Dica de passeio em João Pessoa, Vila Cariri

Fachada do Vila Cariri com detalhes típicos da arquitetura nordestina

João Pessoa, capital da nossa Paraíba, está cada vez mais dentro dos roteiros de turismo. Não sou daqui, e por isso posso garantir: é uma cidade apaixonante. Cheguei sem saber bem o que encontraria, mas nem penso em sair dessas redondezas. Pra você que está vindo se perder por esses encantos, hoje tenho uma ótima dica de passeio gastronômico: bar e restaurante Vila Cariri.

O Vila Cariri é fiel ao nome que escolheu não só em sua fachada que reproduz a arquitetura do Cariri nordestino, mas também em seu cardápio especialmente regional. Pra quem não é acostumado aos sabores dessa região, o Vila Cariri é uma opção que surpreende. Receitas tradicionais a base de carne de bode, macaxeira e gerimum aqui são servidas de maneira maravilhosa, e olha que eu nem queria saber de provar. Mas provei e devo dizer que é tudo muito bom. Mas o Vila Cariri oferece também todo um cardápio bem conhecido de todos os bons restaurantes brasileiros.


No salão interno, a cortina feita de fuxicos Detalhe da cortina de fuxicos


Agora, tirando tudo isso de lado, o que eu quero mesmo mostrar, é que o espaço do Vila Cariri é um lugar repleto de detalhes da cultura regional que fazem os nossos olhos passearem de um canto para o outro sem parar. Tem todo o espírito do artesanato. Muita chita nas cortinas, fuxicos, quadros e xilogravuras, vários objetos antigos por todos os lados e surpresas em cada canto que podemos muito bem reproduzir em nossas casas.

Vita, uma das proprietárias do Vila Cariri Nem duvidei em fotografar e mostrar pra vocês essas dicas que aprendi lá com a Vita, uma das irmãs que administra o lugar, num trabalho de família primoroso, onde você é atendido como se fosse de casa. A cortina de fuxicos, por exemplo, foi feita pela mãe das meninas, que faz questão em participar dos trabalhos. E que tal a luminária dessa foto, feita com um grande ralador de milho.
Do lado de fora, sobre o muro de dormentes, as botas velhas descansam e abrigam as plantinhas, numa dica que vocês já viram aqui na Vila. O bacana é perceber o quanto é possível usar na decoração. As botas velhas que viraram vasos


Salão do Vila Cariri com o buffet

 

Bicicleta antiga decorando o ambiente Por todos os lados objetos garimpados em brechós e antiquários fazem a gente voltar no tempo. Parecem que um tiozinho de chapéu acabou de passar por ali e deixou ali de lado, como essa bicicleta.


E esse balcão de armazém com baleiro, candieiro, balança antiga e coisas que ainda se usam no Cariri. E ali atrás, escondidinha está a Maria de Lourdes, outra das irmãs que administram esse lugar super simpático.

Balcão do Vila Cariri

 

Isso que estou mostrando aqui pra vocês é apenas um aperitivo, porque esse passeio aos costumes nordestinos é uma dica que quem puder aproveitar não deve deixar passar. A gastronomia regional é deliciosa, surpreendente e merece ser degustada como se deve. Conheçam mais desse lugar que eu adoro visitar acessando o site do Vila Cariri onde tem um pouco da história do Cariri, endereço e telefones, além do cardápio completo pra vocês espiarem.

Decoração do salão interno do Vila Cariri

Fotos: Cris Turek e Marcelo Pereto

Você vai gostar também de:

, , ,

14 Respostas para: Dica de passeio em João Pessoa, Vila Cariri

  1. Cris 1 de novembro de 2012 at 15:01 #

    Oi Cris
    Foi incrivel ver essa reportagem tão maravilhosa a respeito de uma cidade como João Pessoa, verdade,não somente a cidade, mas tbm as pessoas, sou de Recife mas vivo em Texas, e levei meu marido para conhecer a cidade onde minha família vive e ele ficou tão empolgado e maravilhado com a beleza e com tantas arvores plantadas na cidade que compramos lotes e estamos voltando breve para construir nossa casa. “Joao Pessoa, cidade de coração aberto para aqueles que realmente conhece o que é viver a vida e desfruta-la” Parabéns adorei. E vila Cariri me fez reviver minha infância com coisas daquela época, muito obrigada pelo carinho de mostrar uma terra cheia de espaços para gente bonita e cheia de vida como você.
    Obrigada

  2. robson 17 de janeiro de 2012 at 21:46 #

    lugar bacana, bem decorado, tipico da cultura do agreste nordestino, onde opetei por esperimenta uma carne de sol como prato principal, e como entrada uma porção de costela de cabrito, que por sinal estava saborosa, mais infelizmente nao posso dizer o mesmo da carne de sol, estava estragada, a proprietaria mais o garçom providenciaram outra que que veio o puro sal, infelizmente fiquei com impressao que nao ha controle de qualidade na cozzinha.

  3. geusa medeiros 23 de maio de 2011 at 13:04 #

    gostaria de saber o endereço do vila cariri em joão pessoa

    • Cris Turek 24 de maio de 2011 at 10:26 #

      Geusa, o site deles está indicado no artigo. Acesse e confira diretamente por lá o endereço e telefone.

  4. BENEDITA ANDRADE 2 de dezembro de 2010 at 12:00 #

    Nossa isso e que e ideia de uma decoraçao rustica e simples,mas que exige sabedoria de onde colocar tudo.Amei parabens.Bjs beny

    A ideia é fazer a gente se sentir bem no interior, e como dá certo, viu? Beijos.

  5. djanira 1 de dezembro de 2010 at 21:43 #

    ola……que lugar mais gostoso…..eu moro no sertão, mas onde fica mesmo este lugar??gostaria de visitar….

    Djanira, fica em João Pessoa. Leia no artigo que tem indicações de endereço pra visitar. Beijos.

  6. Monique Teixeira 23 de novembro de 2010 at 10:17 #

    gente… que tudo esse lugar!!! e esses objetos antigos???? ameiii… engraçado como existem lugares simples que ainda valorizam o romantismo antigo!!! e aquela geladeira então??? é meu sonho!!!

    Alguns detalhes só vendo ao vivo mesmo, mas chegam a ser divertidos. Se puder, vá conhecer. Beijos.

  7. Sonia 23 de novembro de 2010 at 9:18 #

    Oi,Cris,

    Colocando meus e-mails em dia, li esta sua dica. E adorei! Aliás, eu amo o teu blog, já te dise isso, né. É educativo, informativo, inspirador. Gosto das dicas, dos trabalhos mostrados. Enfim, você está de parabéns.
    Eu já anotei a dica, pois pretendo visitar a Paraíba no ano que vem. Se Deus quiser.
    Beijos,

    Quando vier para cá me escreva que darei todas as dicas mais bacanas de passeios. Você vai amar João Pessoa. Beijos.

  8. Maria Paula Brandão Apocalypse 22 de novembro de 2010 at 11:19 #

    Já fui a João Pessoa e é um dos lugares que quero voltar.
    É bom demais mesmo a cidade.
    Adorei as fotos e mais uma vez a criatividade é enorme.
    Adorei a cortina de fuxico, a luminária de ralador de queijo e os baleiros!
    Tenho muita vontade de ter um pra colocar botões, por exemplo!!!
    Parabéns pela “reportagem” e pras donas do restaurante.
    O lugar tem um jeitão de aconchego.

    Anote a dica pra quando retornar à JP, você vai amar. Beijos.

  9. RUDYNALVA SOARES 22 de novembro de 2010 at 10:11 #

    Como moro aqui em João Pessoa, posso ratificar tudo que foi dito. A Vila Cariri é um lugarzinho gostoso, aconchegante e bem nordestino, até parece que estamos em casa e o atendimento é personalizado.
    Venham curtir as belezas da nossa terra!
    cheirinhos
    rudy

    Obrigada Rudy por tornar as minhas palavras ainda mais verdadeiras. Beijos e nos vemos por lá.

  10. FRANCISCO SILVERIO ALMEIDA 22 de novembro de 2010 at 8:26 #

    Bom dia Cris! A Vila do Artezão, simplesmente: “É um sonho, que a gente sonha acordado!!”
    Estou longe de voces, geográficamente, porém, em conjunto, espiritualmente…
    Vou empenhar-me, para ainda conhecê-los pessoalmente.
    Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Bjs. Abraços a todos da Vila do Artezão….

    Desejamos que venha mesmo e conheça essas maravilhas pessoalmente. Obrigada pelos votos e que eles retornem em dobro pra você sua família.

  11. Maria Nabão 22 de novembro de 2010 at 8:17 #

    Olá Pessoal da Vila do Artesão e a você maravilhosa Cris….
    Obrigada pelo carinho em ter respondido comentários anteriores..
    Agora, Post de hoje Vila Cariri, jamais esquecerei, que lugar gostoso, esse restaurante tudo bem típico, essa cortina de fuxico, o ralador como luminária, tudo maravilhoso, adorei, é um lugar simples e aconchegante, a Maria de Lourdes e a Vita representam muito bem o lugar…Já anotei na minha agenda,Vila Cariri,João Pessoa!!!!
    Cris, procurei mas não a vi nesse Restaurante, o lugar ia ter um brilho a mais…
    Obrigada a todos da Vila do Artesão, conheci mais um lugar através de vocês!!!!!
    BJKS!!!!
    Uma boa semana para todos!!!
    Maria Nabão!!!!

    Querida, nem sempre saio bem nas fotos, e como eu faço a seleção, rsrsrsrsrs Mas entendi a dica. Obrigada amiga. Beijos.

  12. Andreia Frezarim 22 de novembro de 2010 at 7:00 #

    Bom Dia Cris!!!
    Como é bom ver esse tipo de materia,levanos a soltar a imaginação e deixar de lado o pensar que tudo tem quer ser combinadinho.Olha fiquei feliz em ver aquele baleiro,me levou lá atras no tempo qdo era criança,como muita balinha que ficavam naquele baleiro,rsrsrsr.Parabéns.bjins

    É amiga, o tudo combinandinho ficou bem longe no passado, hoje podemos fazer de tudo. E esse baleiro e os outro objetos perdidos pela Vila Cariri são de trazer boas recordações mesmo. Beijos.

Deixe uma resposta