Crie arte com dicas simples de pintura

Painel para parede com arte com dicas simples

Todo mundo tem uma parede vazia em casa, ou uma parede “meia” decorada, tipo indefinida. Dar à uma parede assim mais personalidade não precisa custar os olhos da cara, precisa só que se dedique algum tempo e uma criatividade despretensiosa. A proposta de hoje é criar arte com dicas simples de pintura, no caso aguadas.

O resultado almejado é o que vemos na foto. Sua parede não precisa de um pé direito duplo. Ela talvez seja até bem pequena, não importa. Aqui o que conta é a composição de pequenas telas numa combinação de cores que incluem a própria parede. Janelas e luminárias também entram na brincadeira.

A questão da composição vai ficar por sua conta. Analise a cor da sua parede e que cores ficariam interessantes dentro do espaço a ser decorado. Brinque com elas usando contrastes, cores complementares, e o próprio fundo da tela, que não precisa ficar branco.

A técnica pra obter esse efeito pode ser uma simples aguada. Tá, e o que seria isso?

Prepare as aguadas

Use tinta a base de água (acrílica, comum de artesanato ou gouache) para fazer suas pinturas e dilua em mais água do que o normal, quase uma água suja de tinta. Essa tinta é que será a base do projeto. 

Aplique água na tela

Aplique água limpa na tela, só nas áreas onde deseja criar seus efeitos. O resto pode ficar seco. É sua opção.

Aplique a tinta aguada na área úmida

Pincele a tinta diluída sobre a área aguada, criando suas manchas. Use pincéis chatos para áreas maiores e pincéis com ponta para criar pingos e pontos concentrados.

Aqui dá pra explorar muitos efeitos da simples combinação das cores primárias: azul, vermelho e amarelo. Ao se unirem, novas cores surgirão em efeitos bem diferentes. Só não exagere pra não virar uma grande mancha escura.

Salpique areia ou sal sobre a tela

Outra dica interessante para efeitos diferentes é salpicar areia fina ou sal sobre a tinta úmida. A areia faz com que a tinta se aglomere em torno do grão, e o sal faz o contrário, formando como pequenas estrelas.

Se optar por essas alternativas, lembre de deixar secar totalmente antes de seguir com sua pintura ou remover a areia e o sal.

Na bela parede lá do alto, parte do efeito cheio de personalidade veio dos espaços vazios entre as telas e do posicionamento das telas mais coloridas. Explore todas essas possibilidades e com certeza aquela sua parede nunca mais será a mesma.

Já criou alguma arte para suas paredes? Mande fotos para [email protected] e participe do Mural da Vila

Fotos: 1. Desire to Inspire, 2.The Home School Co-op, 3 à 5.That Artist Woman

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

3 Responses to Crie arte com dicas simples de pintura

  1. lauriene aparecida 19 de maio de 2014 at 11:43 #

    pqraéns pela criatividade amei a ideia vou fazer um igual para minha sala

  2. Cristina Souza 15 de maio de 2014 at 18:44 #

    Genial a ideia das cores na tela!

  3. Neide Durval 15 de maio de 2014 at 11:31 #

    adorei

Deixe uma resposta