Como transformar a esteira de praia em cortina

Cortinas de esteira decoram ambiente com estilo

Uma casa em que as janelas não tem cortinas parece estar nua, concordam? Um simples bandô, ou um varão com um voalzinho, já dão outra aparência. Seguindo na onda do menos é mais, pensando no nosso amigo bolso, estou colocando um passo-a-passo de como transformar uma esteira de praia em cortina, atendendo assim a pedidos de quem anda chateado com as janelas nuas.

Como transformar esteiras de praia em belas cortinas

As cortinas de esteira, as tradicionais, que compõem muito bem na decoração com outras fibras e madeira, aparecem em formato de cortina rolô, romana e painéis. Vamos transformar a nossa conhecida esteira de praia em cortina rolô e também em cortina romana. Com capricho podemos obter o mesmo efeito de uma peça comprada pronta.

Modelo de cortina rolô feita de esteira de carnaúba
O bambu é o material dessa cortina rolô
O funcionamento do modelo de cortina rolô que vamos fazer, é igual aos acima. A cortina é sustentada por uma ripa de madeira que é fixa na parede ou no teto. O sistema é muito simples precisando apenas de cordão, parafusos de fixação, parafuso com argola e um prego.

Esquema de furação para a ripa de fixação da cortina de esteira

A ripa deverá ter a largura da sua janela. Se o tamanho da janela pedir mais de uma esteira, coloque-as na mesma ripa. A fixação pode ser na parede com dois parafusos.

Posicionamento da esteira sobre a ripa

Preste atenção em como deverá ser feito o posicionamento da esteira sobre a ripa.
Quando ela for parafusada na parede, sustentará toda a cortina.
A dobradura na frente cumprirá o papel de bandô.

Esquema de como funciona o cordão para subir a cortina

O sistema se completa com a fixação do cordão ou barbante na parte de trás da ripa.
Depois de fixo o cordão desce até a borda inferior da cortina e sobe pela frente novamente até a ripa. Ali passa por um parafuso argola e desce novamente até a altura das mãos.
Quando o cordão for puxado enrolará a cortina até a altura desejada.

Detalhe do esquema de fixação do cordão
Para entender melhor observe o meu desenho perfeito do detalhe do cordão. Perceba que a argola é fixa na parte de baixo da ripa.
Simples não?
Para finalizar fixe um gancho na parede ao lado da cortina para enrolar o cordão quando a cortina estive aberta.
Quer mais uma sugestão?

Cortina romana feita com esteira de praia

 

E que tal transfomar a sua esteira de praia numa cortina romana? A cortina romana é essa que sobe e forma dobras. A sustentação é feita com varinhas de madeira ou plástico na parte de trás da cortina. Nesse projeto vamos ver uma adaptação do sistema para a nossa esteirinha básica.

Marque os pontos onde fará os cortes

Marque os pontos onde iremos cortar a esteira para encaixar as varinhas de sustentação.

Esquema de marcação dos pontos de corte

Confira no esquema ao lado como marcar os pontos onde faremos os cortes. Vamos encaixar quatro varinhas, duas nas bordas e as outras a 40 cm de distância.

Corte a esteira e encaixe as varetas
Na imagem as varinhas estão em amarelo para ficar mais fácil a visualização, mas você pode deixar na cor natural. Corte onde foi marcado com cuidado, e o suficiente para passar a sua varinha. Depois de cortado encaixe as varinhas como se fosse uma costura.
Esquema de amarração do cordão da cortina romana

Agora vamos colocar os parafusos argola onde passará o cordão. Eles devem ficar bem no centro das varinhas, sendo que a superior receberá uma extra por onde o cordão descerá.

Fixe as argolas e passe o cordão

Amarre o cordão na argola da varinha que ficará embaixo, encaixe nas outras argolas até em cima, conforme está no esquema anterior.

Decore a sua cortina antes de colocá-la

Fixe a sua cortina com preguinhos pequenos na moldura da janela e coloque um gancho na parede ao lado para quando subí-la.

Me diga se tem uma forma mais econômica de se fazer uma cortina com esteira e que dê um toque todo especial para aquela sua janela meio nua ?!

A dica final fica por conta do seu toque pessoal na customização. Pinte flores, conchas, pássaros, desenhos abstratos ou borde, porque não? Tente, invente e ganhe em estilo.

Fotos: 1. Real Decorações, 2 e 3. Carlos Diz Designer e passo-a-passo da cortina romana Bem Simples.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , ,

59 Respostas para: Como transformar a esteira de praia em cortina

  1. Simone 25 de outubro de 2016 at 15:56 #

    Ola, adorei a cortina esteira rolo, por favor, gostaria de saber qual a espessura da ripa ser utilizada e tambem qual o tipo de madeira, qual o tipo de cordão que faz? obrigada!!!!

    • Cris Turek 25 de outubro de 2016 at 16:35 #

      Simone, a ripa depende de onde você for comprar e veja o que vai ter disponível. Pode ser caibro ou sarrafo e pode ter uns 5cm de altura por 2cm de largura ou o que você encontrar. A madeira é cedrinho ou pinus e o cordão de nylon é melhor pra deslizar.

    • Simone 17 de novembro de 2016 at 12:19 #

      Ola Cris, muito obrigada pelo seu retorno e atenção,
      Ja comprei as esteiras para colocar em 2 janelas, mas to apanhando pra entender o processo, vou fazer na minha janela com 2 esteiras pra nao ficar tao pesado na hora de subir e envergar com o tempo, vou lendo suas instrucoes ate chegar as esteiras, preciso aprender, socorro!!! Obrigada!!! Otima tarde!!!

    • Cris Turek 17 de novembro de 2016 at 12:32 #

      Simone, fazendo vai ficar mais fácil de entender. Qualquer coisa, escreva. 😉

  2. Adriana 20 de outubro de 2016 at 13:29 #

    Oi. Vc teria uma foto para exemplificar o barbante e a argola que ficam fixos na parte de cima da cortina de rolo? Obrigada

    • Cris Turek 25 de outubro de 2016 at 16:05 #

      Adriana, não tenho, por isso fiz o desenho.É só fixar o prego ou parafuso sobre a esteira, com o cordão dar um nó neste parafuso, soltar a esteira até a altura final, passar o cordão por baixo, retornar para cima, passar pela argola parafuso, e deixar uma altura suficiente para alcançar com a mão e puxar. Quando você içar a cortina, este cordão deve ser enrolado e preso no local de sua preferência, na parede ou outra superfície.

  3. Luciana Coelho 25 de julho de 2016 at 22:12 #

    Se a ripa é parafusada na parede, não entendi a passagem da esteira pela ripa.

    Pode me explicar por gentileza… =/

    • Cris Turek 26 de julho de 2016 at 15:08 #

      Luciana, parafusa por cima da esteira, sem problemas. Você só deve tomar o cuidado de passar os parafusos entre as tramas pra não danificar a palha, mas é por cima da esteira 😉

  4. rosane 21 de janeiro de 2015 at 22:52 #

    ai Para todos que tem bom gosto descobri que decoracao com esteiras e super chik como tapetes quadro para forrar teto para jogo de janta ate para decorar um restaurante e descobri um artesao de esteiras em setiba uma esteira e 25 reais caso queira fazer emcomenda e so ligar para27998282898 seu manuel voces compra as esteira e usam sua criatividade

  5. Wanda M. de Almeida 4 de julho de 2014 at 11:24 #

    Cris, muito obrigada pela gentileza da resposta. Não me ocorreu procurar nesses lugares. Abraços.

  6. Wanda M. de Almeida 3 de julho de 2014 at 1:47 #

    Cris, sou assinante do seu site e recebo todas as postagens que são feitas. Mas, especialmente, procurando esteiras de taboa (ou bambuza), encontrei esse seu post. Talvez pela data eu não era sua assinante. Escrevo para pedir um favor. Moro em Ubatuba e aqui, acredite se quiser, não encontro esteiras nesse material para comprar. Você teria como me informar (se for possível), indicar algum fornecedor em São Paulo? Quero “forrar” um portão com essas esteiras para impedir visibilidade da rua. Comprei a casa onde moro há pouco e a entrada da casa é muito devassada e me ocorreu que fazer isso ajudaria. Agradeço sua resposta, antecipadamente.

    • Cris Turek 4 de julho de 2014 at 9:36 #

      Wanda procure em lojas como a Leroy Merlin e aí em São Paulo tem uma que chama Casa & Construção. Acho que lá também tem. Não tenho nomes de artesãos, porque essas esteiras já são produzidas quase que mecanicamente, mas em lojas de bricolagem você vai encontrar. Beijos.

  7. Giselle Marsura 27 de novembro de 2013 at 18:14 #

    Oi Cris,

    Gostei muito da cortina parabens, voce tem algum lugar para indicar para comprar as esteiras mais em conta, pois vi que da para fazer varias coisas?

    • Cris Turek 29 de novembro de 2013 at 10:11 #

      Giselle não tenho como indicar porque provavelmente não moramos na mesma cidade. Tente sempre em feiras de artesanato regional que a chance de comprar direto de um artesão e maior e o preço melhor.

  8. Anelise 26 de agosto de 2012 at 17:14 #

    oi Cris.
    A janela do meu quarto já tem um suporte de varão unico instalado (e colado – não sai)… será que tem como fazer a cortina romana com aquele blackout de vinil? como será que costura?

    • Cris Turek 28 de agosto de 2012 at 21:48 #

      Anelise acredito que dê sim. Use máquina de costura de um modelo bem resistente ou tente com cola epóxi.

    • Virginia 17 de junho de 2015 at 14:20 #

      Olá, Cris.
      Adorei o site!
      Será que esse mecanismo da cortina rolô pode ser usado com telas blackout em vez de esteiras? Pensei em colocar algum peso na base, talvez um varão, na mesma largura da cortina, coberto pelo próprio blackout, para que ele enrole direito na subida. Você acha que funciona?
      Obrigada!

    • Cris Turek 17 de junho de 2015 at 14:42 #

      Virginia até acho que funcione, mas precisa mesmo de estrutura para que o blackout enrole direito ou não vai funcionar.

  9. neiva duran de oliveira 28 de março de 2012 at 17:53 #

    NOSSA, AMEI!!! EU QUERIA FAZER UMA CORTINA DIFERENTE,( ATE PENSEI EM FAZER COM CANUDINHO DE JORNAL) MAS COM ESTA DICA FIQUEI ENCANTADA.SO NAO SEI ONDE ENCONTRAR ESTEIRA,MORO EM ITAQUERA,E NAO FREQUENTO PRAIA POR FAVOR ME AJUDEM OBRIGADA

    • Cris Turek 28 de março de 2012 at 22:20 #

      Neiva, até em supermercado você encontra, setor de lazer, ou em lojas de importados.Beijos.

  10. Melissa Alves 4 de março de 2012 at 19:43 #

    Nossa, adorei!!! Eu estava louca procurando uma cortina dessa para a minha varanda, nunca vi à venda! Eu queria mesmo aprender a fazer, mas nunca me passou pela cabeça que você tão fácil! Assim que eu fizer mando as fotos para você!

    Um abraço, amei o blog (já me iluminou bastante)!

  11. rosangela 19 de fevereiro de 2012 at 14:29 #

    Você poderia postas a montagem da cortina de bambu com fotos.

    • Cris Turek 19 de fevereiro de 2012 at 18:12 #

      Rosangela, não tenho esse pap, fico devendo. Beijos.

  12. Aline dias 17 de janeiro de 2012 at 23:39 #

    Oi Cris, tive dificuldades para encontrar aqui em Porto Alegre a haste plastica para fazer a cortina romana. Por acaso sabes me indicar onde posso encontra-las a venda em algum site. Desde já agradeço sua atenção!!! Parabéns pelo blog é show e me ajuda muito. Obrigada!!!!

    • Cris Turek 18 de janeiro de 2012 at 12:09 #

      Aline, já respondi você através de email, não foi? Mas tente achar varetas de madeira que também funcionam bem.

  13. rejane gomes 11 de janeiro de 2012 at 12:33 #

    não consigo entender como sobrevivi tanto tempo sem conhecer este site!!!!!!!!!!! Este lugar é INCRÍVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    • Cris Turek 11 de janeiro de 2012 at 15:17 #

      Seja bem-vinda Rejane, beijos.

  14. katia 24 de novembro de 2011 at 17:01 #

    oi1 cris! Grata pela dica.bjs

  15. katia 18 de novembro de 2011 at 15:50 #

    oi! vc sabe onde encontro a esteira em rolo para comprar em são paulo-capital?

    • Cris Turek 18 de novembro de 2011 at 15:52 #

      Katia, às vezes até nos grandes supermercados a gente acha, que tal 25 de março? Eu conheço pouco da cidade pra poder indicar.

  16. MARIA EUNICE 15 de novembro de 2011 at 22:41 #

    Adorei a ideia dessa cortina feita com esteira de praia. Voces são de mais!

  17. Leandro 19 de outubro de 2011 at 10:47 #

    Montei em minha area de lazer essa ideia “identica” e ficou fantastico (tenho fotos para postar). o que não ficou muito legal, foi o sistema de puxar com uma unica argola. Estou querendo modificar para 2 argolas igual a 3. foto de cima para baixo.
    Alguem teria outra ideia? alguem sabe como automatizar ?
    Um abraço e parabens pela ideia !!!!!

    • Cris Turek 19 de outubro de 2011 at 22:10 #

      Leandro, fora essa dica consulte nosso pap sobre cortina romana, que é mais elaborado. Automação de cortinas até onde eu sei é de alto custo, precisa analisar se vale à pena.

  18. Marcia 10 de fevereiro de 2011 at 10:39 #

    OLá Cris
    Parabéns por tudo isso
    Estava exatamente procurando por isso

    Gostaria de saber a onde compro esteiras baratas e de preferencia mais trasnparentes

    obrigada desde já
    sucesso
    Fica com Deus

    Amiga, onde moro eu nunca vi esteiras transparentes, talvez até existam mas eu não conheço. Esteiras baratas você consegue diretamente com artesãos. Pesquise se em sua cidade ou próximo de você tem quem trabalhe com essas fibras, e possa te atender com preços mais interessantes. Outra opcão é procurar esteiras em artigos de praia. Acho que nem é tão mais caro.Beijos.

  19. vania 3 de dezembro de 2010 at 19:06 #

    Camila, essa cortina só enrolará se nós ajudarmos (senão ela vai fazer gomos)….não é? Obrigada.

    Vania, ela enrola sozinha, sem ajuda, desde que a amarração esteja correta e forma o rolinho lá no alto. A explicacão no desenho mostra direitinho como fazer, pode confiar que dá super certo. Beijos.

  20. Wilson Miguel 30 de novembro de 2010 at 14:32 #

    Camila, por favor me ajude, entre a sala e cozinha, abrí a parede e fiz uma bancada. Quero fazer esta cortina, mas, em PLÁSTICO para não passar o ar do ar-condicionado e nao perder o contato com a sala. Será que a mesma deslizará até em cima ou poderá amontoar? Por favor, me ajude. Está chegando o verão e tenho urgencia nesta cortina Rolô.Ficarei muito agredecido.
    Florianópolis, 30 de novembro de 2010.

    Wilson, meu nome é Cris e Camila é uma das leitoras que deixou comentários.
    Você diz querer fazer em plástico, mas nesse caso terá que colocar algum suporte de madeira na ponta de baixo senão não subirá corretamente por falta de sustentação. Faça um teste antes de providenciar material para toda a cortina. Boa sorte.

  21. Camila Câmara 28 de abril de 2010 at 9:26 #

    Olá Cris
    Fique a vontade para publicar as fotos… a idéia é justamente esta, que cada vez mais pessoas saibam criam ambientes agradáveis com recursos diferentes!
    Abraços

    • Cris Turek 1 de maio de 2010 at 18:48 #

      Deixe comigo Camila, pois penso da mesma maneira. Beijos.

  22. Camila Câmara 26 de abril de 2010 at 18:55 #

    Desde maio de 2009, quando nosso espaço foi inaugurado optamos pela decoração com cortinas feitas a partir de esteiras. Para dar um charme colocamos sobre elas tecidos leves que serviram como bandôs.
    Caso tenham curiosidade acessem o perfil do Espaço Massala no orkut!
    Mais uma vez parabéns pela iniciativa e dicas super interessantes.

    • Cris Turek 26 de abril de 2010 at 19:42 #

      Camila, muito bacana a sua idéia. Se me permitir gostaria de publicar em nosso mural. Fico esperando sua autorização. Beijos.

  23. Camila Calabrez 22 de abril de 2010 at 13:15 #

    Cris,
    A idéia da cortina de esteira é ótima e seu PAP ficou sensacional!!!

    Amei…

    Beijos

    • Cris Turek 22 de abril de 2010 at 22:51 #

      Obrigadão Camila. Suas dicas também estão ótimas. Beijos.

  24. alzira 16 de março de 2010 at 19:15 #

    Olá,

    As idéias são sempre lindas e eu voltei a sonhar em ter, um dia, minha loginha de astesanato.Obrigada por tudo!!

    • Cris Turek 17 de março de 2010 at 11:46 #

      Alzira, ter sonhos é bom demais. Fico feliz que tenhamos sido incentivo para você.
      Boa sorte e sucesso nos seus desejos. beijos.

  25. Jacqueline Schuab 19 de fevereiro de 2010 at 19:24 #

    Cris adoro esse tipo de artesanato.Muito legal essa idéia!bjim

    • Cris Turek 19 de fevereiro de 2010 at 20:27 #

      Jacque, vou postar mutias coisas voltadas para a decoração. Acompanhe. Beijocas.

  26. Talma 16 de fevereiro de 2010 at 20:57 #

    Em tempo: a possíbilidade de voltar para meus pagos ainda pode virar pó….rsss.

  27. Talma 16 de fevereiro de 2010 at 20:56 #

    Uma das coisas da lista “do que levar de João Pessoa”: aquela esteira da terceira imagem. Não sei o que irei fazer com ela, mas que está na lista, está.
    Xêro!

    • Cris Turek 17 de fevereiro de 2010 at 12:04 #

      Ai,ai,ai Talma. Olhe que você ainda vai ter que enxertar um coqueiro em suas raízes, rsrsrsrs
      É, essas esteiras ficaram bem interessantes mesmo.Também gostei. Pense em fazer um biombo, ficaria bem legal.

  28. Cris 16 de fevereiro de 2010 at 13:07 #

    Cris
    Parabéns pela criatividade! Adorei a idéia da cortina!
    Que outros tecidos consigo usar facilmente para fazer uma romana? Tenho uma cortina de linhão que acho que ficaria linda, mas me parece que faltaria estrutura… Desde já agradeço.

    • Cris Turek 16 de fevereiro de 2010 at 14:32 #

      Oi Cris, xará. Em breve publicarei instruções com imagens de como se faz uma cortina romana.
      Aguarde e você verá como solucionar a sua dúvida. Abraços.

  29. cláudia moralles 15 de fevereiro de 2010 at 13:55 #

    Adorei as cortinas de esteiras, como tudo que vem da Vila…parabéns!!!!

    • Cris Turek 15 de fevereiro de 2010 at 20:44 #

      Claudia, essas cortinas estão fazendo sucesso mesmo. Práticas, baratas e bem graciosas, né?

  30. Fatima 15 de fevereiro de 2010 at 3:09 #

    parabéns pela idéia maravilhosa, fiquei encantada….
    continue assim c/ mta criatividade… !!!

    • Cris Turek 15 de fevereiro de 2010 at 13:09 #

      Legal mesmo não é Fátima? Sugestão “quebra-galho” que pode dar um super efeito na decoração.
      Além de ser econômica. Beijos.

  31. marisa fernandes ritta 14 de fevereiro de 2010 at 21:01 #

    adorei as cortinas de esteira

    • Cris Turek 14 de fevereiro de 2010 at 21:37 #

      Valeu Marisa, lembre de compartilhar com a Vila caso se decida em fazer uma cortina dessas.
      Abraços.

  32. Maíra 12 de fevereiro de 2010 at 22:01 #

    MARAVILHOSO td por aqui, adorei as dicas as ideias td muito legal, quem me indicou foi a Lúcia do blog calma q estou com pressa.
    bjs Maíra

    • Cris Turek 13 de fevereiro de 2010 at 19:22 #

      Maíra, seja bem-vinda. Venha participar do nosso espaço assim como a Lúcia, parceirona nossa já.
      Abraços.

Deixe uma resposta