Artesãos dedicados e apaixonados pelo que fazem acabam se destacando naturalmente e encontrando formas de levar seu trabalho mais longe. Cris Kaspar, tecelã, participou de nossos murais, foi selecionada e batalhou para ser eleita a Artesã do Mês de Julho. Esse envolvimento com seus clientes, amigos e fãs é, pra mim, um termômetro do quanto se é admirado.
Por esse motivo o espaço de hoje aqui na Vila do Artesão é da Cris Kaspar, e vamos conhecer mais de seu precioso trabalho e de sua história. Lembro sempre que você também pode chegar até aqui. Participe dos nossos Murais, envie suas fotos e demonstre como a Cris, o quanto o trabalho artesanal é importante na sua vida.

Cris participa dos murais da Vila há muito tempo. Comenta, compartilha e nos envia sempre suas ideias tanto as profissionais quanto seus artesanatos de lazer.
Hoje o post será sobre seu trabalho, porque sua foto foi a mais votada na final de Julho, e é um prazer te-la aqui conosco.
Era a década de 80 eu estava passeado com meu namorado por uma certa rua de Pinheiros quando me deparei com a vitrine de uma loja toda recheada de peças confeccionadas em tear manual, além de vários teares, rocas e outros acessórios utilizados nessa arte. Fiquei totalmente paralisada com a cena e me apaixonei à primeira vista.
A vida me mostrou uma paixão, mas deu muitas voltas e guardei a lembrança com carinho, assim como panfletos da loja, por mais ou menos uns vinte anos. Em 2007, visitando uma feira de artesanato, num dos estandes reencontrei minha paixão adormecida: era um fabricante de teares manuais que ficava em Santa Catarina e estava representado ali.Não pensei duas vezes: comprei meu primeiro tear de pente liço, pequenino mas imponente! Montei na sala da minha casa mas…não sabia como utilizar…ficava apenas admirando e pensando quando aprenderia essa arte.

Como é muito bom tecer e tecer sempre, e as pessoas começaram a conhecer meu trabalho e fazer encomendas, transformei a paixão em negócio e agora participo de alguns bazares de artesanato, assim como dou oficinas têxteis, principalmente para crianças, e na maioria das vezes, como voluntária.

Mas não paro nunca de aprender e me aperfeiçoar, não só no tear de pente liço, também em várias outras técnicas que utilizam fios, fibras e afins. Essa é minha paixão, que faz parte do meu dia a dia e faz com que minha vida seja plena, porque une trabalho e paixão!
Paixão é mesmo a palavra da Cris. Sempre se atualizando, fazendo novos cursos, se aperfeiçoando, porque entende o quanto isso é importante no seu caminho de artesã.
Fico super satisfeita em ver que posso, através da Vila, levar coisas tão especiais pra todos vocês.
Esse é o objetivo desse nosso evento Artesão do Mês, e divulgo com a maior alegria, porque sei que são trabalhos de muita qualidade e que merecem esse espaço.

- Blog: Cheiro de Chuva
- Email: [email protected]
A votação O Artesão do Mês é nosso modo de apoiar quem faz artesanato. Apoie você também comprando trabalhos artesanais e divulgando sempre que puder.
E participe. Para participar primeiro envie suas fotos para o Mural da Vila. Clique e saiba mais.
Fotos cedidas por Cris Kaspar
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Amei todos trabalhos. Lindos demais
Gessi obrigada por escrever.
adorei tudinho, ela é d+++
bj.
Concordo Joanita. Beijos.
Bom Dia! Cris Kaspar
Parabéns pela sua iniciativa em adquirir este tear e agora em maneja-lo e assim tecer muitas
peças lindas
Lembro com muitas saudades de minha mãe que por algum tempo teve um tear em casa, o
dela era o dos grandes para tecer colchas, coxonieis e várias outras coisas. Era um dos seus
ganha pão para criar nós três filhas, e que depois partiu para outras iniciativas.
É um trabalho honesto e acima de tudo de muita arte e proveito.
Que você continue com este seu lindo tear e a cada dia com a sua disposição e inteligência,
criando novas idéias.
Vera Lúcia (Goiânia/GO)
Que história especial Vera Lúcia. Beijos.