Oba, hoje tem visita da queridona Ana Sanches do blog Quintal da Tia Ana Flor, e adivinha o que ela vem ensinar pra gente? Mufinhas cheirosas, heeeeeee!!!! Pra árvore de natal, heeeeeee!!!!!
Vamos lá, vamos lá, o que são mesmo mufinhas cheirosas?
Mufinhas: diminutivo de mufa, nome que a tia Ana Flor dá para as almofadinhas com história, com emoção ou, como as de hoje, com cheirinhos.
A Ana Sanches é parceirona aqui da Vila e sempre está contribuindo com ideias acessíveis, que qualquer pessoa pode fazer sem dificuldades. Hoje ela está explorando uma das estampas de natal da Círculo para criar enfeites perfumados para a árvore de natal.
Além de serem alegres e divertidos, vão encher o ambiente deste cheirinho bom de lavanda. Nossa, consegue imaginar que delícia?
Vou deixar com ela daqui para diante, então aproveite porque este é um projeto que você faz num estalar de dedos. Depois vá lá no Quintal da Ana deixar um recadinho pra ela, combinado? Ela fica feliz e eu agradecida.
Enfeites mufinhas cheirosas
Olá, sou a Ana Sanches e vamos costurar tecidos lindos de natal pra enfeitar a árvore e perfumar tudo em volta. Uma ideia que é fofa até para presentear amigos.
Estou usando tecidos Círculo com estampas de natal bem divertidas com temas mais infantis, mas a Círculo tem uma variedade de estampas que você pode adaptar ao projeto com estilos diferentes. Não deixe de conferir, clique no quadro abaixo:

Escolha um tecido do seu gosto. Podem ser sobrinhas e retalhos. Eu usei barrados de tecidos da Círculo, com os quais fiz também panos de pratos natalinos. O tamanho do seu enfeite você define.
Acerte as laterais com seu cortador de tecido ou tesoura mesmo.
Todos os ladinhos estão retos. Dobrei a tira ao meio.
Você pode costurar na máquina, ou dar pontinhos à mão mesmo. Caso não tenha muita familiaridade com costura, pequenos pespontos pelo direito do tecido também ficam charmosos.
Não esqueça de deixar uma abertura para desvirar e rechear sua mufinha 😉
Se você costurou pelo avesso, não esqueça de acertar as rebarbas que sobram (o nome chique disso é refilar 😀 ). Se você optou pelos pespontos no direito do tecido, pode cortar as bordinhas com tesoura de picotar, dá um charme extra.

Vire para o direito e acerte os cantinhos. Eu uso o cabo de um pincel para isso. Faça com cuidado, para não descosturar o rasgar o tecido.
Passe direitinho sua mufa.
Eu usei fibra siliconizada, o popular plumante ou enchimento, para encher a minha, mas você pode usar sobras de tecidinhos ou feltro, e enchimentos de travesseiros ou almofadas que você não usará mais.
Encha até a metade.
Coloque as ervinhas com o aroma que você quiser para perfumar sua árvore. Eu usei lavanda! Camomila fica gostoso também, canela, cravo, além de um efeito terapêutico da “coisa”. Uso muito lavanda para coisinhas de casa, pois harmoniza o ambiente e estimula a alegria.
Preencha o restante da mufinha com mais fibra.
Para dar um “plus” no cheirinho, eu pinguei umas gotinhas de essência de lavanda. Se você tiver o óleo de lavanda é melhor ainda, muito mais terapêutico. Se você não tiver, não tem problema, só as ervas darão um perfuminho bem delicado à sua árvore.
Se você tiver só a essência e não as ervinhas, também dá para usar. E se você não tiver nenhuma das duas, pode usar umas gotinhas de perfume mesmo, mas cuidado para não ficar enjoativo demais. Geralmente nossa árvore fica na sala, onde também iremos comer, não é mesmo? O cheiro das mufinhas não pode brigar com o cheiro das comidinhas. Tem que ser sutil, para quem chegar pertinho da árvore, ser presenteado com o aroma.
Pinguei 3 gotinhas em cada uma.
Dobre a bordinha do tecido para dentro e alfinete.
Costure a abertura.
Fica assim.
Costure a fitinha para pendurar. Aqui pode ser preso com cola de artesanato ou cola quente também, eu prefiro sempre costurar.
Costurei lacinhos de cetim em cada uma, mas podem ser botões, ou o que sua criatividade mandar. Nesse caso, por exemplo, raminhos de lavanda ficariam lindos, mas eu não tinha 😐
Prontinho!!!
Agora você já pode ter uma árvore cheirosa 😀
Divirta-se!!!
Ahhh, que delícia. Estou até sentindo o cheirinho daqui, huummmmmm!!!!
Que sugestão ótima, e o melhor é poder adaptar para a estampa e o formato que a gente quiser. Como é o seu estilo? Pois eu já fui dar uma fuçada nas estampas de natal e já pensei numa porção de coisinhas para presentear amigas com estilo diferentes.
Se você fizer, mostra pra gente. Adoramos ver que vocês reproduzem as sugestões dadas.
Obrigada Ana Flor querida. Sempre com ideias ao alcance de todos. Beijão pra você.
Não deixe de agradecer a Ana Sanches fazendo uma visita ao Quintal da Tia Ana Flor. Clique aqui e vá até lá dar um olá!!!
Que tal ser também uma colaboradora da Vila, enviando seu passo-a-passo como fez a Ana Sanches?
A primeira coisa é me escrever perguntando como ser colaboradora da Vila, clique aqui e escreva.
Fotos: Ana Sanches
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Amei, vou fazer,obrigado .
Depois mostra pra gente, Iraly. Beijos.
Adorei a ideia,vou fazer pra dar de presente.obrigada por compartilhar o passo a passo ,um forte abraço.
Imagina Vicky, estamos aqui pra isso 😀
adorei a ideia,muito obrigada por compartilhar a mufinha.braço
Crica linda do meu coração,
Adoro passear por aqui…. sempre recebo tanto carinho!!!!
Obrigada por seu cuidado com o Quintal e por me emprestar suas seguidoras, que sempre são tão carinhosas comigo!!!
Bejokas!
Você tem um espaço só seu aqui na Vila Tia Ana Flor 😀
Sabe que pode entrar e que a porta está sempre aberta. Beijos.
Amei a sugestão de Ana Sanches do Blog Quintal da Tia Ana Flor das mufinhas cheirosas. Com certeza irei fazer e coloca-la na minha arvore de Natal com imensa gratidão pelo carinho de Vila do Artesão e seus colaboradores que neste ano 2016 muito me incentivarão no que mais amo de fazer artesanato. Deus os Protejam
Que legal Marilza, fico tão contente em ler seu comentário. Eu e a Ana agradecemos. Beijos.
Linda tradição e ao meu ver corretissima. Assim ao colocar um enfeite natalino de cada vez poderemos saborear cada intenção cada desejo de nosso coração. Parabens por mais esta licão de vida.
Beijo grande Marilza 🙂
Amei a ideia. Eu tenho as personagens do presépio em feltro. E quando monto a árvore já vou contando a história de Jesus. Nascimento.
Que delícia Jeane, é este o sentido de tudo, e especialmente estar juntos. Beijos.
Amei a mufinha , eu tenho muitos tecidos restinhos , obrigada .
Aproveite Miriam e divirta-se. 🙂
Gente vcs são demais amei as ideias pra dar de presente obrigadas o tempo e curto mais pretendo fazer um dia abençoando bjs .
O tempo é curto mesmo, mas pra ideias fáceis sempre achamos um jeitinho. Beijo grande 😉
Amei a idéia. Ainda dá tempo de fazer alguns. Valeu!
Dá sim Maria, temos um mês inteiro pra ir cobrindo nossa árvore 🙂
Amei a ideia….vou fazer!!!!!!
Também não tinha conhecimento tão detalhado sobre a tradição….sempre montei errado…já colocava todo o presépio desde o inicio.
Muito obrigada, por proporcionar…além desta idéia bem legal….este conhecimento.
Bjoss
Simone
Pois é Simone, como sou de família polonesa, cheia de tradições que meus pais preservam até hoje, fui criada com este ritmo. E com minha mãe sempre contando de sua infância. Legal conhecer e tentar manter, não é? Beijos.