Cursos e feiras de artesanato que iniciam em janeiro

Vamos publicar a nossa primeira agenda de 2011. Já começamos com a ótima feira de artesanato paraibano, mas também temos algumas ofertas gratuitas de cursos.

XIII Salão do Artesanato Paraibano

  • Depois de ter sido cancelada, a feira de artesanato que acontece todos os verões em João Pessoa finalmente terá início no dia 14 de janeiro e ficará aberta ao público até o dia 6 de fevereiro de 2011. Essa edição homenageará os artesãos que trabalham a madeira. Se você tiver oportunidade de comparecer, saiba desde já que todas as maravilhosas criações que vocês encontram aqui entre nossas dicas, estarão disponíveis nessa feira. Serão 400 artesãos de todos os lugares do estado. Está por aqui nesses dias? A-pro-vei-te. A feira será no Espaço Cultural, todos os dias entre 15 e 22 horas.

 

Feira de artesanato de João Pessoa

 

Cursos profissionalizantes gratuitos

  • A Organização das Voluntárias de Goiás- OGV, está recebendo inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos que iniciarão a partir de 1º de fevereiro. O curso é para jovens entre 14 e 29 anos, de baixa renda. Para participar basta se apresentar com cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Entre os cursos disponíveis estão: panificação, garçom, higiene e beleza, artesanato, marcenaria, corte costura e customização, produtos alimentares, serralheria e informática. Vale para o Estado de Goiás e o telefone para contato é (62) 3201-9415. Conhece alguém que precisa? Avise por favor.

 

Curso de Costura profissionalizante

 

 

Curso de crochê e pintura em tecido

  • Outra oferta bacana é do Sesc Lageado, de Campo Grande / MS . Começam imediatamente as aulas de crochê e pintura em tecido para iniciantes, e vão até 27 de maio, sempre às sextas-feiras. A taxa é simbólica e se você for conveniado fica ainda mais em conta. Para se inscrever ou obter mais informações dirija-se até a Rua João Selingardi, S/N – Bairro Lageado, ou ligue no telefone (67) 3381-2204. Outra oportunidade super acessível.

Curso de Crochê no Sesc Lageado

 

Curso de Patch Apliquê

  • A Andréa Silva do Atelier Façarte avisa que dia 14 de janeiro acontece um curso de Patch Apliquê que ensina a fazer um pano de prato com motivo Casinha de Abelha. O material está incluso no curso que acontecerá no atelier, na Travessa da Matriz, 19 em Pindamonhangada/SP. Informações nos telefones (12) 3637-4701 e 8173-9989.

 

Curso de Patch Apliqué em Pindamonhangaba

 

Fotos: divulgação

Você vai gostar também de:

,

29 Respostas para: Cursos e feiras de artesanato que iniciam em janeiro

  1. anapaso 26 de janeiro de 2012 at 11:22 #

    gostaria de saber onde faço curso de corte e costura em campo grande ms.Obrigada.

    • Cris Turek 26 de janeiro de 2012 at 22:55 #

      Ana peça informações em lojas de tecidos e armarinhos. Eu não tenho essa dica pra te passar.Fico devendo.

  2. Viviane 15 de janeiro de 2012 at 22:26 #

    Olá acabei de conhecer o site sou artesã á 7 meses estou com uma dúvida muito grande porque minhas encomendas vem aumentando muito e não tenho dado conta de fazer todas sei que tenho prazo para entrega-las e fico trabalhando até tarde como comecei não faz muito tempo tive que investir bastante e não sei como devo pagar uma pessoa para me ajudar e necessito de dicas sobre isso. como devo fazer a conta para pagar pessoas para me ajudar assim posso expandir mais o meu trabalho e também não tenho a carteirinha de artesã gostaria de adquiri-la moro em são paulo como devo fazer? obrigado!

    • Cris Turek 16 de janeiro de 2012 at 12:35 #

      Viviane, para ter a carteirinha procure a SUTACO, órgão responsável por esse trabalho em SP. Sobre como pagar um auxiliar, você terá que acompanhar os valores praticados pelo mercado local. Não tenho como dizer isso, mas talvez a própria SUTACO tenho como te dar informações mais precisas.

  3. Maria Rejane Alves Fernandes 1 de outubro de 2011 at 14:06 #

    Olá gente,acabei de conhecer esse site,através de pesquisas de como fazer para ter seu artesanato reconhecido,sou artesâ e moro no sertão do estado (Manaíra)Tenho uma filha que é usuária da FUNAD, portanto estou todos os meses aí,passo uma semana inteira,faço bolsas, carteiras,porta cartões,necessaire,e muitas coisas bonitas,se interessar, ofereço-me pra dar algum curso aí,de carteiras ou qualquer coisa que souber,pretendo na próxima viagem,ter com vocês e fazer minha carteirinha,obrigado por valorizar nossos trabalhos!

    • Cris Turek 1 de outubro de 2011 at 15:44 #

      Maria Rejane, a Vila não tem espaço físico de reunião em grupos, nem damos aulas presenciais. Tudo acontece aqui na internet. Para fazer sua carteirinha você deve ir até a Casa do Artista na Praça da independência. Eles são os responsáveis por fornecer essa carteira de artesã, ok? Boa sort.

  4. Rosimeri Farias Beserra 26 de setembro de 2011 at 17:08 #

    oi cris eu estou querendo muito conheçer vc para conversar sobre o meu trabalho e os da minha mae e tambem das minhas companheiras da nossa associaçao a Ascoartem aqui em mamanguape eu e varias associadas temos nossa carteira de artesa feitas na casa do artesao em JOAO PESSOA.

  5. Sônia 4 de agosto de 2011 at 7:43 #

    Aqui na cidade que moro (MATARACA), nao tem feiras de artesanato nao, e tambem nao levam ninguem para participar de feiras fora nao, e olha que aqui tem alguns artesao.

    • Cris Turek 4 de agosto de 2011 at 21:46 #

      Sonia, para participar de feiras fora de sua cidade o artesão precisa estar cadastrado junto ao Governo do Estado, que é o responsável por organizar feiras e eventos em outros lugares. Mas vocês deviam se organizar e pressionar a prefeitura para montar uma pequena feira, se vocês não pedirem nunca vai acontecer.

  6. Sônia 3 de agosto de 2011 at 10:34 #

    A Carteirinha do artesão tem prazo de validade? pois sou artesã, tenho a carteirinha, faço cada coisa linda, mas nunca participei de nenhuma feira de artesanato.

    • Cris Turek 3 de agosto de 2011 at 22:04 #

      Até onde sei Sonia, não tem. Mas você pode se dirigir à sua prefeitura e buscar informações específicas sobre as ferias. Não espere, corra atrás.

  7. teresa 10 de julho de 2011 at 15:08 #

    eu adorava tirar curso de artessanato …pk vivo no pais k nao tens cursos desse genero…por isso pra mim so por conrrespondençia….gostava k me enformazem…desde ja mto obg …bjs

    • Cris Turek 10 de julho de 2011 at 22:00 #

      Teresa, temos algumas indicações em nossa coluna Apostilas e Cursos, na lateral do blog. Passe por lá e confira, acho que vai gostar.

  8. Renata Rodrigues 5 de julho de 2011 at 10:53 #

    Gostaria de saber qual é a agenda de feiras de artesanato para o mês de Julho?

    • Cris Turek 5 de julho de 2011 at 14:25 #

      Renata toda a semana tem agenda, é só acessar no blog o assunto Eventos e Notícias, na coluna lateral direita. Tá lá. Beijos.

  9. ana maria c da silva 26 de junho de 2011 at 10:35 #

    gostaria de saber como faço para participar de feira de artesanato para expor o meu artesanato , moro em joao pessoa pb.
    obg. xeroooosss

    • Cris Turek 26 de junho de 2011 at 15:25 #

      Ana MAria, vá até a Casa do Artesão Paraibano, na Praça da Independência, e faça sua carteirinha de artesã. Assim poderá participar das feiras de verão e de Campina Grande. Lá te darão todas as dicas. Boa sorte.

  10. tania aparecida vidal piletti 20 de janeiro de 2011 at 10:50 #

    oi…adorei esse site, sou uma apaixonada pelo artesanato,vcs estam de parabéns,sinto por estarmos tão distantes, aqui em Campo Grande- M.S tem bastante cursos e uma vez por ano tem a FEIRASUL com lindos trabalhos de artesãos de todo Brasil.
    Desejo a todos um Ano Novo com bastantes realizações.Abraços.
    Tânia Piletti.

    Como temos leitores em todo o Brasil, sempre que posso divulgo cursos de todos os cantos para dar oportunidades à todos. Se souber de alguma dica que queira dividir conosco, é só escrever. Beijos.

  11. ROSELI CARMO 18 de janeiro de 2011 at 9:20 #

    Sou artesã(instrutora de artesanato)aqui em Itu SP, estou conhecendo voces agora, parabéns e convido a todos que venham conhecer nosso artesanato e nos informem sobre as feiras e cursos da região.

    Roseli, participe do nosso mural enviando fotos dos trabalhos para nós. E sempre que formos informados de novos cursos publicaremos em nossa agenda. Só depende de nossos parceiros nos enviarem as datas. Fique de olho. Beijos.

  12. Ana Rosilma 13 de janeiro de 2011 at 18:07 #

    Queridos, amei este blog, desde que o conheci foi amor à primeira vista. Amo artesanato, mas nunca vi tantas informações, tantas dicas, tantos pap tão maravilhosos! Louvo a Deus por mão tãos abençoadas que cooperam com este blog.
    Com carinho,
    Ana Rosilma

    Ana, isso é um baita incentivo que recebo. Obrigada por vir nos elogiar. Beijos.

  13. VIVIANE 12 de janeiro de 2011 at 15:09 #

    OS CURSOS ARTESÃO SÃO MUITOS BONS MAIS TEM GENTE QUE NÃO CONDIÇÕES DE FAZER PORQUE SÃO CARENTES.
    NÃO TEM COMO PAGAR.

    Viviane, perceba que sempre que somos informados de cursos gratuitos, nós divulgamos também com destaque. Mas as oportunidades estão aí para todos conforme a condição de cada um. Só não podemos deixar de divulgar, certo?

  14. Lailda 11 de janeiro de 2011 at 11:14 #

    Oi estou adorando o site , na verdade ainda me familiarizando , gostaria de saber quanto aos cursos aqui no Rio de janeiro .
    obrigada pela atenção .

    Lailda, assim que vamos recebendo informativos vamos divulgando. Dependemos somente de que os organizadores lembrem de divulgar para nós. Continue de olho, quem sabe logo temos novidades. Beijos.

  15. Katia 10 de janeiro de 2011 at 19:37 #

    Uma pena este salão do artesanato paraibano acontecer somente na Paraiba. Estes artesãos poderiam viajar o Brasil, que tal aqui em Sampa. Adoraria visitar.

    Se você soubesse a dificuldade que esses artesãos tem para mostrar seus trabalhos. Isso que o Estado patrocina duas feiras por ano. Sair daqui infelizmente é pra poucos. Mas você pode ver alguns deles na Craft de São Paulo. Uns poucos são selecionados e participam da feira de lá. Outro lugar é o nosso Bazar da Vila, com preços bem bacanas, confira. Beijos.

  16. Ilza Santiago 10 de janeiro de 2011 at 17:48 #

    Gostaria de saber se na minha cidade Recife posso encontrar esses cursos
    e onde.

    Procure cursos gratuitos em lojas de material de artesanato e procure também no Sesc. Sempre há algo programado. Se recebermos informativos para Recife, publicaremos. Beijos.

  17. sonia prado 10 de janeiro de 2011 at 17:46 #

    Quando vai ter alguma coisa legal em Guarulhos???????????????

    Amiga, a divulgacão só depende de me enviarem informativos. Assim que alguém compartilhar eu publico. Beijos.

  18. karina de lima 10 de janeiro de 2011 at 17:17 #

    ah como eu adoro artesanato e acho que deve ser mais valorizado achei o blog mega interessante.

    Batalhamos por essa valorização. Obrigada pelo incentivo. Beijos.

  19. ATELIER FAÇARTE 10 de janeiro de 2011 at 13:11 #

    amigos obrigado pelo apoio
    boa semana
    andrea silva

    Divulgamos com prazer amiga, nos mantenha informados.

  20. Regina 9 de janeiro de 2011 at 21:28 #

    Boa noite!!

    adoro todos os artesanatos, mas um em especial me chamou a atenção, decoupagem em móvel(cadeira de madeira), gostaria de obter maiores detalhes sobre este trabalho,pois ainda não fiz nenhum tipo de decoupagem e não entendo deste papel(grosso) que vocês mencionaram,se puder tirar minhas dúvidas como por exemplo: qual papel utilizar, onde encontrar, qual cola, detalhes bem explicativos para quem nunca fez este tipo de trabalho, mas adoraria fazer e esta ansiosa pra ver o resultado.
    agradeço muito por tudo o que vocês me enviam, adoro artesanato e gostaria de fazer disso um meio de ajudar nas despesas da minha casa.

    DEUS ilumine vocês!!!!!!!!!!!!!!!!

    BJS!!!!!

    O papel grosso para aquele projeto é um papel de scrap, que é mais firme. Mas você pode fazer decoupagem até com guardanapos, que é o papel usado normalmente, ou papel de presente. O que tiver à mão, isso é o de menos. O importante é usar uma boa cola para decoupagem. Existem algumas no mercado. De resto é seguir esse pap ou outros que temos e você pode encontrar usando nosso campo de pesquisa do blog. Espero te ajudado. Beijos.

Deixe uma resposta