Desafio artístico em homenagem ao boneco Mug – participe

 

DESAFIO ENCERRADO

A minha amiga Angela do blog Magrinha, nessa coisa de mexer em baús de lembranças para o seu novo blog, tirou de lá de dentro o boneco Mug. E isso fez nascer uma ideia que a Vila e o Magrinha estão divulgando: o desafio artístico do boneco Mug. Mas quem aí de vocês lembra do fenômeno que foi Mug, o boneco da sorte?Como recordar é viver, vamos lá tirar essa naftalina das memórias.

O Mug surgiu nos anos 60, numa época em que as novidades não viajavam na velocidade do twitter. Um certo dia, apareceu num filme de documentário (Simonal – Ninguém sabe o duro que dei) um boneco estranho ao lado de Wilson Simonal e também ao lado de Chico Buarque na capa da revista Fatos e Fotos, situações essas que despertaram a curiosidade das pessoas, porque ambos mencionavam ter o boneco, uma energia de sorte inacreditável.

Chico Buarque com o Mug em capa de revista
Mug com estrelas dos anos 60

 

Ninguém sabia dizer de onde tinha aparecido aquele boneco chamado Mug, mas vários artistas tinham ganho e recebido junto muita sorte, mudando o curso de suas carreiras. Resultado: todo mundo queria ter um Mug e a febre tinha se espalhado por todos os lugares. As histórias e curiosidades do boneco Mug são muitas e estão contadas por João Leão Filho em seu blog Mug Boneco da Sorte. Caso você tenha ainda um desses bonecos originais ou casos para contar sobre ele, João convida a participar dividindo com todos em seu orkut. Visitem o blog e confiram.

Participe do Desafio Artístico

Voltamos ao nosso desafio artístico. Isso do desafio foi uma ideia da Angela para homenagear o Mug que foi nada menos que um dos precursores do Toy-art.  Aí eu ajustei a ideia inspirada pelos desafios em que nossa amiga Lúcia Klein participa em seu grupo. A nossa proposta é envolver vocês num projeto criativo e verdadeiramente participativo. Queremos que vocês coloquem as mãos na massa. Como?

Para participar será necessário recriar o boneco Mug.

  • Teremos duas categorias: o original e uma versão estilo new toy.
  • Vocês terão até o dia 20 de setembro para fazer o seu boneco Mug numa dessas duas versões, ou nas duas, se preferirem, e enviar fotos deles prontinhos para [email protected]
  • Nesse dia selecionaremos, eu e Angela, dois concorrentes para cada categoria e, nessa segunda fase, colocaremos em votação aberta para que vocês decidam qual ficou mais bacana.

 

Assim teremos dois ganhadores.

Trilho de mesa bordado em ponto cheio
Kit amarelo do Banho de Espuma

O presente para o Mug versão tradicional será um lindo trilho de mesa bordado em ponto cheio, oferecido por nossa querida parceira Artrenascença e para o Mug versão toy-art o presente será um kit de produtos super cheirosos da Banho de Espuma, outra parceira constante da Vila.

Então galerinha cheia de criatividade. Não importa a sua técnica, você pode fazer um novo mug e participar da categoria Toy-art, enquanto os que são amantes dos tecidos e das agulhas, se concentram na categoria Tradicional. Vinte dias são tempo suficiente. Eu e a Angela estamos esperando por suas fotos. Esse é o primeiro desafio artístico patrocinado pela Vila e se vocês se mostrarem interessados, muitos outros virão. Até o dia 20, arteiros.

Fotos históricas e do Mug são do blog Mug Boneco da Sorte

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

16 Respostas para: Desafio artístico em homenagem ao boneco Mug – participe

  1. andersonpereiradasilva 14 de março de 2012 at 14:14 #

    ola anderson boa tarde tal bejos adorei o desafio tal

  2. Antonio Alberti Neto 7 de junho de 2011 at 18:17 #

    Prezados/as, seria possível adquirir um exemplar do Mug para pendurar em retrovidor de veículos? Tenho um automóvel antigo e gostaria de pendurar um Mug. Aguardo e agradeço a atenção.

    • Cris Turek 7 de junho de 2011 at 19:08 #

      Antonio, consulte nossos outros artigos sobre o Mug. Use o campo de pesquisa para localizar. Neles há indicações de artesãs que podem atender ao seu pedido. Abraços.

  3. Cláudia 10 de outubro de 2010 at 21:18 #

    Andei tão desaparecida que nem vi esse desafio do Mug.
    Procurei artigos sobre ele , só tinha encontrado em inglês, até que a Vila me oferece uma página inteira sobre o misterioso Mug.
    Legal e não legal…
    Legal… na década de 60 eu não era nascida, rsrsrs
    Não legal… nunca ganhei um Mug, mas isso não me impede de fazer um com os moldes da vencedora não é?
    Essa minha mania de querer mudar o mundo, a educação, as pessoas, acabam me deixando um tanto fora do mundo daqui. Mas que fazer? Me gusta eso!
    Beijocas Cris.
    Cláu

    Amiga, o problema é que você tem mesmo os braços grandes e abraça o mundo com muita vontade. Mas quem é que não queria um abraço desses, heim? Sabe, acho que reviver o Mug é uma boa ideia para presentear os amigos com desejos de boa sorte. É mais um jeito de trocar energias.

  4. sandra pregidio 22 de setembro de 2010 at 22:02 #

    se eu era o bixo de sapéca naum sei…kkkkk… mas que tive uma infancia linda e cheias de surpresas bem legais garanto..totalmente diferente da infancia das crianças de hoje… eles não tem muitas histórias pra contar… geração celular… mp3… computadores..etc.. eu sou da melhor geração que ja surgio… do amor verdadeiro..e da paz de poder brinkar na rua até a hora que eu kizesse…de todo tipo de brinkadeira da époka…e com inocencia e saude,,, beijokas e fikam com Deus meus lindos amiguxos…bixo de sapéca essa foi uma das boas… nunca me chamaram assim…kkkkkkkkkkkkkkkkushausasauhs

    Você não me engana, tenho certeza de que acertei, até porque sou da mesma geração e tive a mesma felicidade de viver como você viveu a infância. Sorte nossa. Beijos.

  5. sandra pregidio 16 de setembro de 2010 at 16:53 #

    nossa quanto tempo o mug… eu tinha um levava e fazia diversas brincadeiras com ele … me vestia de fantasma e mordia a bunda do mug… jogava o lençol por cima só deixando a cara do mug… e saia pela rua de minha casa asustando a mulekada,,, era só por Deus … só via muleke correndo pra todo lado e eu tinha até dor de barriga de tanto rir depois….ele queimou na casa que eu morava…a casa queimou e ele se foi junto … mas muitas recordações d do meu lindo mugnho… beijokas a todos ai e muitos sucesso…no sait…

    Sandra, obrigada por nos contar a sua história do Mug. Você devia ser o bicho de sapeca. Beijos.

  6. soniabisposutton 15 de setembro de 2010 at 13:25 #

    Quero participar do desafio Mug.Onde me inscrevo?Será aqui mesmo?

    Soia, é só enviar uma foto para o email indicado no artigo. Só isso. Inscrição automatica com o envio da foto. De resto é esperar a segunda etapa. Beijos.

  7. debora regina queda 15 de setembro de 2010 at 8:32 #

    olha eu achei o máximo, queria participar, mas só vi isso agora e sinceramente não sei se vai dar tempo para eu fazer um…na correria, que to mas, buahhhhhhhhhhhhhh, indiquei para duas amigas. Agora espero que elas participem.
    eu não sabia nada sobre esse Mug, nasci nos anos 70 nunca ouvi falar dele, achei muito interessante essa estória toda.

    aproveito o post para dizer que o blog da vila tem um template lindo, nunca falei mas sempre pensei, ehehehehe e que adoro as postagens, denovo? repetititititititiva, mas eu adoro mesmo. Daqui a pouco vou para o atelier, não para fazer mug mas hoje vou fazer cuecas samba canção de melancia, hummmmmmmmmm e bolsas laço. beijos para todos amigos da vila

    Ihhh Debora, dentro de alguns dias esse template…..não sei não…….rsrsrsrs, mas obrigada mesmo assim. Tô morrendo de pena que você não vá participar do Mug=desafio.Olha, quem sabe dá tempo, vai. E fiquei bem curiosa com as cuecas melancia. Gente, isso vai ficar um show. Depois quero ver. Beijo grande e obrigada pela divulgação.

  8. Regina 10 de setembro de 2010 at 19:02 #

    Cris,
    que bacana….eu sou desse tempo!!
    Lembro que meu pai tinha um pendurado no espelho do carro ..era uma febre!
    Tinha um na cabeceira da cama…tempo bom de infância!!
    Amei!!
    Beijocas

    Amiga, participe, crie um mug só seu com a técnica que preferir e mande uma foto. DIvulgue entre suas amigas, queremos muito ver vocês criando. Beijos.

  9. valéria novaes 6 de setembro de 2010 at 20:59 #

    olá,obrigada por me convidar!!!mas dessa vez não vai dar.estou tentando divulgar a minha filha manuella em todo lugar que eu puder,e pra quem eu puder,é que ela está paricipando do concurso de bebê calendário de 2011 da jonhson e ela só será selecionada se tiver o maior número de votos.Então gostaria de te pedir para divulgar so seu blog,que é muito amado,para pedir que votem na minha bebê!!!!por favor!!!!!é só entrar no site bebejonhson.com.br e votar em manuella(com 2 L) e buscar,ela estára na 2ª página,e está sem roupinha e de faixinha na cabeça.por favor me ajude!!!!se não puder me mande uma resposta.obrigada e muuuuuuuitos beijos!!!!

    Estamos divulgando seu pedido, fica aqui pra todos que puderem participar e votar. E depois nos mande novidades, ok? Boa sorte pra sua fofucha.

  10. Manu 5 de setembro de 2010 at 2:18 #

    Boa Noite Cris

    Pois então, a mãe, da minha Entrevistada Dani, de hoje, fazia esses bonecos.

    Dê uma olhada no blog, aliás, já na primeira resposta ela fala a respeito.

    Beijocas.

    Manu

    Valeu a dica Manu, deixei um recadinho pra você e pra ela também. Participem do desafio que tem apenas o objetivo de incentivar a criatividade. Beijos.

  11. valéria 4 de setembro de 2010 at 17:43 #

    adoro esse blog.

    Obrigadão Valéria. Agora só quero te ver participando do desafio. Que tal?

  12. Janeisa Tomás 4 de setembro de 2010 at 16:28 #

    Nossa que lembrança boa, saudade de minha infância, eu tive um “Mug”para chamar de meu.
    Abraços!

    É Janeísa, parece que o Mug teve tanta audiência quanto o Chico Buarque, não é? Beijos.

  13. Jacqueline 4 de setembro de 2010 at 13:33 #

    Oi Cris, eu tinha um! Ele era muito fofo, hahhah, meu “bichinho de pelúcia” favorito!
    Adorei vê-lo e sentir uma saudade gostosa de mil novecentos e antigamente…
    bjs

    Ahhhhh, quantos segredos sussurrados para o Mug, heim? Coisa boa mesmo recordar detalhes como esse. Aproveite a inspiração e participe, amiga. Beijos.

  14. Camila Sousa dos Santos 4 de setembro de 2010 at 7:05 #

    Olá!
    O Poronga’s está fazendo 3 anos nos ar e em comemoração estamos realizando sorteios! Passe lá pra nos prestigiar, será um prazer!!!
    Bom final de semana!
    Abraços

    Olá Camila, já estou participando do sorteio. Participe também do sorteio de aniversário da Babel das Artes que está acontecendo aqui na Vila. São 3 lindos presentes, quem sabe você ganha o seu. Beijos.

  15. lucia Klein 3 de setembro de 2010 at 15:06 #

    Nossa – daí que eu tô vedo que eu sou deste tempo – ai ai
    o chico buarque bem novinho ! todas estas fotos vintage-
    em queano foi isto ? jzuis – fala baixo – mas sabe que a gente nem via tv – porque na minha casa não tinha não … na minha infância eu ia dormir no máximo as 8 da noite de tão cansada das brincadeiras de rua- tempos diferentes
    bjs

    Se é ou não do nosso tempo não vem ao caso, certo? rsrsrsrsrs Amiga, participe pois esse desafio tem muito de inspiração em você, viu? Beijos.

Deixe uma resposta