Decoração de mesa de natal com reciclagem de pote de vidro

Decoração de mesa de natal com reciclagem de pote de vidro

Decoração de mesa de natal com reciclagem de potes de vidro

Se você enfeita sua casa para o natal mas não o seu dia-a-dia: repense. Nada como uma mesa de natal pra nos colocar neste clima festivo e curtir melhor os momentos que completam o nosso calendário.

Um jogo americano, um arranjo sobre a mesa, pote de vidro decorado para organizar utilitários, castiçais, esse tipo de detalhes vão te fazer se lembrar que você e sua família são o mais importante  

Se não nos damos de presente estes mimos cotidianos, de que tanto vale passar horas produzindo para os outros ou só para as visitas? Cuide-se e cuide de quem você ama demonstrando isso na mesa diária e especialmente no dia do almoço de natal.

Neste dia você capricha com tudo, colocando todos os objetos que você tem guardado sim, que eu sei, e fazendo sua mesa de natal virar o motivo das fotos para quem não foi ao amoço  😀 

Esta dica tem o apoio da True Colors Tintas e texturas Especiais, nem é dica-novidade, mas eu tenho certeza de que tá cheio de gente que não sabe bem por onde começar a preparar um vidro para a reciclagem, ou supraciclagem, que seria o mais correto  😉 

Então vem comigo conferir como eu preparei estes organizadores de utensílios que podem ser usados também como castiçais e até como embalagem de presente. Isso mesmo  💡 

Bora?

 

Reciclagem de potes de vidro para a mesa de natal

 

Prepare os materiais

Separe seus potes de vidro, bem limpinhos e desengordurados. Separe também um rolinho de espuma estreito e um pincel de pelos macios e retos. 

Neste projeto vamos usar a tinta PVA Metal cor Ouro Velho, que é um arraso, e faremos o acabamento com o verniz acrílico Toque de Seda, os dois da True Colors.

Usaremos também o EcoPrimer e a Base Seladora para Artesanato, tudo True Colors  😀 

Clique abaixo e espie com mais detalhes:

Catálogo com linha completa

 

Prepare a máscara

Vamos brincar com a transparência do vidro fazendo nosso tema natalino, a árvore, recortada num vinil adesivo. Pode ser papel con-tact comum ou qualquer sobrinha que você tiver em casa, apenas pra proteger enquanto pintamos.

 

Cole o adesivo

Cole o adesivo bem certinho e com o rolinho estique o EcoPrimer numa bandeja de isopor e aplique sobre toda a superfície externa do vidro. 

O primer serve para criar uma textura sobre a superfície do vidro, facilitando que a tinta aplicada depois grude sem descascar. Então entenda que a superfície vai perder aquela sensação lisinha. É isso mesmo que queremos. Aplique duas demãos e aguarde secar bem.

 

Pinte com a base

Agora vamos tratar de nivelar a cor de tudo para podermos pintar. Eu estou usando a base para artesanato, que vai dar uma pré-cobertura antes da tinta. A base ajuda a reduzir a quantidade de demãos de tinta. Aplique e aguarde secar.

 

Pinte o vidro

Agora sim vamos partir para a nossa tinta PVA Metal. No caso estou usando o ouro velho que tem este astral de festas e vai ficar lindo sobre a mesa de natal. Nem vamos notar que era um pote de vidro usado. Dê quantas demãos forem necessárias para cobrir bem.

DICA: Se quiser usar menos tinta metal, aplique uma primeira demão de tinta amarela normal. O amarelo vai cobrir melhor qualquer pequena frestinha que fique na pintura do outro velho. Eu não fiz porque eu esqueci  😛 

 

Separe detalhes

Enquanto seus potes secam, separe alguns materiais para dar os toques extras que valorizam seu projeto.

Como eu estou pensando tanto nas mesas das refeições diárias desta época, quanto no almoço de natal, optei por algo mais descontraído e com um apelo de natureza.

Separei uma passamanaria metálica da HAK Aviamentos, 1049M, que tem a largura certinha para cobrir a borda do pote. Separei também pequenas pinhas de Pinus que vou pintar com as tintas PVA Vermelha e Verde e também uns fios de palha da costa, para a amarração.

 

Remova a máscara

Antes de seguir aplique o verniz acrílico Toque de Seda usando o pincel de pelos. Uma simples demão é suficiente para proteger e dar um toque acetinado.

Agora que a tinta e o verniz estão bem secos (veja que dourado marrrlindo), use um estilete para levantar uma pontinha da máscara e descolar sua figura decorativa. Retire tudo com bastante cuidado.

 

Cole a passamanaria

Com a Silicola da True Colors, aplique em toda a borda do pote e cole a passamanaria. Veja como deu certinho  😎 

 

Finalize com as pinhas

Finalize amarrando as pinhas na palha e depois em volta do pote. Um detalhe de simplicidade para uma mesa de almoço de natal.

 

Por fim

E assim temos organizadores de talheres para o almoço de natal, dia em que a casa costuma ficar movimentada, né não? Por isso praticidade ajuda, ainda mais se tiver seu toque artesanal carinhoso.

Reciclagem de potes de vidro para decorar a mesa de natal

 

Gostou? Diz aí se não dá outro astral.

Junte com toalhas e arranjos que você preparou em anos anteriores, e viva seu natal mais feliz, fazendo o que você já pode fazer ♥

Veja outras dicas que temos por aqui:

A True Colors patrocina tutoriais da Vila e garante que você tenha acesso à dicas como estas. Retribua, visitando o site e conhecendo produtos e outros tutoriais.

Fotos: Cris Turek

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , , , , ,

3 Responses to Decoração de mesa de natal com reciclagem de pote de vidro

  1. Fátima Sá 30 de novembro de 2017 at 11:09 #

    vou procurar!

  2. Fátima Sá 28 de novembro de 2017 at 17:33 #

    muito fófis!

    • Cris Turek 29 de novembro de 2017 at 20:00 #

      😀 Fátima, essa marca de tinta é ótima. Super indico.

Deixe uma resposta