Construa uma mini vila para sua decoração de natal

Mini vila para decorar nesse natal aproveitando os piscas

No ano passado eu vi uma decoração de natal com uma pequena vila entre ramos de pinheiro e me apaixonei pela ideia. Esse ano guardei umas caixas de embalagens especialmente para reproduzir aquele cenário, e fotografei o pap desse artesanato para que vocês possam construir as suas próprias mini vilas. São um mimo para ficar em torno da árvore ou fazer parte da decoração da casa.

A reciclagem integra essa dica de artesanato, pois usei caixas de biscoitos e sucrilhos para recortar e montar as pequenas casas, pois tem a espessura perfeita para esse projetinho. De resto, cola normal, cola quente, tinta de artesanato e uma folha de papel manteiga. Para o toque especial, um cordão de luzes pisca-pisca.

Molde da mini vila

Imprimam o molde ao lado e ampliem ou reduzam conforme vocês preferirem. Passem o desenho para a caixa de papelão ou um outro papel bem grosso que tiverem. Recorte em volta e lembrem de deixar uma abinha numa das laterais da casa para poder unir com cola.

Desenhe e corte janelas e portas

Não está no molde mas eu optei por desenhar e cortar janelas com molduras para dar um toque especial. Você pode recortar apenas um quadradinho, se preferir. Faça isso na posição que achar mais bacana.

Passe cola na abinha para unir as laterais da casa

Passe cola branca de secagem rápida naquela abinha que eu falei pra colocar no molde.

Segure a aba para colar

Junte as laterais da casa e segure a aba por alguns instantes até colar.

Marque onde colar o telhado

Posicione a casa sobre o recorte do telhado e com uma caneta demarque o contorno.

Aqueça a cola e passe nas marcas

Aqueça bem a cola e passe rapidamente no contorno demarcado. Imediatamente em seguida posicione o telhado sobre a cola e aguarde a secagem.

Pinte o telhado primeiro

Pinte o telhado primeiro. Se precisar passe duas demãos.

Pinte a casa e os detalhes

Pinte também a casa e os detalhes da janela, caso tenha recortado as molduras. Espere secar bem.

Recorte quadrados no papel manteiga

Recorte quadrados de papel manteiga do tamanho das janelas.

Passe cola nas bordas do papel manteiga

Passe cola nas bordas do papel manteiga.

Cole nos recorte das janelas

Posicione nos vazados das janelas e fixe o papel manteiga para que fique bem colado.

Corte uma pequena aba na parte de trás da casinha

Na parte de trás da casinha, recorte uma pequena abinha que ficará como na imagem. Por ali passará o fio dos pisca-pisca.

Sua primeira casinha está pronta. Agora você repete o processo e faz mais algumas de outros tamanhos para criar sua mini vila. Eu deixei as outras sem pintar, o que também deu um resultado bacana, mas aqui o importante é montar um cenário.

Minha mini vila iluminada com luzes de pisca-pisca

Monte o seu e crie um mundo de magia natalina. Encaixe as luzes do pisca-pisca dentro de cada uma e veja o encanto tomar conta dessa mini vila. Eu posicionei sobre um aparador da minha sala onde tenho objetos bem rústicos, e você, pense em quantos lugares pode montar sua mini vila.

Veja como fica a mini vila na penumbra.

Mini vila na penumbra, um lugar mágico, um pequeno mundo

 

Vamos lá, ainda está em tempo de dar um toque a mais em sua decoração de natal. Esse pap todo você faz numa tarde. Divirta-se.

Fotos e passo a passo: Cris Turek

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

12 Respostas para: Construa uma mini vila para sua decoração de natal

  1. rebeca 27 de março de 2012 at 15:17 #

    amei de paixão seu trabalho.
    espero que tenha bastante sucesso em sua vida.

  2. Rita de Cássia Mendes 29 de setembro de 2011 at 21:37 #

    Cris, é tão bom abrir email e receber lindos presentes que vc nos oferece c/tanto carinho e delicadeza, obrigada. Dividir o que sabemos c/o nosso próximo é uma maneira muito especial e gratificante de ajudar. Que Deus continue te iluminando, siga em frente c/saúde e fé. Obrigada

    • Cris Turek 29 de setembro de 2011 at 22:27 #

      Rita de Cássia, eu é que agradeço pelos votos. Me sinto feliz compartilhando. Ganho mais do que dou.Beijos.

  3. Michele Dove 21 de dezembro de 2010 at 15:28 #

    Oi Cris,
    é a primeira vez que deixo comentário aqui. Não poderia deixar de dizer o quão linda ficou esta vila! Corri para fazer a minha, mas de primeira não deu certo. Não desisti e consegui fazer a minha Vila…Usei a parte de dentro da caixa do café Mellita Sabor da fazenda e caixinhas de rollon da Natura, que por dentro tem cores lindas….

    Beijo e Feliz Natal!

    E quando é que vai me enviar as fotos, heim mocinha???? Estou morta de curiosidade. Um feliz natal pra você e sua família. Beijos.

  4. Regina Alves 16 de dezembro de 2010 at 12:28 #

    Oi Cris,
    Estou participando pela primeira vez, e gostaria de dar os parabéns a você e sua equipe pelas maravilhosas sugestões, tenho aproveitado muito.Desejo a todos um Feliz e Próspero Natal e Ano Novo com muita energia positiva com muita Saúde para que continuem com esse trabalho que encanta e acalenta nossos corações.
    Super bj

    Seja bem vinda amiga, espero vê-la mais vezes por aqui. Muito obrigada pelos votos. Desejo o mesmo à você e sua família, numa enorme energia de amor e harmonia. Beijos.

  5. soniabisposutton 16 de dezembro de 2010 at 10:42 #

    Que bacana esta vila de casinhas!Adoro fazer casinhas e vou fazer uma também.É de muito bom gosto e deve mesmo decorar um ambiente.

    Sonia, ficou tão fofo, super clima de Natal. Beijos.

  6. emma 16 de dezembro de 2010 at 8:50 #

    Oi, Cris! saudade!

    Adorei esta idéia e já estou fazendo!
    Você é demais! todas as dicas , tudo é muito bom na Vila.
    Adoro tudo!

    Logo, logo vou te enviar novas fotos de minhas telas bjcas Emma

    Que ótimo Emma, novas telas são uma super notícia. Você anda mesmo sumida de todos os cantos. Mande notícias. Beijos.

  7. Irene Brito 15 de dezembro de 2010 at 20:38 #

    Olá, sou nova no pedaço. E estou encantada….continue a brilhar e nos encantar sempre. Feliz Natal. Estarei sempre por aqui. Bjs… Irene

    Que bacana, ainda deu tempo de você chegar esse ano e participar do nosso último sorteio que anunciaremos essa semana. Fique de olho e seja bem-vinda. Beijos.

  8. Maria Paula Brandão Apocalypse 15 de dezembro de 2010 at 17:10 #

    Adorei! Teve uma época que meu filho construía fortes e castelos com caixinhas de leite.
    Vou mostrar pra ele e quem sabe ele resolve fazer um presépio!
    E parabéns pra Tereza que ganhou a máquina no sorteio.

    Que bacana, o seu filho faz parte da turma dos arteiros? Show. Com certeza ele vai se animar. Beijos.

  9. Paula Oliveira 15 de dezembro de 2010 at 16:31 #

    Cris do céu!! Faz tempão que não entro aqui pra deixar comentários… mas tenho acompanhado todas as postagens pelo Feed, no email… por isso só hoje estou vendo que a Vila está com novo layout, muito bonito, por sinal!! =)

    Cris, essa vilazinha ficou simplesmente uma graça! Dá vontade de passear por ela…rs Adorei!! (e combinou com os desenhos daqui do site da Vila né!)

    Beijos!!
    Paula

    Esse é o problema do fees, a gente fica longe do espaço original, mas faz mal não…..é assim mesmo. Obrigada querida, espero voltar a vê-la mais vezes. Beijos.

  10. Manu 15 de dezembro de 2010 at 12:00 #

    Boa tarde Cris!

    Que ideia linda, adorei.

    Gosto bastante de peças assim, que, embora simples e fáceis de fazer, são repletas de encanto e delicadeza.

    Beijocas.

    Manu

    Manu, dicas fáceis de reproduzir sempre deixam as pessoas mais animadas a tentar. É tão bom ver essa magia se espalhando entre nossas amigas. Isso para mim é muito especial. Obrigada por vir dar um oi. Beijos.

  11. Fátima Rufino Cordeiro 15 de dezembro de 2010 at 7:58 #

    Cris, que coisa mais apaixonante!!!
    Interessante… desde a primeira vez que vi este novo cenário da Vila me encantei com ele,pois me traz recordações lindas do lugar onde morei na minha infância. E,parece mentira,mas eu sempre que olho para estas casinhas aqui abaixo da página de comentários, eu fico pensando em como seria bom poder construir uma mini vila destas,pois adooooro miniaturas… rsrsrs.
    Inclusive já bisbilhotei o site do designer Guto Kraft para ver quanto seria fazer um site destes para mim, mas desisti por motivos financeiros…rsrsrs.
    Bem, isto tudo para te dizer que fiquei super encantada com este seu carinhoso pap e, a partir dele, vou tentar reproduzir esta linda vilinha que temos aqui ao final desta linda página para fazer parte da decoração do meu cantinho (que meu maridão está construindo) em 2011!
    Mais algumas fotos para eu te mandar… rsrs
    Muito obrigada por mais este carinho!!! Tenha uma quarta-feira super abençoada!!!
    Grande beijo,
    Fátima.

    Puxa Fatima, como eu iria imaginar que a Vila trouxesse tantas boas lembranças pra você, apenas pela ideia que queremos dividir de nossa pequena grande vila. Fiquei emocionada. Espero mesmo que você reconstrua sua própria pequena vila. E tenho certeza de que vou receber essas fotos. Beijos.

Deixe uma resposta