Encantos e histórias da Praia de Acaú

Continuando a falar de Acaú, uma vila tão pequena, mas tão cheia de histórias.

Fim da catação, marisqueira volta para casa com os filhos.Lá no fundo está Carne de Vaca.

Aqui as mulheres representam uma parcela significativa da pesca artesanal. Acaú tem uma característica, que faz com que sua praia seja muito rasa mesmo na maré cheia. Quando ela desce, baixa uns 7 metros, vai lá longe, e anda-se muito até chegar ao mar. Nesse espaço entre areia seca e mar, surgem bancos de areia e lagoas de água salgada onde as mulheres de Acaú desenvolvem uma outra atividade importante para a comunidade, a catação de mariscos.

Os barcos na Praia de Acaú na maré baixa Praia de Acaú na maré alta

Existem dois grupos diferentes, as marisqueiras de terra e as de croas, que são os bancos de areia mais distantes. Para chegar até lá elas usam os caicos, pequenos barcos de remo. É incrível, mas elas desempenham uma importante função na presevação da espécie de mariscos, porque como catadeiras, elas selecionam automaticamente o tamanho ideal dos mariscos retirados, preservando a espécie. Andando junto às lagoas na maré baixa pode-se ver os minúsculos marisquinhos se formando na beira da água.

Marisqueira de croa chegando da catação Familia de marisqueiras de terra na catação

Essas mulheres trabalham de 6 a 8 horas ao dia, sempre se o tempo e a hora da maré baixa permitem. Muitas levam seus pequenos filhos junto para a catação, que desde cedo vão aprendendo os segredos da tarefa. Lá conversei com três marisqueiras, a Rita, a Geo e a Maria, mãe de dois pequenos meninos que estavam com ela na lagoa. A Maria contou que vai para a catação desde os seus 10 anos de idade, e assim faz com seus filhos que não tem com quem ficar. Os meninos ao seu lado, mais se divertiam com o banho na lagoa e a brincadeira de juntar mariscos com a mãe.

marisqueira.geo.acau marisqueira.maria.acau

A catação é basicamente sentar-se na lagoa, revirar a areia e escolher os mariscos que estão num bom tamanho. Com eles podemos fazer pratos deliciosos, que eu adoooooro. Muito bom. As receitas eu passo na sequência.

Essas mulheres também se reúnem numa associação, Associação das Marisqueiras de Acaú, mas nesse dia, como a maré estava baixa, a associação estava fechada enquanto as marisqueiras exerciam sua função lá na praia. Vou ficar devendo um papo com a associação, assim serei “obrigada” a voltar para Acaú.

Vejam todas as fotos do passeio no meu Flickr, que acabei de inaugurar.

Fotos: Cris Turek

Você vai gostar também de:

, , , , ,

11 Responses to Encantos e histórias da Praia de Acaú

  1. josué bastos 11 de abril de 2013 at 10:25 #

    E EU FAÇO PARTE DESTA HISTORIA, AMO ACÚ, DE TAL FORMA QUE FUI GOSTEI E ELA FIQUEI, COMPREI UM TERRENO E JA ESTOU CONSTRUINDO, LA NA PONTINHA DE ACAÚ, ESTOU MUITO FELIZ, PARABENS PELA MATERIA.

  2. marcos antonio 7 de janeiro de 2013 at 21:33 #

    estou em sao paulo a 18 anos e adorei seus comentarios,efotos dessa praia maravinhosa.uma das praias mais bela que conheci,

  3. Jurema Barros 11 de março de 2012 at 17:21 #

    Essa praia me lembrou algumas que temos aqui em Pernambuco: Ponta de Pedras, Carne de Vacas e outras… Que ficam no norte, quase divisa com a Paraíba. Mostram mulheres na praia pescando mariscos…..
    Igual a dessas fotos. Abraços.

  4. kissia nascimento 9 de janeiro de 2012 at 15:11 #

    ja fui em acaú, e achei a praia muito interesante porque além dela ser rasa tem a maré muito baixa entao fica parecendo que não é uma praia e sim um monte de lagos. ainda qro voltar lá pra tomar banho naqueles parecidos lagos. saudades praia de acaú…

  5. Wagner 7 de novembro de 2011 at 21:05 #

    Boa noite, sou de Timbaúba pernambuco, tenho uma casa nessa praia, gosto de coração, D+++++….

  6. MARILEIDE 30 de março de 2011 at 10:59 #

    REALMENTE ESTIVE EM ACAÚ E VI COM O MEUS PRÓPRIOS OLHOS ESSA BELEZA NATURAL … PARABÉNS PELA MATÉRIA … BJãooooooooooo

    Obrigada por participar. Visite nossas outras dicas de Turismo pra planejar seu próximo passeio.

  7. maria 31 de janeiro de 2011 at 21:52 #

    OI CRIS EU ESTIVI NA PARAIBA CONHECI ALGOMAS DAS PRAIS MARAVILHOSAS MAIS ESTÁ DEU VOTADER DE VOLTA MAIS RAPIDO BEIJOSS

    Então faltou ver as mais lindas praias da Paraíba que estão todas aqui no litoral sul. Volte logo. Beijos.

  8. everaldo 10 de novembro de 2010 at 0:53 #

    nossa que saudade de lugar eu passei muito tempo da minha vida ai nesse lugar maravilhoso meus familiares mora ai ate olge vou passar o resto da minha vida em acau muito obrigado por mostra esse lugar ate chorei pode acredita bjos ficar com deus.

    Everaldo , eu só mostro aqui os lugares que gosto de frequentar. Gosto muito de comer mariscos em Acaú. Espero que realize seu sonho.

  9. carlos eduardo a silva 3 de agosto de 2010 at 21:04 #

    parabens pela materia e pelas fotos, realmente todas aquelas praias do litoral sul da paraiba sao maravilhosas. sou carioca mas a minha familia e de acau, realmente eu amo tudo aquilo. para azaracao nao tem lugar melhor!!!!

    Dizem que é assim no carnaval. Nós já encontramos uma Acaú diferente, cheia de natureza e beleza. Adoramos passear por lá. Obrigada por participar.

  10. Rita de Cassia Troczynski 19 de dezembro de 2009 at 19:23 #

    Poxa amiga….. você quer me deixar com inveja??(no bom sentido é claro), linda essa praia….. essas mulheres merecem todo carinho e respeito por esse trabalho que elas fazem e que poucos dão valor, parabens adoreii tudo……mas a saudades desse paraiso é muito grande….bjs

    • Cris Turek 21 de dezembro de 2009 at 11:58 #

      É um encanto mesmo esse lugar. Acesse o link para o Flickr e veja todas as fotos que fizemos lá.
      Só pra te dar mais vontade de voltar.
      Beijos.

Deixe uma resposta