Cordel é uma poesia popular escrita de forma rimada com 6, 8 ou 10 versos por estrofe, que trata de assuntos do cotidiano do artista, variando entre a crítica social e política e assuntos de teor picante e cômico, bem ao gosto popular.
Inicialmente era transmitida de forma oral e os cordelistas até hoje a recitam de modo bem peculiar, com muita animação e empolgação, às vezes acompanhados da viola.
Essa poesia se chama “de cordel” porque quando passaram a ser impressas em folhetos, sempre rústicos e simples, eram expostos para venda em barbantes e cordas, daí o nome cordel.
O que é interessante é que o cordelista quando quer vender um livreto novo, começa a declamar efusivamente, envolvendo os passantes, que querem conhecer o final da história. É nesse momento, no ponto mais interessante da narrativa, que o declamador diz: “e quem quiser saber o final que compre o cordel”.
E tá feita a venda.
Leia sobre a união entre cordel e xilogravura, clique Cordel e xilogravura
Foto: Globo
Não copie, compartilhe.
Eu gostei muito do site porque ele explica o que cordel e xilogravura.É muito interessnte eu aprendi muita coisa. BEIJOS E ABRAÇOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
eu gostei muito desse site porque ele vem esplicando tudo a passo a passo so acho que tem que ter mas exploraçao de xilogravura de cordel obrigado por tirar minhas duvidas
Gostei muito minha professora deu 10 pra mim 😀
UAU Gui, parabéns. Um grande abraço.