Diferenças entre café Arábica e Robusta (Conilon)


Arabica e Robusta

A altitude da região onde cada tipo de café é produzido exige trato e sensibilidade diferentes no cultivo, o que afeta a qualidade do tipo do grão.

Principais diferenças:

O Arábica é originário do Oriente (Etiópia) e cultivado somente em regiões acima de 800 metros de altitude. De aroma intenso, possui sabores, corpo e acidez variados. Segundo especialistas, os cafés de qualidade são resultado das melhores combinações (blend) de grãos Arábica. O Brasil é o maior produtor mundial de Arábica, seguido de Colômbia e Índia. A produção mundial de grãos do tipo Arábica é de 70%, a de Robusta ou Conilon é de 20%.

O Robusta ou Conillon é originário da África e tem um trato mais rude. Pode ser cultivado ao nível do mar (altitudes inferiores a 400 metros) e sua acidez é menos acentuada. O nível de cafeína é, geralmente, o dobro dos cafés Arábica. O Robusta ou Conilon é bastante utilizado em indústrias de café solúvel e nos cafés mais tradicionais, encontrado nos supermercados

Para saber mais: Conselho Nacional do Café (CNC)

Foto reprodução do site CNC

, , ,

7 Respostas para: Diferenças entre café Arábica e Robusta (Conilon)

  1. Alfredo Catarino 8 de julho de 2011 at 17:15 #

    SOU O ALFREDO CATARINO,ANGOLANO, BACHAREL EM AGRONOMIA. PRETENDO SABER QUAL DAS DUAS VARIEDADES DE CAFÉ É A MELHOR, NO CONCERNENTE A AGROTECNICA E COMERCIALMENTE.

    • Cris Turek 10 de julho de 2011 at 21:32 #

      Me desculpe Alfredo, mas nosso artigo é uma curiosidade. Não sou entendedora de café para responder sua pergunta. Fico devendo a resposta.

  2. maikel dóro 5 de maio de 2009 at 14:35 #

    olá, estou pesquisando sobre cafés e aceito c pocivel ser enformado sobre tudo relacionado a café.
    produção, plantio, diferenças entre tipos de cafés. sem mais, grato.

  3. Apply food stamp 25 de setembro de 2008 at 0:05 #

    I wanted to research this subject and write a paper. Your post what a thousand words would not. Nice job.

  4. Sandra 3 de junho de 2008 at 23:41 #

    Olá Renato,
    pude conferir na revista Cafeicultura que, além de vencedor do Concurso Nacional de Melhores Cafés do Brasil em 2008, o lote do sr. Pedro Bergamo também conquistou o 1º lugar na categoria café Cereja Descascado. Acho importante que, além das certificações, os concursos sejam mais divulgados, não só para os aficcionados. Além de prestigiar os melhores produtores, esta informação deveria ser mais acessível ao consumidor. Os termos devem sair da torre de marfim e entrar nos rótulos. Só assim o consumidor pode descobrir, de verdade, as diferenças entre grãos e torras porque vai experimentar mais e exigir mais qualidade na produção, você não acha?
    O melhor de tudo é que, enfim, o melhor café deixa de ser somente para exportação. Ele começa a entrar em um número cada vez maior de xícaras também no Brasil.

    Um abraço

  5. RENATO RIBEIRO 31 de maio de 2008 at 21:43 #

    Olá sou Eng. Agr. do município de Piraju(SP) trabalho em uma representante comercial de insumos agrícolas.
    conheci este site na tarefa de efetuar uma palestra a um grupo de alunos de uma Escola Tecnica Agrícola desta região.
    Pois bem sou admirador da cultura do café esplanando o máximo de conhecimento e expancionando todo aprendizado aos que contribuem para o desenvolvimento desta tão importante cultura no cenário brasileiro.
    Vimos que ocasionalmente as ofertas nos cafés brasileiros não estão tão oportunas e medidas a serem tomadas para que esta cultura ratifique sua importancia no mercado sejam tomadas, uma delas as utilizações de meios para aumento de produtividade por hectare dos cafezais de nosso país.
    Posso contribuir em minha região. visto que nesta região se PRODUZ O MELHOR CAFÉ DO BRASIL COM O CAFEICULTOR PEDRO BERGAMO NETTO, CLIENTE ACIVO DE NOSSA EMPRESA.
    Por meios de acessabilidade eletronica aceito receber boletins informativos das novidades bem como de informações importantes referentes aos tratos culturais e mercado cafeeiro.
    OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE.
    E AGUARDO UM NOVO CONTATO
    OBRIGADO

    ENG. AGR. RENATO RIBEIRO
    Gerente Cultura Café
    [email protected]
    14-97263932

Deixe uma resposta