Conchas em topiaria esférica, aproveitando o que o mar descarta

Topiarias de conchas, a bola e a pinha

As topiarias de grãos e folhas secas, as de cascas de árvores e sementes, me encantam muito. Adoro, acho tudo de bom para se ter em casa num belo arranjo de combinações variadas. Além de trazer uma energia vibrante pra perto, agrega texturas e perfumes direto da natureza pra dentro de casa.

Topiarias de conchas, a bola

Uma das topiarias mais interessantes que encontrei, até porque são muito bem feitas, são essas das conchas. Essas são feitas por Associações de mulheres de pescadores, como uma forma de aumentar a renda familiar.

Com muito capricho as conchas, depois de retirados os mariscos, são limpas e separadas pela cor e textura. Depois, pacientemente coladas sobre uma bola de isopor.

Topiarias de conchas, a pinha

O resultado são essas bolas e pinhas de grande atrativo visual.

O apoio ao trabalho dessas associações é importantíssimo, e as mulheres dependem dessa renda, mas se você gosta de juntar conchinhas na areia pode tentar fazer a sua própria. Eu ensino o passo a passo pra você aqui na Vila. Clique aqui e confira.

De qualquer forma, lembre-se que essa é mais uma forma de aproveitar com inteligência e bom gosto, o que a natureza descartou.

Fotos: Vila do Artesão

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

21 Responses to Conchas em topiaria esférica, aproveitando o que o mar descarta

  1. Lucia 20 de maio de 2016 at 20:11 #

    Onde comprar conchas na 25 de março? Ou em outro Lugar em São Paulo ou S.Jose dos Campos.

    • Cris Turek 23 de maio de 2016 at 15:21 #

      Lucia, posso te indicar o site do Elo7, que sei que tem, mas não moro em São Paulo e não sei onde procurar por aí. Tente em boas lojas de material para artesanato.

  2. joão bosco ferreira 10 de setembro de 2010 at 23:12 #

    Ola boa noite! sou novo no ramo de artesanato e gostaria que vcs me ajudassem. Estou querendo fazer uns trabalhos com concha do mar em madeira e vidro e gostaria de saber que tipo de cola devo usar.obrigado

    Normalmente usamos cola quente para trabalhar as conchas. Experimente. Abraços.

  3. Eduarad Miranda 23 de agosto de 2010 at 11:55 #

    eu adoraria trabalhar mas não posso estou estudando e eu sei que é muito legal esse trabalho

    Eduarda, sem problemas. Ver ideias criativas só fazem bem e quando você puder você tira um tempinho pra fazer.Beijo.

  4. Eduarda Miranda 23 de agosto de 2010 at 11:52 #

    eu amei quero continuar de olho nesses trabalhos

  5. Paulo pipino Ferreira 1 de agosto de 2010 at 15:35 #

    Eu e minha esposa trabalhamos com material do mar (conchas, pregoai, dedo de baiana, favo de jaca , vagon e muitas outras e principalmente cascalho de ostra), nosso material è baú, porta-retrato, porta chaves, espelhos e barquinhos, estamos providenciando um site que logo estará na rede, qualquer informação, pelo email acima ou no Orkut. Exponho na casa do Artesão em Ubatuba – SP ou na feira hippe da praia do cruzeiro no centro.

    Paulo não consegui ver as fotos no seu orkut. Envie fotos do seu trabalho para [email protected] ou adicione o nosso orkut: Vila do Artesão Perfil2. Tô curiosa. Um abraço.

  6. jose alves 20 de maio de 2010 at 22:31 #

    Gostaria se possivel ,que voce me informe a cidade onde foi coletadas estas conchas usadas no porta retrato.

    • Cris Turek 21 de maio de 2010 at 11:38 #

      Jose Alves, conforme eu mencionei, as conchas são produzidas por uma associação de mulheres de pescadores. A comunidade em questão é em Pernambuco e se chama Brejo da Madre de Deus. No momento não estou com os contatos em mãos, mas assim que eu conseguir eu entro aviso. Abraços.

  7. joao 2 de abril de 2010 at 17:43 #

    este site tem coisas muito binitas

    • Cris Turek 2 de abril de 2010 at 20:49 #

      Obrigada João, por participar da Vila. Seja bem-vindo.

  8. jane casia rocha de souza 19 de janeiro de 2010 at 23:04 #

    Eu gosto muito de trabalhos manuais explorando o raciocinio, trabalho com criança de risco social e cada momento que desenvolvem os trabalhos oferecidos , percebo quanto é importante oferecer oportunidades de explorarem suas habilidades e capacidades. Gostaria de receber passo a passo de trabalhos com conchas. Abraços e que sua sabedoria para trabalhos artesanais seja mutiplicados.

    • Cris Turek 20 de janeiro de 2010 at 11:34 #

      Olá Jane. Parabéns por sua iniciativa. Imagino os desafios que você encontra.
      Logo publicaremos mais dicas, mas enquanto isso dê uma olhada no artigo do porta-retrato.
      A partir dele você pode bolar muuuitas outras coisas.
      Porta-retratos com conchas.
      Abraços.

  9. mires 17 de outubro de 2009 at 0:00 #

    amei esse porta retrato e gostaria de pedir um favorzão. Olhe eu adoro catar conchinas qdo vou ao mar e estou louca pra fazer uns porta rtetratos e porta joias com conchinas so que nao sei como faço pra colar, ja tentei cola branca e cola quente mas nao funcionou. Ficaria muito grata se vcs pudessem me orientar como cola-las e como furá-las tambem. desde ja muitissimo obrigada

  10. alda lucia andrade costa 9 de outubro de 2009 at 20:15 #

    gente adorei como fazer me ensina por favor,a gente coloca as cpnchas no isopor cpmo colar mande o passo a passo, desculpe pois estou pedindo varias dicas pois gosto muito de artesanatos e estou desempregada e preciso trabalhar com algo que venha me ajudar, desde ja muito abrigada,e que deus os abencoe. alda

  11. isabel sarmento 15 de agosto de 2009 at 15:29 #

    ah esqueci peço tb passo a passo de trabalhos feitos c cds usados desculpe se estou pedindo demais. mais uma vez obrigada!

  12. isabel sarmento 15 de agosto de 2009 at 15:26 #

    gostaria q me ajudasse me ensinando passo a passo trabalhos c conchinhas do mar amo artesanato mas ainda sou principiante. agradeço muito!!!!

  13. elveci werberich 7 de maio de 2009 at 21:23 #

    adorei moro na Beira da Praia em uma praia selvagem no litoral norte do RGS, qualquer tipo de objeto que o mar despeja me encanto, seja conc has ou pedras so nao consigo saber como colar, ja tentei de tudo ,poderias me ajudar?
    Grata Ive

  14. celia regina 20 de fevereiro de 2009 at 19:55 #

    boa noite, tudo bem? eu faço artesanatos de conchas, tenho até dessas, e gostaria de aprender fazer esse trabalho, vc coloca as conchas em que, bola de isopor , massa, como é feita, achei muito lindo. se vc puder me ensinar, vou ficar muito feliz. obrigada

  15. Magda Gambôa 19 de fevereiro de 2009 at 23:38 #

    Gostei muito da criatividade, me amarro em trabalhos com conchas, de uma passadinha em meu blog: artesanatoslapaloma.blogspot.com.

    parabéns.

  16. Inge Fensterseifer 15 de fevereiro de 2009 at 17:58 #

    Lindo trabalho, parabéns, e se eu quisesse adquirir como seria viável?

  17. neia 7 de fevereiro de 2009 at 14:07 #

    amei e gostari de receber emeil sobre esse tipo det rabalho pois moro na bahia a beira mar e gostaria de fazer um trabalho de reciclagem em uma associaçao gostaria que me enviasse ideial de aproveitamento decasco de marisco como essas obrigado

Deixe uma resposta