A fachada que vocês estão vendo foi feita por um artesão aqui do interior da Paraíba, precisamente da cidade de Cabaceiras, a conhecida “Roliúde Nordestina”, assim chamada porque lá são gravados inúmeros filmes e seriados de tv. Lamark é um dos nomes que registram a cultura e os costumes do seu povo, reproduzindo o seu modo de construir as casas e galpões onde moram e trabalham.
As suas peças são interessantes duplamente, justamente porque além de fazer esse registro cultural, mostram a sua enorme habilidade artesanal. Usando retraços de madeira ele refaz todos os utensílios do suposto morador dessa casa, assim como com a madeira ele imita o material que foi usado na sua construção, no caso o barro.
Essa é uma típica casa de pau-a-pique, também conhecida como taipa, tão menosprezada em outros tempos, mas que agora volta a ganhar espaço pelo seu valor ecológico. Vejam como o artesanato ganha dimensões importantes ao tornar-se instrumento para a preservação da história de uma região e de um povo.
O contato do artesão é (83) 3356-1184 Não tem email.
Foto: Vila do Artesão
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Parabéns pelo lindo e antenado blog,amo estar aqui!
Que coisa linda. Deus fala através das mãos desse artista, ele nos faz viajar sem sair do lugar para conhecermos mais de perto a história do nosso povo. \parabéns.
É exatamente isso Júnia, e são belíssimas.