Em Nome do Autor, dica de leitura para conhecer a arte popular

 

Em Nome do Autor - Artistas Artesãos do Brasil

110 mil quilômetros percorridos, 4 anos passados, 320 artistas e artesãos entrevistados.

Chega até nós um livro muito interessante“Em Nome do Autor-Artistas Artesãos do Brasil” .

 

Percorrendo o Brasil de carro, de barco ou de avião, quando chegavam a uma cidade dirigiam-se logo à praça principal para fazer o que chamavam de “garimpo”. Ali conseguiam informações sobre algum artesão e saíam a sua busca. Beth Lima e Valfrido Lima tinham como objetivo reunir informações sobre esses artistas que, diferente daqueles que produziam peças em série, para atender pedidos do mercado, criavam somente peças únicas, cada qual com uma inspiração distinta.

Ao escolher esses artesãos em especial, eu entendo que os autores do livro meio que fizeram cair por terra a idéia de que essa arte popular e primitiva não está apta a fazer parte do que se costuma chamar artes plásticas. Quando lemos o livro e observamos as obras selelcionadas por eles, percebemos que essa separação entre arte popular e arte erudita pode ser muito tênue, pois observamos o elevado valor estético que algumas obras atingem, apesar da extrema ingenuidade do artista e de nenhuma formação profunda na área.

O livro é também um catálogo e trás nomes dos artistas e formas de contato, pois mais que mostrar o que existe por esse país afora a intenção é de aproximar-nos de todos eles, que vivem nas mais simples casas, nas cidades mais distantes, esculpindo, modelando e dando forma a um imaginário que, indiscutivelmente, faz parte do nosso patrimônio cultural. Não percam a oportunidade de olhar mais atentamente para essa fonte de pesquisa e conhecimento. Eu indico.

Em Nome do Autor – Artistas Artesãos do Brasil de Beth Lima e Valfrido Lima

Editora Proposta Editorial / Patrocinador ZF Sistemas de Direção

Caso não encontrem em sua livraria preferida, entrem em contato diretamente com a editora.

Proibida a reprodução sem autorização prévia. Clique e leia nossa licença.

Você vai gostar também de:

, ,

2 Responses to Em Nome do Autor, dica de leitura para conhecer a arte popular

  1. silvia 11 de janeiro de 2012 at 15:27 #

    ola cris eu sou irma do jonas [jones francisco de camargo]faz 15 anos que eu nao o vejo.ja procuramos por ele e graças a internet achamos ele no em nome do autor ja ligamos para o numero de celular que esta divulgado com a foto dele mais o numero nao existe por favor voce poderia me ajudar.aguardo resposta.meu telefone e [013 3466-7757] moro em sao vicente litoral de sao paulo.

    • Cris Turek 11 de janeiro de 2012 at 21:19 #

      Desculpa Silvia, não somos responsáveis pela publicação do livro e não tenho nenhuma informação que possa ajudar. Somente diretamente com os autores do livro.

Deixe uma resposta