Enfeites de papel para um natal azul e prata

Enfeites de papel para um natal azul e prata

Enfeites de papel para um natal azul e prata

Quando falamos em enfeites de natal, automaticamente visualizamos uma árvore em tons de vermelho, verde e dourado. Porque não sair do padrão um bocadinho e experimentar este ano um natal azul e prata?

Preparei pra você duas dicas de enfeites de papel que ficam lindas combinando com fitas prateadas. Mas tem mais: com poucas folhas de papel você já consegue criar vários destes enfeites para sua árvore. Um natal belíssimo e econômico, quem não quer?  🙂 

Os enfeites de papel foram feitos usando papéis especiais da Filiperson, com 180g/m², que deixa cada um deles bem firminho, podendo ser usado e guardado para anos seguintes sem o menor problema. Filiperson dispensa apresentações, você conhece e sabe que a qualidade é indiscutível.

Escolhi, para este projeto, dois padrões do Filipaper Decor, que é um papel livre de ácido, então não vai amarelar quando for guardado. Isso é importante porque queremos uma árvore de natal prateada, que pede o branco na paleta da decoração. E branco tem que ser alvo  😉 

Padrões Filipaper Decor

A outra cor que eu escolhi foi o azul, não só porque é das minhas preferidas, mas porque acho que tem mais a ver com o prateado. Veja só: isso é gosto e você tem uma porção de cores e padrões pra escolher. Conheça mais, clique abaixo:

Padrões e cores Filipaper Decor

 

Outra dica é combinar um padrão com o Filipaper Metallics cujos papéis possuem um brilho incrível, e sua árvore de natal ganha em glamour. A gramatura é a mesma, 180g/m², que garante que seus enfeites de papel ficarão bem estruturados.

Com tantas opções de papel, não tem como não criar seus enfeites exclusivos, até porque vou te ensinar dois modelos que permitem muitas combinações. Vem comigo.

 

Enfeites de papel para o natal

 

Vou te dar mais motivos pra você testar estes tutoriais, dá pra usar de outros modos:

  • crie uma guirlanda de porta com eles
  • fixe na parede e coloque o clima de natal nos ambientes
  • finalize seus pacotes de presente especiais com uma destas flores
  • monte enfeites de mesa para a ceia de natal
  • mude as cores e padrões e aproveite em projetos ao longo do ano

Não preciso falar nada. Vem aprender o modelo mais fácil e comece a brincar com os papéis da Filiperson.

 

Flor estrela de natal com círculos

 

Recorte círculos

Para esta flor estrela nós precisamos de 8 círculos de 5cm de diâmetro. Eu usei um furador com este recorte, isso é opcional. Você pode usar um molde e riscar círculos simples que o resultado será lindo do mesmo jeito.

Além destes 8 usaremos mais um para o acabamento e um círculo de base, que pode ser de papel liso.

 

Dobre seu círculo

Agora dobre cada um segundo as marcas e ordem indicadas na imagem. Marque o centro com uma cruz e a partir dele faça suas dobras até obter a pétala.

 

Prepare os oito

Repita para os 8 círculos. Eu optei por deixar a estampa para dentro. Você também pode alternar ou usar um papel liso.

 

Cole as pétalas

Marque o centro do círculo de base com uma cruz e, usando cola branca de boa qualidade, comece a colar as pétalas usando as marcas feitas. Esta cola seca super rápido.

 

Cole a cruz

Cole as 4 primeiras pétalas sobre a cruz que você marcou.

 

Preencha os espaços

Agora cole as demais entre elas. Cuide para que as bordas externas se encontrem, mantendo o desenho da flor.

 

Agora finalize

Agora finalize com um laço prateado e um miolo para a flor estrela. Eu usei um botão com um cordão e colei com cola de silicone líquida. Neste detalhe você pode explorar mil possibilidades, então crie  😀 

 

Arremate o verso

Pra finalizar arremate o verso com um círculo na estampa escolhida e faça um furo para passar uma linha e pendurar na árvore.

 

Flor estrela pronta

Prontinha. Fácil, não é? Dá pra fazer muitos enfeites de papel neste modelo, sem nem cansar  😀 

DICA: você pode colar duas destas, uma contra a outra, e ter um outro modelo de flor estrela.

 

Flor estrela de natal com quadrados

 

Este segundo modelo também é fácil de fazer, mas claro que dá mais trabalho. Claro também que é outro resultado. Experimente fazer e veja como  tem presença.

 

Recorte os quadrados

Recorte 12 quadrados de 2,5cm numa estampa e 12 quadrados de 3,5cm em estampa combinando. Ou, como eu disse, combine com papel Filipaper Metallics. Você vai achar pequenos, mas acredite, para este enfeite estes tamanhos são ótimos.

Recorte também um círculo de 5cm de diâmetro em papel liso para a base e outro numa das estampas para o acabamento.

Como modelar

Modele os cones

Modele cada um dos quadradinhos dando um formato de cone, como na imagem. Eu uso o cabo de um pincel para isso. Deixe todos prontos.

 

Cole os cones

Junte as laterais dos cones e cole com a mesma cola branca de qualidade que indiquei antes. Cola boa facilita este processo, acredite. Um pinguinho é suficiente e não se preocupe com perfeição porque com a montagem pequenos defeitinhos desaparecem.

 

Cones prontos

Observe que os quadrados maiores eu colei com a estampa pra dentro e os menores fiz o inverso. Tudo isso é você quem define para o seu projeto segundo o seu gosto. Sugiro que teste pra ver como fica.

Esta é a etapa mais chata, por isso prepare todos os cones de todos seus enfeites numa única etapa, mas aos poucos, com calma. Depois a finalização vai num piscar de olhos  😉 

Montando a flor

Marque o círculo de base

Marque o círculo de base do mesmo jeito que fizemos no enfeite anterior, e comece a colar os cones tomando as marcas como referência.

 

Cole a cruz

Já colei em cruz e já coloquei cola pra completar os espaços. A cola de qualidade seca rapidinho.

 

Complete os espaços

Agora vá preenchendo os espaços. Aplique a cola na base e fixe o cone.

 

Base pronta

Base pronta. Veja que nem a minha está perfeitinha, então relaxa que nem vai dar pra notar estes defeitinhos.

 

Cole a segunda camada

Agora parta para a segunda camada, tomando por base os espaços entre os cones que acabou de colar. Eu estou colando estes com o lado mais estreita virado para baixo, e isso é outra opção que você pode escolher e colar invertido se preferir. Por isso este modelo de flor abre tantas possibilidades.

 

Marque o botão

Segunda camada prontinha. Aproveitei e usei o botão do miolo pra pressionar e marcar onde vou aplicar a cola. Dá pra notar?

 

Finalize com detalhes

Finalize do mesmo modo que fizemos com o modelo anterior, usando cola de silicone líquido. O verso também recebe um círculo numa das duas estampas pra um acabamento bem feito.

 

Por fim

Veja a presença dos enfeites de papel

Veja que efeito incrível.

A flor fica super estruturada e mesmo com uma face branca, nos oferece justamente o resultado que desejamos.

Agora é colocar na sua árvore e partir pra um natal em azul e prata.

Se testar lembre de marcar lá no Pinterest, combinado?

Recebi estes papéis especiais da Filipaper pra testar com você e gostei do resultado e da qualidade final do projeto.

O bacana é que a Filipaper tem um loja online com todas estas opções pra você reproduzir os modelos sem nem ter que sair de casa pra comprar. Clique e conheça, é sempre bom ter esta carta na manga  😎 

 

Filipaper patrocina tutoriais da Vila e garante que você tenha acesso à dicas como esta. Retribua, visitando o site e conhecendo os papéis especiais.

Fotos: Cris Turek

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , ,

4 Responses to Enfeites de papel para um natal azul e prata

  1. Lúcia Amelia Rodrigues do nascimento 6 de novembro de 2017 at 12:05 #

    Boa tarde muito lindo gosto de papel Parabéns

    • Cris Turek 6 de novembro de 2017 at 18:49 #

      Papel é um material gostoso de trabalhar, né Lúcia?

  2. Willian 30 de outubro de 2017 at 14:01 #

    Muito legal, parabéns pelo trabalho. Uma dúvida quanto ao processo de confecção: você comentou que usou furadores para fazer a série de círculos no papel. É possível fazer com furadores quadrados também? Aí, no caso, o papel teria um formato mais quadrado. Acha que ficaria ruim?
    Obrigado pela atenção e, novamente, parabéns pela dedicação!

    • Cris Turek 31 de outubro de 2017 at 18:02 #

      Willian, o furador quadrado vai obter um outro resultado, mas não por isso vá ficar ruim. Sou da opinião que sempre devemos testar nossas dúvidas pra decidir como seguir com o projeto. Teste e nos conte 😉

Deixe uma resposta