Um tempo atrás comprei um pacotinho de pedras de vidro coloridas totalmente no impulso, sem nem ter um projeto em mente, e esqueci delas. Esta semana as encontrei e resolvi dar um destino numa ideia de reciclagem de CDs usados.
Eu nem queria nada muito complicado ou demorado de fazer, e então parti para este passo-a-passo bem objetivo e que explora o efeito luminoso das pedras. Era só isso que eu queria, valorizá-las. Você pode decorar com desenhos e outros detalhes de pintura que mais gostar, não se prenda ao meu estilo 😀
Juntei meu material e em meia hora tinha meu móbile com CDs e pedras de vidro prontinho pra enfeitar minha janela e filtrar boas energias para dentro do atelier.
Quer outra ideia de móbile zen? Tente origami.
Móbile com CDs e pedras de vidro

Pra quem não conhece, essas são as pedras de vidro coloridas que eu menciono.
Este saquinho custou 4 reais e tem pra comprar em lojas de pedrarias para bijus ou em lojas de 1,99 onde eu comprei as minhas.

Além das pedras de vidro, tenha CDs usados, não importa se estão bem ruins.
Separe também linha de nylon resistente, pedrarias e cola instantânea. A minha dica é a cola gel da Three Bond. Ela é em gel e não escorre quando aplicamos.
Uma maravilha para posicionar as pedrinhas sem escorrer e fazer aquela baita meleca, estragando seu projeto.

Começamos limpando a superfície daquela camada prateada. Pra isso use uma fita adesiva bem boa. Se tiver desta larga, fica bem mais rápido.

O movimento é simples: cole bem e descole normalmente. A parte prateada sairá com o adesivo.

Depois de remover tudo, passe um pano com álcool pra tirar as gorduras.

No CD maior eu resolvi dar um efeito de jateado. Para isso aplique num dos lados do CD uma demão de spray de verniz fosco. Pode ser o normal, nesse caso use pincel de cerdas largas.

Verniz seco, vire para o outro lado e vamos decorar.
Comece pelo centro, aplicando a cola gel em torno do furo. Poucos pingos.

Cole a primeira pedra de vidro.

Nas pedras seguintes aplique cola no lado liso. Apenas um pingo no centro, para não borrar o trabalho.

Posicione sua pedra junto da primeira.

Siga colando as pedras formando uma leve espiral.

Alterne as cores ou use duas cores apenas. Faça do modo que mais gostar. Aguarde secar bem antes de continuar.

Faça furos no CD em pontos alinhados. Eu estou usando minha Dremel, xodó para esses trabalhinhos, mas se você ainda não tem uma, use um prego aquecido. Com cuidado, por favor.

Decorei um outro mini CD que eu tinha, desta vez deixando a superfície limpa, pra você ver a diferença. Agora colei as pedras de um modo bem básico.

Como o CD está bem transparente, decidi colar pedrinhas no verso também, sobrepondo.

CDs decorados, furos feitos, agora é montar o móbile.
Basta preencher seu fio de nylon com as pedrarias que escolheu formando um cordão decorado. O Cd menor optei por colocar embaixo, vai do gosto.

O CD maior ficou no alto e bem na ponta eu coloquei um gancho que facilita trocar o móbile de lugar quando eu quiser.

Móbile pendurado já podemos apreciar o efeito e observar a diferença entre o CD fosco e o transparente. Opções para você explorar em seu projeto.
No mais anote:
Dica de cola instantânea ideal para artesanato, clique aqui.Novidades, me escreva.
Fotos: Marcelo Pereto
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Boa tarde
Gostaria de uma sugestão quando não conseguimos ‘limpar o CD’, tenho muitos para reciclar mas alguns nem se abalam com o
tamanho da fita adesiva e não consigo tirar nenhuma lasquinha se quer….Agradeço muito.
Marilene, existem produtos para remover pintura, que são mais fortes, que compra-se em loja de tintas. Teste com Pintoff ou com o Maxi Rubber. CDs de melhor qualidade que possuem essa pintura firme, não saem com fita de jeito nenhum, não adianta 😉
Cris, estou amando seus trabalhos!
PARABÉNS por todo o site, pela organização, pelo retorno tão rápido!
Fiquei fã de carteirinha.
Abraços,
Céci
Que bom querida Céci, conte comigo. Beijos.
Olá, como sou estudante de arquitetura, acabo fazendo muitas maquetes manuais e usando diversos materiais…tu mencionastes o uso de bonder gel, até descobrir a cola de silicone frio, que é muito indicada para artesanato, tbm preferia a bonder, porem existem alguns materiais aos quais ela nao se adere bem alem ou ate mesmo derrete-lo(ex: isopor).
A Cola de silicone frio é bem simples de usar basta aplicar na superficie q deseja colar depois encostar na superficie a ser colada, esperar coisa de 15 segundos e pressionar uma na outra mais 15 segundos e pronto nunca mais sai. Sério é bem dificil de descolar depois.
PS: estou adorando o blog, vcs estão de parabens
Karen uso muito cola de silicone fria para outras superfícies. Neste caso optei pela Three Bond Gel mas quando a superfície não aceita alteramos a cola, é claro. 😉
Bom dia Cris, aprecio demais o Artesanato da Vila do Artesão, mas encontro dificuldades no tamanho das instruções, não teria como ser aos Tutoriais usuais…em uma tiragem direta de fotos, por ser de fácil acesso visual em suas etapas.!? E a seguir o link do site, para melhor compreensão dos materiais e afins…Uma formatação de que falei acima, faria um sucesso enorme e interesse enorme de aprender e fazer. Cansa rolar com tanto espassamento; se me fiz entender, gostaria de sua resposta pelo e-mail, pois meu interesse é grande em quase todos os temas. Agradeço-lhe atencipadamente com carinho.!!! Marilene ✿
Marilene nossa, em 8 anos de postagem essa é a primeira vez que recebo uma queixa quanto à isso. Até posso te entender, mas o layout da Vila é esse, e algumas técnicas, não é o caso desta, exigem muitas fotos, o que não posso alterar. Percebo que você tem muita facilidade pra entender os projetos mas ainda há muitos leitores, uma grande maioria, que sentem dificuldades com entender etapas, e acredito que eles precisam de mais cuidado do que os outros. Infelizmente não poderei atender seu pedido. 🙁
Boa noite.
Trabalho Com Educação Infantil. Gostaria de sugestões para trabalhar com folhas de jornal.
Obrigada, Claudia
Claudia leia este post: http://www.viladoartesao.com.br/blog/2009/09/painel-de-arabescos-de-jornal-para-revestir-sua-parede/
Amei! gostaria de receber modelos de mensageiros do vento!
Marta use o campo de pesquisa da coluna lateral e veja se encontra algo que te inspire, 😉
muito bom, estou amando todas as sugestões, só tenho que agradecer á Deus por dar saberia para as pessoas criarem tantas coisas lindas.
Aproveite muito Kátia 😀
Nossaaaaa ki lindo amei! Vou fazer um prá mim adoro móbiles e esse é muito lindinho e fácil de fazer,abraçãoo
Dá um super efeito Nilda.
Adorei a dica!
Usufrua bastante Darc, beijos.
Parabéns.
Que Deus continue a lhes abençoar suas mentes e mãos de fada.
Carinhoso abraço
Amém Eliani, obrigada.
Adorei tudo muito lindo,mas gostaria de personalizar uma garrafa de vinho de 5 litros
Jolanda segue um link com ideias, é só clicar nos títulos: http://www.viladoartesao.com.br/blog/?s=garrafa&submit=Pesquisar
Olá,
Sigo vocês a tempo, aprecio tudo o que postam, faço vários tipos de artesanato, vendo os CDs, dos quais também já fiz, vai aqui uma dica: faço os furos com a ponta do soldador de solda, qd quente só encoste e faz um furo preciso.
Gostaria de saber como posso cortar o CDs sem sair a parte metálica, para fazer um mosaico.
Logo postarei as minhas artes.
Obrigada
Aquida se for um CD é só cortar com uma tesoura forte, que ele corta sem dificuldade. Se for um DVD lembre de separar as camadas primeiro pois eles possuem duas, a transparente e a prateada. É só forçar um pouco que as partes se separam. Depois corte com tesoura.
Como sempre, adorei!!! 😉
Beijocas Eliane, 😀
Que lindo Cris!
Originalíssimo.
O passo a passo super caprichado.
Beijo e bom final de semana,
Eu também curti muito Judy, obrigada querida.
Ameiiii. Lindo! Obrigada por partilhar conosco!
Bj
Ligia
Achei muito legal o pap do móbile…Vou fazer,vou experimentar com pedras de mar e caramujos que peguei na praia e logo passar verniz que ficam muito brilhantes.Obrigada Cris pelas belas coisas que nos ensina sempre.
Isso Nancy, com essa cola em gel fica bem mais prático de montar.
Bom dia Cris, amei todos os post pois gosto muito de artesanatos e suas idéias nos inspira cada vez mais,que Deus te abençoe amada um forte abraço e se Deus me permitir um dia irei conhecer sua terra moro não tão longe mas ainda não tive oportunidade de conhecer mas um dia irei e quando for quero conhecer a vila do artesão e você é claro beijos fica na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.
Marta um abraço bem apertado em você. Obrigada.