úteis.Bjs.
Oi amiga, aqui ESTÁ meio friozinho, adoro violetas, mais não Tenho muita sorte, sempre compro mais acaba morrendo, acho quê não sei lidar com elas, se tiver alguma dica me fale. Adorei as peças em croclher, gosto muito de artesanatos. Beijos
Eliete, uma dica boa quando compra violetas em vasinhos, é trocar para outro vaso com terra apropriada. Geralmente as mudas vendidas, especialmente em mercados, não vêm em terra preparada, e por isso acabam morrendo. Beijo grande.
LINDAS
Também achei, Nivia 😉
Oi Cris, gosto demais de tudo que recebo por e-mail, eu não tenho estes telefones modernos e nenhum conhecimento para postar alguma coisa, a um mês sofri um acidente de ônibus precisei dar pontos na cabeça, acho que fiquei um pouco depressiva não tinha vontade para fazer nada, hoje que abri suas postagens adoro plantas e jardins de toda espécie e artesanato para colares agradeço sua gentileza, mais aos poucos vou retornando na minha rotina.
Beijo Cris.?
Fique firme Maria, e espanta a tristeza pra lá mexendo na terra e brincando com as agulhas. Tem coisa melhor nesta vida? Beijos e fique bem 🙂
adoro todos emails
obg.bjs
Beijo grande Zuleica, que bom que tem acompanhado. Até mais. 🙂
Bom dia gente linda! aproveitar o feriado e cuidar das coisas que amo!!
Adorei as dicas!!
e em Cuiabá com mais de 30 graus sempre!!
Abracos
Adriana
Adriana, você tá mais próxima do meu clima. Aqui já é verão, até porque quase não chove nesta época. Os jardins estão lindos 🙂
Bom dia , Cris! E que dia lindo hoje , ensolarado, aproveitei para lavar duas remessas de roupas. Melhorou mais ainda depois que abri este site. Adorei ! Eu adoro fotografar as flores, gostaria de ter a maos para plantar, mas nisso sou uma negacao. Mas como o meu marido adora plantar isso vai para ele, Eu sou mais no croche.. Lindos!!. Nao tenho muita facilidade no computador, por favor poderia agradecer a Ana por mim? Nao consegui entrar no quintal dela. Muito aobrigada, Abcos a vcs.
Nery, a Ana passa por aqui dar uma olhada nos recadinhos, pode deixar. Mas quando der, tente de novo fazer uma visita pra ela, é uma pessoa especial. Beijos.
Oi Cris! Olha aqui no sul está calor, pelo menos na Alvorada. Esta semana já plantei flores no jardim mas do meu sítio em Viamão. Olha algumas das floreiras. Bjão
Que delícia Carmem, entrar neste clima de primavera é mesmo super gostoso. Curta muito. Beijos.
Eu vivo em Portugal, em Vila Nova de Gaia que fica junto ao PORTO, moro a 500 metros da PONTE DA ARRÁBIDA, por cá já é Outono , ou seja, alguma chuva e temperaturas de 19 graus.
Maria Jose, pra mim 19 graus já inverno rigoroso, rsrsrs
Tive o prazer de conhecer Porto muitos anos atrás, e ficaria feliz se eu pudesse rever. Quem sabe um dia 😉 Beijos.
Como sempre Curitiba muito frio mas aproveitei pra passear com os subrinhos
Por isso que fuji daí de Curitiba, Laudiceia. Frio demais da conta 😉
OLA; CRIS aqui tudo bem . RRECEBI meus netos foi ´sóalegria gostei muito das dicas vou aproveitá _las todas obrigada _
Que bom Gedalva, aproveite e passe bons momentos com eles.
Cris linda:
Sempre carinhosa comigo e o Quintal….
Adoro passear aqui!
Beijinhos com carinho!!!
Nem tem como ser diferente Ana, você é um pessoa especial. Beijo grande e obrigada querida.
Eu amoooo receber as dicas e ver os trabalhos.Obrigada por fazer meus dias mais felizes.
Obrigada você, Maria Jose por este comentário incentivador. Adorei 🙂
Amo violetas, desde criança ! É uma pena que: – de um tempo p/ cá, as variedades dobradas, estão sumindo
das floriculturas e supermercados. A maioria está vendendo as mais simples e não muito saudáveis. Talvez
seja a super produção em série p/ atender ao mercado. é uma pena…Muito obrigada, pelas dicas de cultivo !
matéria muito inspirador p/ hoje; vou ver se planto algumas sementes de flores, agora
Abraços, a todos!
Márcia é incrível como dá vontade na hora de ir pro jardim, não é? Também fiquei assim com esta matéria. Divirta-se 🙂