Hoje nosso post vai mostrar como usar a marmorização num projeto de reciclagem, que será aplicado num organizador de mesa para meu atelier e home office.
Este passo-a-passo tem um pé em outro post do mês de maio quando falei sobre me desafiar. A história toda foi que escolhi sair um pouco da minha rotina de criação e brincar com técnicas que eu não brincava há algum tempo, bem como experimentar coisas novas. O objetivo foi sempre de me desafiar a completar um projeto dentre tantos que eu tenho acesso no Canal do Artesanato como assinante.
O bacana de ser assinante de um canal que tem mais de mil aulas de diferentes técnicas, é que não há desculpa pra não experimentar novidades, quaisquer que sejam. E mesmo que seja por pura curiosidade, este exercício é importantíssimo para liberar nossa criatividade.
Se eu indico? Sim, totalmente. Gosto das aulas rápidas do canal, dos projetos acessíveis e que passam dicas importantes que podemos aproveitar em nossos trabalhos. Saiba mais sobre este sistema, vale a pena, clique abaixo:
Quero saber mais sobre o Canal do Artesanato
Da última vez eu me desafiei a fazer um bordado com fita, e ficou ótimo. Na ocasião eu avisei que continuaria a brincadeira e pedi sua opinião sobre qual técnica testar. A técnica escolhida foi Marmorização. Hoje este tutorial vem pra cumprir este compromisso de desafio.
Mas não vai parar por aqui. Teremos outros desafios 😉
Como usar a marmorização
Marmorizar é dar aspecto de mármore à superfície, com veios que criam desenhos orgânicos lembrando a pedra que dá o nome à técnica. Podemos fazer marmorização em várias superfícies diferentes.
No Canal do Artesanato tem várias vídeo aulas, e inspirada no que aprendi lá, decidi aplicar em tubos de papelão, num projeto de reciclagem.
Os tubos eu consegui em lojas que vendem películas adesivas para placas. Ia para o lixo. São tubos de bom diâmetro e super resistentes, perfeitos para a proposta. Separei também tintas esmalte solúveis em aguarraz nas cores que eu queria.
Anote porque isto é importante: use somente tintas solúveis em solventes químicos, ou não irá funcionar.
Corte o canudo em 3 tamanhos: 12, 8 e 5cm. Prepare-os com uma pintura externa que será também uma cor de fundo. Eu vou usar o branco. Espere secar bem.
Separe uma vasilha e revista ela com um saco plástico, pra não sujar com a tinta. A vasilha deve ter o tamanho adequado ao seu projeto. Encha com água morna quase fria.
Depois pingue algumas gotas de tinta, aleatoriamente, sem exagerar. Coloque as cores que desejar, todas juntas.
Com um palito, suavemente crie os desenhos que darão o aspecto marmorizado.
Agora vamos marmorizar os canudos previamente cortados e pintados. Eu vou tocar a superfície da água, sem afundar o canudo, e vou girar até o final da vasilha. Isto fará com que a tinta grude no papelão, criando o efeito marmorizado.
Siga rolando o canudo sobre a água.
Gire o canudo até o final da vasilha, com calma, até que toda a superfície tenha sido recoberta pela tinta.
Aí está a marmorização completada. Agora descanse a peça sobre uma base até que seque completamente, geralmente de um dia para o outro. Repita com os outros tubos.
Como fazer um organizador de mesa
Veja que bacana o efeito, sempre um diferente do outro, super orgânicos e interessantes.
Depois de secas as superfícies, pinte os tubos por dentro. A cor que optei foi o branco.
Prepare uma base para seu organizador. Escolhi a madeira por ser mais neutra, e escolhi um formato retangular, mas pode ser redondo ou quadrado, ao seu critério.
Cole os tubos na base usando cola de silicone líquido que dá tempo de aplicar em toda a volta e posicionar antes de secar.
Posicione os tubos na base e pressione para colar.
Organizador pronto pra ir para a mesa de trabalho.
Mesa de criativo precisa ter tudo à mão, né não?
Um organizador como este já comporta os lápis, canetas e pincéis, fora as miudezas de clipes e grampos. E me custou algumas gotas de tinta, uma base de madeira que também iria para o lixo. 😉
Considero o meu desafio cumprido. O que você acha?
Então escolhe a próxima técnica, marque aí abaixo, que mês que vem tem mais. Enquanto isso visite o Canal do Artesanato, assine e veja dicas de marmorização para outras superfícies e outros modos de aplicar.
Fotos: Marcelo Pereto
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
lindo boa ideia Cris!! brigada..beijos.
Obrigada Florencia, é divertido de fazer. 😀
é qualquer tipo de tinta ou não
Alcione, dê uma lida no texto, por favor, que eu explico direitinho 😉
Cris parabens pelo trabalho,e tudo bem explicadinho! bj
E fica lindo e diferente, não é Silvia? Beijos.
Cris,parabens pelo trabalho! ficou super legal.
Oi Cris, que trabalho maravilho. Parabéns! Gostaria de ensinar as crianças agora nas férias. Uso o mesmo procedimento para garrafas ou azulejos? Muito obrigada pelo aprendizado. Bjos Yara – Sao Paulo
Yara, garrafas pedem recipientes mais profundos, ma o sistema é o mesmo. Sugiro que você conheça o Canal do Artesanato. Lá tem centenas de dicas ótimas para você fazer com crianças e para você mesma. Vale super à pena.
quAl a tinta que vc usa, esmalte, latex, CRILICA. iSSO É MUITO IMPORTANTE PARA NAO PERDER O TRABALHO.,
Vitor, tá explicado no texto 😉
Mto lindo o efeito final!! Gostaria q fizesse cartonagem,,,Abraços
Obrigada pelo voto Helena, estamos computando 😀
2.Amigurumi
Obrigada pelo voto Mariangela 😉
Adorei a ideia, essa técnica valoriza muito a peça, vou fazer para presentear no Natal.
Um abraço,
Sonia Fonseca.
Que bom que gostou Sonia, vai aproveitar bastante.
Olá Cris, adorei essa dica, eu trabalho mais com estofados mas amo artesanato e vou usar essa técnica para fazer alguns pés de puffs e poltronas. Eu tenho certeza que vai ficar muito bonito. Quando estiver pronto eu te mando umas fotos. Um abraço.
Ficarei aguardando Osvaldo 😉
Ficou lindo! E como fica na emenda? dá para ver ou fica bem disfarçado?
Ana Elisa, se você fizer com cuidado, nem dá pra notar a emenda. Lembre que artesanato tem suas “imperfeições” e isso diferencia de peças feitas em máquinas. Não se exija demais. 😉
Adorei esse trabalho! Gostaria que fizesse algo em Cartonagem na próxima vez.
bjs
Valeu Valquiria, voto computado 😀
Muito legal essa ideia!!Parabéns
Obrigada Sonia, um grande beijo.
Será que fica bom aplicar a técnica em garrafa de vidro ?
Fica sim Márcia. 😀
Posso usar tinta de esmalte para unhas nessa técnica?
Sim Irane, pode sim.
Amigurumi
Obrigada pelo voto Sandra 😉 beijos.
Muito legal…ótima idéia!!!!
Que bom que gostou Kika, beijos.
Cris! Olá!
Eu adorei a técnica! Em uma revista portuguesa, e também na Internet, creio, eu já havia encontrado trabalhos feitos com essa técnica, nomeadamente, pintura de garrafas ou garrafões com o efeito marmoreado. Fica lindo! O seu projecto é super bacana, muito útil, e por mais que façamos algo que vemos, nunca fica igual, então, considero original o que você fez! Valeu a pena! Um abraço desde Portugal!
Obrigada Maria Manuela. O marmoreado ou marmorizado nunca se repete, e por isso é tão interessante. Beijos à todos em Portugal.:D
ok
Meu Deus que ideias maravilhosas. Parabéns e Muito obrigada pelas dicas e ficarei ansiosa, aguardando por mais… Muitissimo obrigada!!
Obrigada Edi pelo carinho. Beijos.