Faça seu sachê com potpourri de flores secas

Vamos recuperar um tutorial que aprendemos aqui já faz um tempo: como desidratar folhas e flores. Passe lá, releia, prepare as suas flores e depois venha aprender aqui como fazer um sachê super perfumado para suas gavetas com um potpourri de flores secas.

Não vamos esquecer de que em época de inverno temos disponíveis algumas flores que são muito bonitas e coloridas, como os amores-perfeitos. Assim é possivel montar sachês alegres e bem diferentes uns dos outros com as suas cores maravilhosas.

Para um sachê vamos precisar de:

  • flores secas coloridas
  • fixador de essência
  • óleo de essência de flores
  • saco de papel
  • linha de costura transparente
  • linha de costura transparente
  • 45 cm de fita em malha transparente e vazada com 12 cm de largura
  • linha para costurar
O charme do sachê vai ficar por conta de saber compor com as cores das flores secas que você tem. No caso foi usada uma fita no tom vinho porque as flores secas puxam para o vermelho. Se as suas forem amarelas, por exemplo, escolha cores que combinem.

A fita base do sachê deve ter poros, ser vazada. Posicione a fita de cetim estreita no sentido do comprimento da fita base, de modo que ela dê um destaque. Costure usando a linha transparente, para que os pontos fiquem invisíveis. Nas bordas continue costurando para o lado de dentro mais 1,5 cm para o acabamento da bainha.

Dobre a fita transparente ao meio no sentido do comprimento, lados direitos juntos, e costure fechando as laterais. Antes faça uma bainha na borda que ficará aberta e costure também. Desvire com cuidado.

Vamos preparar o potpourri de flores desidratadas que irá rechear o sachê. Esse processo leva algum tempo, então ele deve ser feito bem antes.

Junte num vasilhame 1 copo de flores desidratadas com 6 gotas do óleo essencial que você escolheu e 15 ml do fixador de fragrância.

Misture bem, com cuidado, e coloque tudo dentro de um saco de papel.

Agite bem o saco e enrole firmemente para retirar o excesso de ar do interior.

Guarde em local escuro e sacuda esse saco todos os dias durante uma semana. Depois uma vez por semana durante mais um mês. Isso fará com que a fragrância homogeinize e permaneça por mais tempo nas flores.

Quando as flores já estiverem prontas e perfumadas encha o sachê deixando 6 cm da fita transparente no alto para fechar com um laço de cetim. Dessa forma você pode usar esse sachê dentro de gavetas com sua lingerie ou outras roupas. Ela já está prontinha pra perfumar tudo.

Monte flores decorativas com florzinhas desidratadas

Mas você também pode decorar seu sachê para usar sobre a cômoda, por exemplo. Para isso cole 3 ou 4 folhas desidratadas usando cola quente e forme uma base. Sobre essa base cole um pequeno pedaço de espuma floral e vá colando sobre ela pequenas florzinhas secas do topo para baixo até formar uma flor maior. Faça 3 desses arranjos.

Finalize decorando o sachet

Cole esses arranjos no centro do sachê dispostos em linha e veja que gracioso ele fica. Assim ele pode ser colocado à mostra, perfumando o ambiente e ainda com uma aparência mais elegante.

Quando forem escolher as flores para desidratar, lembrem de usar aquelas que já trazem mais perfume natural, como as rosas. Assim vocês garantem um sachê perfumado por muito mais tempo.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Fonte: Dried Flower Crafting

Você vai gostar também de:

, , , ,

19 Responses to Faça seu sachê com potpourri de flores secas

  1. Sônia 29 de janeiro de 2016 at 1:06 #

    Quero muito aprender fazer sachês,enfim,qualquer artesanato fácil. O trabalho manual acalma e é muito bom para a mente principalmente na terceira idade. Um abraço e obrigada por estarem proporcionando esta alegria e distração para tantas pessoas.

    • Cris Turek 1 de fevereiro de 2016 at 19:36 #

      Sônia, tem muitas dicas fáceis aqui na Vila. Dê uma passeada nas colunas de Faça Você Mesma que você vai gostar. Beijos.

  2. Graça 26 de junho de 2014 at 13:26 #

    Adorei seus passo a passo , parabéns.

    • Cris Turek 28 de junho de 2014 at 12:42 #

      Graça obrigada, apareça sempre. Bjs.

  3. Angela 24 de junho de 2013 at 11:11 #

    Boa tarde ! estou aqui na França, e a estação é de primavera com muitas flores….as rosas são belissimas e de cores muito variadas ! e entre todas as flores a rosa indiscutivelmente é a mais bela ! rs…tenho roseiras e morro de pena quando elas secam e tenho que retirar e jogar as petalas fora. Agora, vou aproveitar todas elas desidratando e aproveitando todas pra fazer poupouris como vc ensinou ! amei !!! bjs

  4. renata 13 de novembro de 2011 at 18:29 #

    Gostaria de saber se vcs sabem como fazer aquelas folhas perfumadas para gavetas?

    • Cris Turek 14 de novembro de 2011 at 12:19 #

      A dica que temos é a desse artigo Renata, tente adaptar.Beijos.

  5. Natália 3 de junho de 2011 at 8:58 #

    Oi Cris! Tudo bem? Eu vi que você usou linha transparente para fazer esse trabalho mas eu não conhecia..Você saberia me dizer material e marca dessa linha e onde eu poderia comprá-la em São Paulo? Obrigada!

    • Cris Turek 3 de junho de 2011 at 21:53 #

      É linha de nylon (poliamida), Natália, qualquer armarinho tem, você vai achar fácil. Beijos.

  6. luciene alves 12 de dezembro de 2010 at 23:08 #

    querida amei o seu trabalho, é de muito bom gosto.Queria aqui deixa minha sugestão, é que ja procurei muito na net e nao acho o passo a passo do porta jóia)pedrarias) feito com pedras de acrilicos com a tecnica entrelaçamento(muito lindo),se puder poste o pap no seu blog bjssssssss

    Não temos esse pap, mas vou pesquisar e publicarei as novidades, ok? Beijos e obrigada.

  7. Cristiane 17 de novembro de 2010 at 19:28 #

    Olá! adorei o sachet, mas… alguém pode me indicar onde compro as folhas secas perfumadas? Agradeço

    Acabei de indicar nos comentários para outra amiga: pesquise no google com as mesmas palavras-chave que tem muitos fabricantes. Confira quel deles fica mais próximo de você ou que tenha revendas em sua cidade. E para deixá-las perfumadas basta pingar gotas de sua essência preferida nelas e seguir as instruções dadas no artigos. Beijos.

  8. Marcely 10 de novembro de 2010 at 19:26 #

    Olá…adorei o site !!! Preciso d ajuda…onde compro flor seca para fazer esses sachês? se puder me responder por e-mail ficarei imensamente grata…um super bj e sucesso !!!

    Marcely, não sei qual é a sua cidade, mas normalmente encontramos flores desidratadas em floriculturas e casas de jardinagem. Tente também localizar uma dessas lojas pesquisando no google. São vários endereços e fabricantes, é só verificar se algum deles é em sua cidade e onde estão as revendas. Beijos.

  9. Sonia Marczuk 9 de novembro de 2010 at 16:59 #

    gostaria de saber se posso usar as rosas da minha roseira são muiiiito perfumadas, e como faço para desidratar e manter o perfume, grata gde braço e parabéns por dividir essas maravilhas de trabalho conosco, bjnhos e aguardo resposta e sempre que tiver novidades fico aqui esperando…..09-11-2010

    Sonia, acesso esse link http://bit.ly/bWMwvc que tem nossos artigos explicando como desidratar folhas. Para flores é o mesmo processo. Se quiser ressaltar o aroma de suas rosas, pingue algumas gotas de essência depois que elas já estiverem desidratadas. E use sim que ficará maravilhoso.

  10. Telmelita Brandão 16 de agosto de 2010 at 14:32 #

    Adorei este site,quanta coisa legal tem pra gente aprender a fazer,adoro artesanato,muito obrigada por dividir conosco todas essas coisas lindas,um beijo grande no seu coração Cris.

    Bem-vinda Telmelita, aproveite todas as dicas, e nos ajude a melhorar. Compartilhe e dê sugestões, nós adoramos sua companhia. Beijos.

  11. angela 13 de agosto de 2010 at 10:16 #

    Muito bom, adorei. Muito obrigada por nos ensinar.
    Vou fazer
    Beijos
    Angela

    Obrigada querida, mostra pra gente depois o seu sachê, tá?

  12. angela 12 de agosto de 2010 at 20:07 #

    uma graça o sachê….mas posso comprar o saquinho pronto,né? não tenho máquina!!!

    Pode comprar o saquinho, as flores e só perfumar em casa. É claro némiga? Beijos.

  13. kathia maria 12 de agosto de 2010 at 13:18 #

    Parabéns, mais uma vez…
    Estou sempre acompanhando às suas idéias. Elas são maravilhosas!!!…
    Aprendi, como presentear ,com muito pouco.Vocês são um presente perfeito ,em minha vida.Obrigada!..

    Obrigada querida, pra nós é toda a diferença. Beijos.

  14. Cecilia 12 de agosto de 2010 at 9:41 #

    Lindo demais esse sachê! Criativo, diferente e de muito bom gosto. Obrigada por partilhar!!!

    É uma coisa tão simples mas tão delicada de ter em casa e de presentear, não é? Beijos.

  15. clelia 12 de agosto de 2010 at 8:19 #

    adoro este site. Todos os dias abro meu email procurando as novidades da Vila. Parabéns a todos e que as bençãos da criatividade continuem sobre vcs
    clelia

    Tão bom receber sua visita todos os dias. Fico muito feliz amiga. Beijos.

Deixe uma resposta