Dica de cuidado com o móvel de demolição

Passando um paninho com aguarrás
Tempos atrás eu escrevi um artigo dando uma dica de manutenção para quem tem um móvel de demolição. Hoje eu vou dar uma outra super dica que aprendi com um marceneiro e que com certeza vai te interessar muito.

Pra proteger o seu móvel das traças e dos cupins, dilua na cera que você usa para nutrir a madeira, um pouco de aguarrás. Com o tempo ela cria essa película protetora contra traças e também afasta os cupins. Se o seu móvel já tiver sinais de infestação, experimente passar aguarrás pura e, depois de secar, a cera para hidratar.

Segundo o marceneiro, você vai notar a diferença. Mas ATENÇÃO: isso apenas para o móvel de demolição. Móveis com outros acabamentos devem ser limpos apenas com pano úmido.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

23 Respostas para: Dica de cuidado com o móvel de demolição

  1. marcele sousa 19 de março de 2014 at 20:05 #

    Quero fazer um deck para colocar o colchão com paletes quais os cuidados com a madeira e para pintar uso verniz? Obrigada

  2. Elisabethe 22 de março de 2013 at 16:12 #

    comprei uma mesa feita de madeira de demolição, linda porem o marceneiro deixo-a vermelha,não sei se com cera ou verniz, como tinha muitos buracos, lixei a madeira e tampei os buracos com massa F12, dei uma banho de Gimo cupim, porem gostaria da cor natural da madeira, e que os buracos que tampei ficassem o mais natural possivel, tambem moro proximo ao mar e por aqui, então to pensando em passar osmocolor marinho. mesa para minha sala de jantar

    • Cris Turek 26 de março de 2013 at 17:23 #

      Elisabethe a maresia não maltrata a madeira, mas talvez os dias quentes façam com que ela trabalhe um pouco, é possível. O verniz marinho é só para caso fique no tempo. Sobre a cor da madeira, o ideal é testar remover com um removedor apropriado para verniz, mas não tem como garantir que saia tudo. Arrisque,e depois lixe bem. Talvez diminua a tonalidade para essa que você deseja. Boa sorte.

  3. Claudia 29 de outubro de 2012 at 7:42 #

    Vou fazer isso, muito obrigada!

  4. Claudia 26 de outubro de 2012 at 10:17 #

    Olá, assim eu vou transformar uma porta antiga em escrivaninha p o escritorio, ai vi o passo-a-passo da pátina envelhecida, usa os corantes AZUL REI, AMARELO, OCRE, PRETO. Fica lindo, mas eu gostaria de uma cor mais madeira antiga, mais clara do que o ocre.. você teria uma sugestão de corante?
    Obrigada.

    • Cris Turek 26 de outubro de 2012 at 18:30 #

      Claudia vá até uma loja e veja o que você consegue encontrar no tom desejado pois nem sempre achamos toda a cartela à disposição.

  5. vilma pinheiro 10 de junho de 2012 at 20:37 #

    Amiga Cris, acho que posso chamá-la assim. Minha mesa é de jacaranda encerada. gostaria de ter o passo a passo para transformá-la em imitação de madeira de demolição. Não tenho a mínima noção mas sou super curiosa. Será que vc. pode me nsinar? Bjs e obrigada.

    • Cris Turek 10 de junho de 2012 at 22:02 #

      Vilma ainda não tenho esse passo a passo fotografado. Se puder esperar, penso em publicar a dica em breve.

  6. vilma pinheiro 10 de junho de 2012 at 10:44 #

    Amiga, li em algum lugar, que para uma mesa ficar igual a madeira de demolição eu deveria passar bom bril e depois encerar com cera de carnaúba. É isto mesmo. Não encontro onde li isto . Me ajude pois gostaria de fazer isso em uma mesa antiga. Grata.

    • Cris Turek 10 de junho de 2012 at 20:14 #

      Vilma não é bom bril. Você deve usar lixa mesmo, de madeira, e isso se o seu móvel já tiver uma pintura sobre ele pois o estilo demolição demanda uma tinta descascada e antiga com pedaços da madeira aparecendo.Beijos.

  7. Raquel Chiarani 13 de maio de 2012 at 21:12 #

    Boa Noite, Cris
    Acho o piso de madeira de demolição lindo, aqui na minha região dificilmente se vê casas que utilizam esses material, porém algumas casas (mais antigas) são de madeira (do chão até o teto). Nessa semana surgiu a oportunidade de comprar uma dessas casas que fica no interior (a família foi morar na vila e a casa está abandonada). A minha dúvida é a seguinte: caso consiga comprar o assoalho dessa casa, como faço o preparo da madeira até a colocação em minha casa? Que cuidados deve ter com essa madeira? Detalhe, onde moro só encontro empresas “especializadas” na instalação e montagem do piso laminado.

    • Cris Turek 14 de maio de 2012 at 11:31 #

      Raquel, você vai precisar e mão deo bra especializada. Sugiro que procure os serviços de um marceneiro mesmo e explique para ele a situação. Normalmente eles tem condições de retirar e tratar esses pisos. Boa sorte.

  8. leila lorga 13 de março de 2012 at 15:29 #

    Boa Tarde Cris
    Por favor preciso da sua ajuda, fiz uma mesinha de canto com uma “bolacha” de peroba rosa, mas não sei como dar o acabamento, não sei que produto usar para proteger e manter a beleza e a cor da madeira, voce fala de cera de carnauba, selante etain …
    Por favor me oriente, gostaria de uma peça sem brilho e o mais natural possivel.
    Sou totalmente leiga no assunto e esta é minha primeira peça rsrsrsr
    bjusss querida
    tdo de bommmmm
    leila

    • Cris Turek 13 de março de 2012 at 23:22 #

      Leila, o stain você passa pra reavivar a tonalidade da madeira e proteger. O acabamento faz com cera de carnaúba que você pode comprar no mercado mesmo, em pasta. Aplique muitas demãos, espere secar e lustre com um pano macio. De tempos em tempos reaplique. É isso amiga. Beijos.

  9. yvelise 23 de agosto de 2011 at 11:05 #

    Cris, gostaria de saber que removedor devo usar na mesa com verniz, pois só com lixa não ficou bom. Obrigada Yvelise.

    • Cris Turek 23 de agosto de 2011 at 20:41 #

      Yvelise isso é normal. Vá numa loja de tintas e peça removedor para verniz. Eles vão te dar as opções de marcas disponíveis.

  10. Yvelise Stumm Aiolfi 21 de agosto de 2011 at 20:02 #

    Tenho uma mesa em verniz escuro, gostaria de de deixar na cor da madeira , só lixar e proteger com verniz ou com cera de carnaúba. Obrigada Boa noite. Yvelise

    • Cris Turek 22 de agosto de 2011 at 10:18 #

      É assim como você disse Yvelise, lixar bem, aplicar removedores se preciso, e proteger com cera.

  11. Marli Pereira 28 de junho de 2011 at 14:35 #

    tenho mesa e cadeiras de madeira em verniz escuro ,minhas cadeiras estao todas riscadas gostaria de pintalas o devo fazer. obrigada Boa Tarde. Marli.

    • Cris Turek 28 de junho de 2011 at 15:43 #

      Marli, você vai precisar remover todo o vestígio do verniz velho, ou com lixa ou com removedores apropriados. Depois é limpar bem e pintar com tinta para madeira. No final proteger com verniz. Dá trabalho mas não é difícil. Divirta-se.

  12. Luciane 16 de fevereiro de 2011 at 15:34 #

    Boa tarde. Gostaria de saber como tratar da madeira de demolição para fazer uma bancada de lavatorio p/ banheiro.obrigado

    Luciane, use um bom selante, pode ser Stain. Depois você pode usar verniz marítimo, que ajuda bastante. O importante é refazer essas aplicações de tempos em tempos. Beijos.

  13. Iza 27 de novembro de 2010 at 16:47 #

    Boa Tarde

    Gostaria de uma dica de cabeceira para cama infantil meu filho tem 5 anos e adora carros e musica.

    Obrigada !

    Iza

    Querida, não tenho nenhuma dica no momento mas estou anotando o seu pedido. Assim que tivermos novidades eu aviso. Beijos.

Deixe uma resposta