Muitos de vocês têm dúvidas sobre participação em feiras de artesanato e como fazer para se inscrever. Para você que produz peças artesanais regularmente e possui uma boa estrutura de produção, participar dessas feiras certamente faz toda a diferença.
Através das feiras além da venda direta ao consumidor final, pode-se fazer contatos com lojistas e compradores de redes maiores que serão clientes fiéis durante todo o ano, se você estiver com uma estrutura bem organizada para atende-lo. Assim eu considero importante que se analise a possibilidade de participar desses eventos sempre com a atenção fixa no futuro.
As feiras particulares vendem stands padrões e para cada evento o preço varia. Como esses valores nem sempre são acessíveis, a dica é fazer uma parceria com outros artesãos para dividir o espaço e não deixar de participar.
Feiras de Artesanato
Para ajudar você que se encaixa nessas condições, relacionei o nome e contato de organizadores de algumas das feiras mais concorridas do setor. Todos os detalhes que você precisa para poder se organizar com antecedência, você obterá escrevendo para cada um deles. Lembre que não adiante escrever para mim, pois a Vila não participa da organização de nenhum desses eventos. Então, clique nas letras azuis e caneta e agenda na mão para anotar o que interessa:
![]() |
Organizador: Diretriz Feiras e Eventos Site: Diretriz email: [email protected] Local: Santos |
![]() |
Organizador: WR São Paulo Site: Brazil Patchwork Show email: formulário de contato no site Local: São Paulo, São José dos Campos, Campinas |
![]() |
Organizador: Mathias Feiras e Eventos Site: Feincartes email: [email protected] Local: várias capitais, confira no site |
![]() |
Organizador: Diretriz Feiras e Eventos Site: Diretriz email: [email protected] Local: várias capitais, confira no site |
![]() |
Organizador: WR São Paulo Site: Brazil Scrapbooking Show email: formulário de contato no site Local: Brasília e São Paulo |
![]() |
Organizador: Bializ Site: Patchwork Design email: [email protected] Local: São Paulo e Rio de Janeiro |
![]() |
Organizador: GC Consultoria Feiras e Eventos Site: Rio Artes Manuais email: formulário de contato no site Local: Rio de Janeiro |
![]() |
Organizador: ML Promoções e Eventos Site: Feira Expoart email: [email protected] Local: Salvador |
![]() |
Organizador: WR São Paulo Site: Mega Artesanal email: formulário de contato no site Local: São Paulo |
Dicas extras
Gostaria de lembrar também que alguns desses organizadores possuem eventos menores programados para outras cidades. Para conhecer mais sobre essas informações, solicite as dicas diretamente para cada organizador nos emails e sites indicados.
Vale lembrar também que as cidades e estados que organizam feiras de artesanato em locais públicos, concedem vagas gratuitas na medida da disponibilidade, para artesãos que possuírem sua carteira de artesão. Para cadastrar-se dirija-se à Secretaria de Assistência Social de sua prefeitura e informe-se a respeito. As condições mudam de cidade para cidade, portanto somente pessoalmente você obterá detalhes exatos.
Não esqueça que muitas dessas feiras esgotam suas vendas de stands com bastante antecedência, então não espere mais nenhum dia; entre em contato, informe-se e inclua em suas programações a participação num evento de nível. Com certeza fará diferença na sua história profissional.
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Foto: Salão de Artesanato de Minas
Boa tarde. Adorei as informações contidas aqui. Sou do Rio de Janeiro e gostaria de saber como divulgar meu produto. Trabalho com tempero caseiro sem conservantes e aditivos químicos e gostaria de saber qual o melhor caminho para divulgá-lo. O meu produto em uma aparência bonita e as pessoas que provam, gostam muito, pois dá sabor aos alimentos. Já pedi o registro do nome da minha marca e gostaria muito de divulgar o meu tempero. Como faço para saber se existe feiras aqui no RJ que posso participar vendendo esse tipo de produto.Grata.
Francilene, normalmente as feiras aceitam produtos como o seu sem problemas. Minha sugestão é que você entre em contato com os organizadores indicados neste post e verifique direto com cada um. Para divulgar o trabalho é mais amplo, mas inicie com uma página no Facebook para a sua marca e também com uma loja virtual que pode ser numa plataforma de vendas como o Elo7 ou o Divitae. Eles tem opções de divulgação bastante eficientes. Também é bom verificar direto com eles. Sucesso.
Obrigada por sua dica!
Trabalho a pouco tempo com acessório infantil e é isso que quero fazer por muitos anos…. amo o que faço.
Esse tipo de artesanato também participa de feiras desse tipo, sabe me dizer?
Ou tem uma feira especifica para este ramo?
Tenho muita vontade de fazer uma feira mesmo pequena para divulgação.
Agradeço desde já!
Débora, para os organizadores sendo artesanato não há restrições. Quando houver eles informam no momento da inscrição. Boa sorte na sua empreitada 😉
CONCORDO MAS FAÇO UMA A MAIS DE 7 ANOS AQUI NO ABC E NOSSA CULTUE E MUITO PRECARIA EM QUESTÃO AO APOI POR ISSO ESTOU A BUSCA DE OUTROS ESPAÇOS
Cristiane imagino, realmente não é fácil conseguir espaços bem organizados e divulgados. Boa sorte para você.Beijos.
Bom dia gente!!trabalho com artesanato a mais de 30 anos, e conheço bem essa realidade,não esta nada fácil participar de grandes feiras, são caríssimas,dificilmente uma pessoa que vive da artesanato consegue pagar por um estande. A Cris tem razão,o que tem que ser feito, é se unir a outros artesões e buscar ajuda na secretaria de cultura da sua cidade, toda cidade recebe verba destinada aos artesões.Alguém tem que dar o primeiro passo. Boas vendas!
trabalho com artesanato faço bailarinas rusticas estou sepre inovando mas gostaria de participar de feiras agora que seio o que quero trabalhar por isto achei importante receber estas informaçoes diariamente
bom dia!!! Amei sua dicas e seu site. Maravilha mesmo, continue assim. Sou do interior de Sampa e lendo um desabafo de seu blog. resolvi dividir a dor rsrsr. amiga eu moro a 6horas de SP tambem a solução é simples se una com outros de sua cidade e monte uma caravan,para juntos dividir a dispesa.
bjs para todos.. se tiver evento na cidade de Vcs eu vou é só chamar…..
Ola, td bem?Gostaria de saber como faço para armazenar meus produtos artesanais.
Faço carteiras de cartonagem e biju de garrafa pet.
Grata!
Donata
Donata caixas são mais práticas e organizadoras tanto para um produto quanto para o outro.
OI FAÇO TRICO E CROCHE GASTARIA DE PARTICIPAR DE FEIRAS DE ARTESANATO AQUI NA CAPITAL POIS NAO DIRIJO E NAO TENHO CARRO
Solange não organizamos feiras e não temos agendas de feiras futuras. Essa dica ficamos devendo.
obrigada , vc é muito atenciosa.
olá, bom dia, gostaria muito de comprar uma barraca que seja fácil de montar e leve,
achei estas aí tão lindas , vcs podem me dar uma sugestão e onde comprar?.
moro no interior de minas gerais.
um abraço pra vcs uai.
Rosana, sei que existem lojas especializadas em barracas com usos comerciais, mas como não utilizo desse serviço eu não sei indicar. Penso que uma pesquisa na internet possa ajudar você.Boa sorte.
Olá…
Muito legal esta divulgação!!
Mas como faço para saber quando que é a feira no meu caso em Campinas??
Pois entrei no site Brazil patchwork show e não consegui informação de quando é as fotos que tem lá…ou se ainda esta tendo aquela feira!!
Bjs.
Clauida você precisa escrever para os organizadores. Os emails devem estar nos sites, confira ou use o formulário de contato deles.
Oi cris infelizmente eu concordo com nossa amiga, pra nos do iterior é tudo mais complicado pois muita gente nao da o valor q nosso trabalho merece,sem falar q as oportunidades sao quase nenhuma,por esse e outros motivos ja pensei em desistir por varias vezes,mas a esperança é a ultima q morre.valeu bjsssssssssssssss
Pois Eliane, digo novamente, como disse à ela, que nós devemos criar nossas alternativas em vez de esperar que as coisas mudem, porque o mundo não funciona assim, infelizmente.
Pois eh uma pena essas feiras serem apenas em cidades grandes….rsss nos aki do interior não temos chance nenhuma, ai vc vai dizer, ” se organiza e vai” , falar eh facil, o duro eh se organizar , por exemplo a FeiArte eh Florianopolis, como eu aki de Jau vou? eh uma estrutura e uma “organização muito grande, para eu q não tenho tantas peças assim. Ai vc diz tem outras mais pertos por ex. SP, soh q SP daki são cinco horas, eh outra luta, para se “organizar”….. Desculpe soh desabafando…. vc não pode fazer nada neh? Se eu pudesse juro q ia morar em São Jose dos Campos, tenho familiares lah, mas não tenho como…………. bem desculpe, desabafando de novo rssss
Luscinia, você tem todo o direito de desabafar, mas não pode ficar esperando de braços cruzados que as coisas mudem. Já que sair da sua cidade é complicado, porque não organiza bazares e feiras de garagem com suas amigas artesãs? É uma ótima maneira de tornar seus produtos conhecidos e você nem precisa gastar rios de dinheiro para isso. Sucesso, querida.
Adorei as informacoes sobre as feiras,e muito essa dicas para o artesao, ficar informado,como divulgar seus protodos! Obrigada beijos no caracao..
Oi Cris,
nossa esse post caiu como uma luva para mim! Estou querendo participar de feiras mas estava difícil de encontrar, o post ajudou mto! Obrigada!
bjinhos
Cris,teu trabalho é muito bacana. òtimo esta tua indicação das feiras,isto é muito bom ,para que tem strutura e condição . meu sonho é participar. um dia chego lá. bjs no seu coração.
Cris que coisa boa e democrática! É isso aí: TEM ESPAÇO PARA TODO MUNDO! Publicarei,copiarei o link para o meu blog,logicamente citando a fonte, beijos, Dani
adorei, vou repassar para o pessoal
Nossa!!!!!!!!! muito interessante isso, agradeço pela ajuda!!!!
Eu mesma sempre tive vontade de participar dessas feiras, mas quando ficamos sabendo já está acontecendo.
Um grande abraço e parabéns pela iniciativa.
Ola Cris, muito bacana essa sua dica. Sempre tive enteresse em participar de um evento assim. Só que não disponho de capital para custea-lo.
No momento tenho poucas peças, camisetas. Mas faço de tudo um pouco. Bolsas jeans, carteira de festa, cangas, sandálias . Começei a usar a tecnica do tie dye, até agora só esperimentei em cangas, mais pretendo usá-la em camicetas também.
Mais uma vez obrigada.
Sonia, feiras desse porte são boas para quem está bem estruturado e tem um estoque grande, senão o benefício não compensa o custo. Beijos.
Oi Cris, amei essa informação, pois estou vendo como poderei expor na Feira Internacional de Artesanato aqui em Fortaleza, como iniciante, para ver o retorno que dá. Você sempre se adiantando em nos ajudar. Obrigada e bjo. Magda
Cris,teu trabalho é muito bacana. òtimo esta tua indicação das feiras,isto é muito bom ,para nós !!!!
esperei muito tempo por algo assim agora ñ to produzindo pena