Dicas iniciais sobre a arte do biscuit

Dicas para iniciar no biscuit

Fiquei muito lisonjeada com a oportunidade que a Cris ofereceu para poder dividir com vocês um pouco que conheço desse mundo de massinha tão apaixonante que é o Biscuit (ou Porcelana Fria). Este espaço vai servir para conversarmos, aprender um pouco e trocarmos muita figurinha. Então chega de papo e vamos ao que interessa não é mesmo?

Inicialmente o Biscuit era feito de uma mistura de sal, farinha e água, a chamada “pasta de sal” para se fazer trabalhos delicados que pudessem servir de enfeite. Ainda hoje se encontra pela internet receita dessa massinha que geralmente é feita para a felicidade da criançada.

Mas a resistência dessa massa era muito baixa e a durabilidade das peças ficava comprometida, então era preciso encontrar algo que fosse mais firme. Um material que não tivesse apenas uma boa durabilidade, como também recebesse bem pintura dentre outros acabamentos.

A massa de biscuit

Quando se acrescentou outros elementos à massa ela ganhou a consistência e a funcionalidade que era preciso. Surgia então o Biscuit que também é conhecido como “Porcelana Fria”.

Este termo é usado em muitas ocasiões e até pode confundir quem não conhece a técnica, pois a peça fica com um aspecto de porcelana, mas sem precisar ser queimada no forno, já que a massa em contato com o ar permite que a água evapore e assim seque firme.

Então aqui vão algumas dicas:

Hoje já podemos encontrar massa pronta em diversas marcas nas lojas de artesanato, mas ainda existe quem prefira fazer em casa. E para estas meninas e meninos eu separei uma receita que aprenderemos em detalhes na próxima aula. Enquanto isso providenciem os ingredientes pois faremos juntas esse passo-a-passo:

  • amido de milho (Maizena);
  • cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou Cola Cascorez Porcelana Fria;
  • vaselina líquida;
  • vinagre ou suco limão (age como conservante);
  • creme para mãos (não gorduroso) para sovar a massa.
Como fazer a massa veja aqui, clique.

 

A massa de biscuit pronta deve descansar

Depois de pronta, é sempre bom descansar a massa de um dia pro outro. Pode acontecer da massa “suar” no saco plástico, então basta tirar, secar com um pano e colocar em outro saco.

Para tingir, temos hoje várias opções. Particularmente eu testei quase todas, errei e acertei muitas vezes, mas vale à pena só pelo aprendizado. São elas:

O que usar para tingir a massa de biscuit

-tinta óleo geralmente escurece bastante a massa depois de seca, mas procure ver se você não tem alergia no contato com a pele.

-tinta pva dá um excelente tingimento e escurece 3x a cor inicial tingida

-tinta acrílica idem a pva

Artesanatos de natal, aprenda agora

-pigmento de construção também podem ser usados em alguns trabalhos. O vermelho e o preto são excelentes e o custo é bem mais barato

Atenção: tinta guache NÃO serve, eu disse e vou repetir. NÃO serve de forma alguma para tingir, pois a guache tem muita água e isso deixa a massa molenga e pode comprometer o seu trabalho.

Há quem use corante alimentício e outras tintas, mas estas relacionadas foram as que até então me ajudaram e me ensinaram bastante no decorrer dos anos.

Mantenha a massa embalada

Com a massa pronta, seja ela comprada em loja ou mesmo feita em casa, é sempre bom guardar em um saco plástico bem fechado para que ela não resseque e assim acabe perdendo material. Depois de seca a massa não pode ser reutilizada.

Para complementar nosso papo de hoje vão aqui mais algumas dicas:

• O creme hidratante (sem silicone) pode ser usado para alisar a peça quando você estiver modelando;

• A água também serve para alisar, mas muito cuidado na quantidade para não estragar o trabalho;

• Depois de seca, a peça pode ser envernizada com vernizes a base de água ou solvente;

• Quando a peça está seca recebe pintura por cima sem problemas;

• Alguns outros materiais como peças para bijouteria, podem ser usadas para adornar o seu trabalho e deixa-lo ainda mais bonito.

 

Muitas possibilidades para o biscuit

Bom, acho que para começar está de bom tamanho, não? Se esqueci alguma coisa, podem mandar perguntas e vamos tirando todas as dúvidas na medida que formos colocando os pap aqui para vocês.

Espiem uma dica que já compartilhei aqui na Vila: Palhacinho em biscuit e preparem-se para as novidades.

Bem vindas à Vila do Artesão e que essa aposta da Cris possa servir de um grande aprendizado para todos nós.

Um forte abraço e bora colocar a mão na massa!

Camila Santos

 

Camila Santos, professora de biscuit

Sou Camila Santos, colunista sobre Biscuit.

Trabalho muito com a técnica, visitem e espiem lá no By Camila Santos.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

43 Respostas para: Dicas iniciais sobre a arte do biscuit

  1. Rubanne 3 de agosto de 2016 at 9:06 #

    Oi! Adorei a matéria! Mas eu gostaria de saber se modelar a massa branca e depois de seca quiser pintá-la, eu consigo? Ou recomenda já modelar a massa colorida?
    Obrigada! 😀

  2. Angela Esteves 16 de julho de 2016 at 20:37 #

    Ola.
    Antes de mais quero dar os meus parabens pelo site e depois queria saber se posso decorar um espelho de wc com flores feitas em biscuit…como ficara na casa-de-banho, nao irao ganhar bulor com a humidade?
    E aplico as flores com cola quente ou outra mais resistente?
    Obrigado!
    Cumprimentos
    Angela

  3. May 3 de abril de 2016 at 11:53 #

    Oi, Camila. Vc disse q depois de seca pode pintar a vontade. Mas com qual tinta eu poderia pintar? Dá o mesmo efeito pintar e tingir a massa? Obrigada!

  4. Natalia 2 de maio de 2015 at 23:15 #

    Ola, eu posso fazer peças grandes com biscuit? para pintar depois de seca eu tenho que passar alguma coisa antes da tinta?

  5. Vera Ponti 10 de março de 2015 at 9:58 #

    Devo parar verniz nas pessa depôs de prontas?

  6. Moisés 21 de janeiro de 2015 at 14:24 #

    Boa tarde,
    Pretendo fazer uma fonte de agua com o biscuit, mas não sei se esse tipo de massa suporta agua. Qual seria o tipo de impermeabilizante a ser utilizado??

  7. Eliane Patricio 15 de agosto de 2014 at 16:16 #

    Olá, por favor gostaria de uma dica, faço maquetes de bolo de massa acrilica com aos detalhes em biscuit compro a massa pronta ai só pinto com tinta pra tecido, o problema surge quando colo os detalhes no bolo de massa acrilica (tipo coração, bolinhas, listras…de biscuit) tepois de algum tempo e biscuit encolhe e levanta a massa acrilica do bolo, o q eu poderia fazer?? socorro!!!

  8. neide 26 de junho de 2014 at 21:34 #

    oque fazer quando a massa pronta ta molenga

  9. Taiz 26 de junho de 2014 at 12:29 #

    Que ótimo! Estou muito interessada em iniciar artesanato em biscuit pra ver se levo jeito. Obrigada pelas dicas!

  10. Vãnia Maria Jácome 15 de junho de 2014 at 20:13 #

    Adorei as dicas, era td q precisava para começar a trabalhar com bisqui, pois ainda sou leiga em bisqui, mas adoro bisqui e agora é a vez de eu ´prender a fazer minhas pecinhas. Obrigado pela sua boa vontade de ajudar aqueles q precisam de suas dicas. Obrigado de coração.

  11. daniel 10 de março de 2014 at 8:05 #

    Ola…..eu contruo fontes de agua…e queria saber se o biscuit pode molhar com o volume de agua normalmente ou depois de envernizado!!!
    Aguardo respostas!!!

  12. edjane 14 de janeiro de 2014 at 9:50 #

    posso tingir a masa branca sera qque dar certo e fui chamada p ensinar volutariamente na escola e naqo sei o que ensina p comecar

  13. Edilene 7 de janeiro de 2014 at 11:49 #

    Boa tarde !

    Depois que uma peça de biscuit ta pronta e seca, posso embalar com filme ??

  14. ANA RIBEIRO 4 de dezembro de 2013 at 20:26 #

    adorei as dicas, fiquei com duvida na hora de tingir a massa, como tingir? eu devo misrurar a tinta na massa? entao eu devo fazer varias massas para ter uma de cada cor? aguardo resposta

    ana ribeiro

  15. vilma 29 de julho de 2013 at 16:26 #

    adorei as dicas,valeu.

  16. Luana Gomes 20 de junho de 2013 at 18:33 #

    Oi Camila, trabalho com biscut mas algo que me incomoda muito é que ao fazê-las após as mesmas secarem elas acabam rachando.. não ficam lisinhas, principalmente em partes redondas tipo rostinhos e barriguinhas. Gostaria de uma dica para que isso não acontecesse. Obrigado

  17. Iranir Maria 7 de junho de 2013 at 16:07 #

    Olá faço biscuit a alguns meses e tenho dificuldade de deixar os bonecos que faço firme na base, eles sempre ficam com os pes grudados mais caem, como se o pé se esticasse. Você teria alguma dica que possa me ajudar?

  18. jhonata luiz 11 de abril de 2013 at 18:15 #

    adorei parabens

  19. Iasmin 11 de janeiro de 2013 at 14:18 #

    Olá, estou começando a trabalhar com biscuit, e realmente é muitooo legal,dá pra fazer uma enorme diversidade de coisas, mas a minha dúvida é: tem de se fazer a massa de biscuit obrigatoriamente com colher de pau ?? Por favor, se puderem me esclarecer esta dúvida, muito grata.

  20. Schirley 15 de novembro de 2012 at 8:39 #

    Eu faço maquete de bolo para alugar, e gostaria de saber qual é a melhor maneira de se guardar para não danificar ou amrelar.aconteceu comigo, guardei uma pronta ela amarelou. gostaria de algumas dicas sobre o assunto e se é melhor guardar peças separadas e na hora montar. agradeço se puder me ajudar. obrigada

  21. ademario 14 de novembro de 2012 at 20:00 #

    gosto muito da tecnica do biscuit ,porem nunca fiz gostaria muito de aprender porem minhas maos transpiram muito ,isso pode comprometer o meu trabalho com as peças? tenho muito desejo de aprender como hobby,gosyaria de umas dicas ,obrigado !

  22. Ivone 18 de outubro de 2012 at 9:14 #

    Bom dia!
    Gostaria de uma dica de como colar uma moldura que quero fazer de biscuit para um espelho que está colado na parede do meu banheiro. A massa eu comprei pronta só falta tingir (isto já vi as dicas) mas não sei se posso usar cola branca, já que vai pegar na porta e na beiradinha do espelho…

    Aguardo a resposta e desde já agradeço

    Ivone

    • Cris Turek 26 de outubro de 2012 at 19:25 #

      Ivone use cola epóxi e grude com bastante fita crepe até que a colagem se complete. Depois você retira.

  23. Eliete 19 de setembro de 2012 at 9:19 #

    bom dia Camila, gostei muito das dicas do biscuit, estou começando a mexer com biscuit a bem pouco tempo, quer dizer estou descobrindo o biscuit , e é muito bom amei, espero aprender muito com vocês, beijos e abraços pra você e a todos da Vila do Artesão.

  24. cynara sena 8 de agosto de 2012 at 14:13 #

    olá…adorei as informações que deste no seu site…mas eu tenho duas duvidas…o que eu faço para não deixar minhas peças marcadas com minha digitais e qual a melhor forma de decorar a tampa de um pote para que não fique com ar..e se ficar com ar o que faço ara tira-la.
    Desde ja lhe agradeço!!!
    cynara sena

  25. leticia 9 de julho de 2012 at 19:32 #

    oi gente esse saite e muito legal tenho apenas 08 anos mas gosto muito de fazer biscuit comdo foi o cha de bebe da minha prima eu que fiz a lembrazinha com biscuit

  26. Juli 2 de julho de 2012 at 23:55 #

    Adorei as fotos, ficaram muito fofas!

  27. LEIDES 21 de junho de 2012 at 9:41 #

    gostaria de saber se não tem um meio mais fácil de fazer a massa,sem ter que leva-la ao fogo,não tenho forças nos braços para mexe-la no fogo.

  28. Duda Ramos 20 de junho de 2012 at 13:55 #

    oi camila comprei amassa de biqui fasso os rostinhos so q da um problrminha amassa vai secando e começa a rachar pode me ajudar beijos.

  29. Valeria da Cruz 20 de junho de 2012 at 11:44 #

    Olá

    Adorei, sensacional as explicações………..
    Estarei acompanhando.

    Obrigada
    Valéria Regina da Cruz

  30. Rita Elaine Duarte 20 de junho de 2012 at 11:43 #

    Achei o máximo!Parabéns Cris e Camila!Bjok’@s

  31. Márcia 18 de junho de 2012 at 23:19 #

    Olá Camila, gostei bastante do seu jeitinho.
    Vou visita-la sim, quero conhecer seu trabalho; pois sou totalmente crua com modelagem(rsrs)e quem sabe eu crio coragem e modele uns monstrinhos rsrs…até pegar jeito rs. Desculpe a brinkadeira. Bj

  32. Sandra Santos 18 de junho de 2012 at 21:57 #

    Ola Camila, muito obrigado por dividir sua ideia. Vou fazer . Um grande abraco. Sandra-Boston MA

  33. analina andrade 18 de junho de 2012 at 20:27 #

    obg. voce é maravilhosa.bjs.

  34. jorgete.34 18 de junho de 2012 at 20:26 #

    adorei esta aula vou acompanhar esta tecnica

  35. angelica donofriu marcelino 18 de junho de 2012 at 20:21 #

    olá, me chamo angelica sou de ldna, pr, trabalho em uma loja de artesanato, hj ja existe corante em pó, são excelentes nao suja as mãos, e rende bastante

  36. teresa maia 18 de junho de 2012 at 17:40 #

    Camila,
    estou muito contente com a sua chegada pois sempre tive vontade de fazer peças em biscuit, mas nunca pude aprender. Sou muito grata por sua participação. Boa sorte e que esta seja a primeira de inúmeras aulas que você nos oferecerá.
    beijos e abraços fraternos nas vibrações da Luz Violeta.

  37. Duda Ramos 18 de junho de 2012 at 14:56 #

    oi camila vc me ajudou muito com esse passo a passo para iniciantes em bisqui tenho 27 anos mas sou uma iniciante na arte q ja fas parte de mais ums dos amores e paixao de minha vida obrigada alexia ramos

  38. M. Ferreira 18 de junho de 2012 at 11:15 #

    Gostaria de saber que tipo de creme para as mãos vcs usam, pois fico em duvida, obrigado pela atenção e parabéns pelas dicas, amo todas.

  39. ELZA CRUZ 18 de junho de 2012 at 9:45 #

    ESTAVA PROCURANDO MUITO ESSAS DICAS!OBRIGADA VILA DO ARTESÃO!

  40. Andreia Frezarim 18 de junho de 2012 at 7:10 #

    Olá!!Bom dia Cris!!Não vou perder nenhuma aula,estarei atenta a todas as dicas,pois começei neste arte agora e acho linda.Parabéns Camila.Bjins

  41. Nadir Lima de Souza 18 de junho de 2012 at 6:52 #

    Adorei as dicas sobre o biscuit, estou com vontade de começar a trabalhar com a porcelana fria e essas dicas vão me ajudar muito, agradecida beijos.

  42. Casinha Fofa 18 de junho de 2012 at 0:17 #

    Camila querida,
    EU QUERO BRINCAR DE MASSINHA!!! Ah que delícia de post, deu uma vontade de inventar uma “Casinha Fofa” de biscuit, com sala (com direito a sofá e mesa de centro), cozinha equipadinha, quarto com janela e cortina de rendinha… Uhn, viajei na imaginação. Obrigada!!! A-M-E-I! Não vou perder nenhuma postagem.
    Bjs, Mara

Deixe uma resposta