Época de festas juninas na Caderneta da Vila

Junho já está a pleno vapor e aqui no Nordeste as festas juninas estão no ritmo alegre do forró. Todas as cidades organizam suas programacões e o artesanato está sempre participando dos eventos. Vamos conferir o que está acontecendo?

XII Salão do Artesanato Paraibano

  • Começou na última semana o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, aqui na Paraíba, e começou super animada. Ao mesmo tempo começou também o XII Salão do Artesanato Paraibano, salão que acontece por lá todos os anos durante o mês de junho. O tema desse salão é  Mãos de Chita. Durante o primeiro semestre, vários artesãos mestres e estilistas, estiveram na Paraíba ministrando cursos e criando peças especiais para esse salão, entre eles Ronaldo Fraga que já frequenta a cidade de Monteiro desde muito tempo. Ele e nossas rendeiras de renascença criaram peças que combinam a renascença com a chita. Da mesma forma artesãs vieram de outros estados compartilhar suas técnicas, como o trançado da fibra da bananeira com a chita e as bonecas de pano costuradas com chita, feltro e lã. Quem vier curtir o Maior São João do Mundo, vai se esbaldar entre peças artesanais de qualidade. Se der tudo certo, estarei lá mandando novidades pra vocês.Quando? até 27 de junho de 2010

    Onde? Campina Grande – Paraíba – Rua Otacílio Nepomuceno, s/n – Catolé

    Diariamente das 15 às 22 horas – Entrada franca


O Maior São João do Mundo

  • E pra quem está curioso sobre a programacão do São João em Campina Grande, é importante lembrar que esse ano a festa irá até o dia 4 de julho. Todas as informações necessárias para quem vai fazer esse passeio saindo de João Pessoa, estão no site oficial da festa. Por aqui costumamos alugar vans que fazem o traslado no mesmo dia, isso porque hospedagem já está difícil. Mas o bom é que vocês podem ficar na capital e conhecer outras festas bacanas nas cidades próximas, sempre usando desses serviços. Confiram a programacão de Campina Grande aqui.

Fotos: Divulgação

 

Você vai gostar também de:

, , , ,

5 Responses to Época de festas juninas na Caderneta da Vila

  1. Celene 8 de junho de 2010 at 20:39 #

    Será que oportunamente daraia para voce postar algumas fotos sessas peças de chita misturadas com renascenças que serão expostas no Salão de Artesanato da Paraiba?
    Ficaria muito grata, como também o contato dos artesãos que as fabricam.
    Sucesso, amo receber e ler as dicas da Vila.
    Um abraço.
    Celene

    • Cris Turek 8 de junho de 2010 at 20:57 #

      Celene, com todo o prazer, basta que eu consiga ir até Campina Grande.
      Obrigada por fazer parte da Vila. Beijos.

  2. Karina Banho de Espuma 8 de junho de 2010 at 9:28 #

    Adoraria conhecer essa mega festa junina!
    Quando estive em Maceió há alguns anos atrás de férias, era justamente nessa época, e lembro que eu e minha irmã fomos ver as apresentações de quadrilhas; que o pessoal leva muito à sério e tem um tipo de concurso e tudo pra ver qual quadrilha é a melhor…rs Fiquei muito encantada, pois é mto diferente das quadrilhas que vemos aqui no sul, as roupas não tem nada de improvisso e nem parece caipira, o pessoal é tão animado e pula tanto!kkkk…uma verdadeira maratona!
    Com certeza um dia ainda irei ver de perto esse maior São João do mundo! rs…
    Bjos Cris! ótima semana pra ti!

    • Cris Turek 8 de junho de 2010 at 12:58 #

      Karina, é realmente muito mais que isso.Dia de são João aqui é feriado, ninguém trabalha. A devoção ao santo segue costumes muito antigos e muito bacanas, isso sem falar nas fogueiras juninas que acontecem em todos os dias dos santos do mês. E as quadrilhas são como o time do coração, levadas nas veias, com tanta dedicação que você nem imagina. Venha sim, você vai adorar. Beijos.

Deixe uma resposta