Cursos promovidos pelo Programa de Artesanato Brasileiro e outros

Essa semana com as comemorações do Dia do Artesão, muitos estados brasileiros promoveram feiras e eventos. Outros ainda irão acontecer nos próximos dias. Confiram as oportunidades de aperfeiçoar inclusive questões como administração do artesanato como negócio, tema muito importante pra quem pensa em progredir nessa área.

Quer enviar sua dica pra essa coluna? Escreva para [email protected]

Cursos promovidos pelo Programa de Artesanato Brasileiro agora em março

  • O PAB, Programa de Artesanato Brasileiro, é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem feito várias ações para consolidar o artesanato como alternativa econômica saudável. Entre essas ações está o cadastramento dos artesãos. Com a comemoração do Dia do Artesão, nos próximos dias ainda acontecem cursos no Rio Grande do Sul e um Encontro de Artesãos na Bahia. Confiram:
  1. Porto Alegre – 22 de março: Aula inaugural do curso de Tecelagem, na Casa do Artesão
  2. Novo Hamburgo – 22 de março: Abertura dos cursos de tear circular, na Casa do Artesão
  3. Salvador – 23 de março: Realização do IV Encontro de Artesãos da Bahia, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, Centro Administrativo da Bahia, com palestras e orientações para quem deseja aprimorar seu negócio. A partir das 8 horas.
  4. Novo Hamburgo – 23 de março: Abertura do curso de Fuxico, na Casa do Artesão de Novo Hamburgo
  5. Porto Alegre – 24 de março: Abertura do curso de bonecas e bicho de pano, na Casa do Artesão de Porto Alegre

Cursos de tecelagem do PAB
Artesanato bahiano em discussão

 

Curso Social de Artesanato em Ribeirão Preto

  • A Sociedade Espírita Cáritas de Ribeirão Preto está promovendo cursos de artesanato para auxiliar as mulheres e complementar sua renda doméstica. A entidade tem capacidade para atender até 20 pessoas e para se inscrever basta ir até o local na Rua Osório Ferreira, 244. Os cursos variam de tema conforme a época do ano sempre de olho no foco do mercado. A responsável pelos cursos é Eliane Macarini.

Curso de Crochê no Sesc Lageado

 

 

Cursos gratuitos em Tangará da Serra/MT nos próximos meses

  • A Vania Janones me enviou a programação dos cursos gratuitos para os próximos meses na cidade de Tangará da Serra. São apenas 13 vagas por cursos e quem chegar primeiro garante a vaga. Para se inscrever basta se dirigirem à sede do programa no Bairro Jardim Shangri-lá Rua O6 –  S/N. Amigos da região, a-pro-vei-tem. As datas são:
  1. Arranjos Florais – de 11 à 15 de abril
  2. Confecção de bonecas com palha de milho – de 09 à 13 de maio
  3. Confecção de objetos com palha de milho – de 16 à 20 de maio
  4. Artesanato com reciclagem – de 13 à 17 de junho

 

Cursos gratuitos em Tangará da Serra

Você vai gostar também de:

, ,

5 Respostas para: Cursos promovidos pelo Programa de Artesanato Brasileiro e outros

  1. Márcia Jorge 3 de abril de 2011 at 23:06 #

    Olá, sou artesã a vinte anos, há alguns meses terminei um Curso Técnico em Artesanato de três anos no IFAL. Trabalho com pedrarias, tecidos, fios e um pouco de reciclagem. Moro em Maceió-Al e quero saber como posso participar dos cursos gratuitos e das palestras que são realizadas nos cursos. Me interesso muito, pois acredito que essas palestras são muito importantes e proveitosas para o meu crescimento como artesã. Aguardo resposta.

    • Cris Turek 4 de abril de 2011 at 19:47 #

      Márcia, cada palestra e curso indicado em nossas agendas, possui ou os emails ou os telefones de contato. Escreva diretamente para os que te interessaram, pois a Vila não participa da organização dos mesmos. Nós apenas divulgamos pra quem busca aprender mais.

  2. Bety Balanço 27 de março de 2011 at 19:57 #

    Amigas, foi um dia proveitoso com muitas palestra importantes do Sebrae e outros órgãos para valorização do artesão e seu crescimento. Tivemos um maravilhoso almoço com uma bela sobremesa tudo c/ muita fartura.após o almoço reiniciaram as palestra mostrando varias ongs q. trabalham com economia sustentavel e varios projetos q. se utilizam das riquezas do meio ambiente sem prejuízo do mesmo ex: a taboa, para finalizar uma belíssima apresentação de um folclore da região. A chuva foi intensa mas ñ conseguiu tirar o brilho da festa á e o mais importante fiz muitas amizades q. é o mais importante,bjs até breve. Salvador é massa….

    Que bacana querida, saber que uma indicação nossa foi tão bem aproveitada. Todo mundo pede dicas, mas poucas pessoas compartilham o resultado de suas experiências. Obrigada por nos contar. Beijos.

  3. Maria Lece 24 de março de 2011 at 12:25 #

    Olá, eu gostaria de adquiri a minha carteirinha de artesão (nacional) sabe onde consigo? Podem me ajudar?

    Maria, você está mencionado o registro de empreendedor individual? Procure o Sebrae que eles te auxiliam em tudo que precisar ou acesse o site do PAB para conferir onde você pode providenciar sua carteirinha. O link está aí em cima no artigo. Beijinhos.

  4. Stela Maris Cardoso Efffting 21 de março de 2011 at 11:03 #

    Olá !! estou cada dia mais facinada com a Vila do Artesão.
    Sempre tem novidades,muita informação estou achando ótimo.
    Gostaria de saber como faço para maiores informações sobre os cursos para março.

    atenciosamente

    Stela

    Leia a nossa coluna Eventos e Notícias para conferir o que há programado, verifique as datas e locais de inscrições e sempre que houver sites e emails de contato, escreva diretamente para os organizadores ou acesse os links para ter melhores informações. Nossa agenda depende de estarmos recebendo informativos atualizados, mas fique atenta. Beijos.

Deixe uma resposta