Curiosidades sobre a Festa de São João

Fogueira de Campina Grande

Festejar São João é fácil, todo mundo sabe, mas você sabe porque essa festa ficou tão importante? Vou dar algumas idéias pra vocês.

Dizem os historiadores, que festejar o dia do nascimento de São João foi a maneira que a Igreja Católica encontrou de tirar a atenção dos ritos pagãos que comemoravam o solstício de verão na Europa. Os rituais pagãos estavam ligados à comemoração da fertilidade e das colheitas e a maneira de conduzir esses ritos ao catolicismo foi a comemoração do nascimento de São João que se dá à mesma época.

Outra coisa, a fogueira. Alguém já parou pra pensar do porquê da fogueira ser tão importante nessa data? Conta a história cristã, que Santa Izabel, prima de Maria, Nossa Senhora, combinou com ela que acenderia uma fogueira bem grande em frente sua casa no dia em que seu filho nascesse, para que Maria pudesse saber rapidamente da notícia. Além da fogueira Izabel ergueria também um mastro com uma bandeira para que não restasse nenhuma dúvida sobre o nascimento da criança.

 

Tradições

Aqui no Nordeste a tradição manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos, levando alegria. Os donos das casas, que esperam com as janelas abertas e a casa decorada, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da comunidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a cidade em volta de palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró, ao exemplo de Campina Grande.

Bom, agora já dá pra comemorar São João mais bem informado.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, ,

6 Respostas para: Curiosidades sobre a Festa de São João

  1. everaldo :) 13 de junho de 2011 at 18:45 #

    mas uma coisa voce sabe se foi estamente esse dia que joao nasceu?:l

    • Cris Turek 15 de junho de 2011 at 10:39 #

      Puxa Everaldo, tudo que sei está nesse artigo. Você já tentou pesquisar no Google mais dados sobre o São João? Existem sites especialistas nesses assuntos históricos, eu sou apenas outra pessoa curiosa, não tenho todas essas informações. Espero que encontre o que procura.

  2. everaldo :) 13 de junho de 2011 at 18:41 #

    foi muito legal sabere disso mas eu tenho uma curiosidade porque nessa data soutam fogos de artificios eu queria muito saber BJ.:)

  3. rebeca rodrigues barros de oliveira 30 de junho de 2010 at 18:45 #

    eu queria saber sobre as curiosidades e seus personagens e suas comidas tipicas e quadrilha do sãoa jõao e o estorico da festividades popular do são jõao

    • Cris Turek 2 de julho de 2010 at 0:02 #

      Rebeca, a melhor maneira de encontrar todas as curiosidades sobre as festas de São João é pesquisando diretamente no google.
      Escreva lá assim: curiosidades sobre as festas juninas. Você vai encontrar muita coisa. Beijos.

  4. Gabriela e Ana Eulália 19 de maio de 2009 at 9:43 #

    João Pessoa e Mara!!!!!

Deixe uma resposta