EVA: quais colas usar e quando

EVA: quais colas usar e quando

Vamos trocar experiências sobre o uso de colas associadas ao EVA? Um trabalho artesanal bem feito sempre carrega consigo uma imensa bagagem de experiências. É claro que com o EVA não é diferente.

Tornar-se conhecedor de um material, dominar seu manuseio e aplicação geralmente significa que houveram muitas tentativas e erros. É bem aquele negócio de meter a mão na massa com a cara e a coragem para testar e descobrir na prática os resultados.

Entretanto não podemos esquecer que ter ao nosso lado um mestre, uma instrutora, uma professora experiente, que passe dicas mastigadinhas, ajuda a encurtar e muito este caminho, bem como a economizar tempo e dinheiro. Dois bens preciosos 😉

Para isso eu, Mara Evans, estou mais uma vez aqui na Vila, desta vez falando especificamente do uso de colas em nossos artesanatos em EVA. Em tantos anos que tenho trabalhando com este material, posso te ajudar tirando dúvidas e levando seu artesanato num nível mais elevado 🙂

Suba muitos níveis e profissionalize-se como artesã em EVA

As colas

Como o EVA é uma “borrachinha mágica”, com muitas possibilidades de uso, é claro que a gente consegue brincar bastante aplicando nele vários materiais diferentes.
Mas aí, é preciso um bocadinho de atenção quanto ao uso das colas, pois cada material que colocamos sobre o EVA “responde” de uma maneira diferente.

Continue comigo e você vai aprender direitinho qual cola usar com cada material.

EVA com EVA

Cola instantânea para colar EVA com EVA

Quando for colar EVA com EVA, a melhor opção é a cola instantânea: é rápida, eficiente e une as placas fundindo as partes de modo praticamente imperceptível.

Você também pode usar cola quente, mas preste atenção se não vai comprometer o acabamento da sua peça. A cola quente sempre gera um volume entre as camadas deixando a emenda muito aparente.

Saia do amadorismo no EVA. CLIQUE e saiba como.


EVA com isopor

Com isopor use cola quente

Se seu artesanato de EVA tiver isopor de qualquer tipo (placa, cilindro, bolinha, cone) só há uma cola que você pode usar: cola quente.

Lembre-se de aplicar a cola sobre o EVA e não sobre o isopor, evitando que a ponta da pistola de cola quente, que está bem quente, derreta o isopor.


EVA com tecido

Com tecidos use as colas brancas

Revestir o EVA com tecido é uma maravilha. Amplia muito as opções de estampa e deixa a placa mais encorpada.

Forrar é bem simples: basta aplicar uma boa camada de cola branca para artesanato, espalhando uniformemente com pincel macio. Aí é só deixar o tecido bem esticadinho e aguardar algumas horas para que a cola seque.

Escolha uma cola branca de boa qualidade.


EVA com enchimento

Ao usar enchimentos opte por colas de contato

Fibra siliconada, enchimento ou manta acrílica são usadas para rechear peças de EVA que precisam ficar com aquele aspecto fofinho.

A melhor opção de cola para essa finalidade é a cola de contato. Ela não escorre, é mais densa e une o EVA com um acabamento ótimo. Como demora um pouco para secar, dá tempo de fazer os enchimentos com calma para depois unirmos as partes sem erros.

Mas tome cuidado porque a maioria das marcas tem um cheiro muito forte e você deve fazer a aplicação em local aberto e ventilado.

Você também pode usar a cola instantânea para esse trabalho, mas o acabamento não vai ficar tão delicado e se não tiver prática pode acabar com os dedos cheios de plumante 😀


EVA com aviamentos

Cole aviamentos no EVA

Sianinhas, fitas de cetim, de organza, fitas pompom, franjas, rendas, passamanarias, todas elas valorizam demais as peças em EVA. Porém é preciso tomar cuidado para que a cola não manche esses aviamentos tão delicados.

Só um tipo de cola cumpre o papel de unir, sem manchar: a cola de silicone. Ela simplesmente “some” depois de seca e o acabamento fica perfeito enriquecendo com detalhes lindos o seu artesanato.

E por fim

Agora que você já sabe como agregar materiais aos seus trabalhos de EVA, é só botar a mão na massa e produzir peças lindas!! Exercite sua criatividade aprendendo com a experiência de quem começou antes.

Quer aprender mais segredinhos que eu precisei de anos para aprimorar?
Clique abaixo e conheça os meus cursos online. Escolha agora mudar de amadora para profissional:

Fotos: Mara Evans

Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

, , , ,

No comments yet.

Deixe uma resposta