Festivais regionais com artesanato em alta

Muitas cidades possuem festivais e festas de época para comemorar colheitas produzidas em sua região. Assim temos a festa da Uva, do Pêssego, do Ovo, do Milho e mil outros temas. Essa semana o Theo Bratfisch me enviou um email contando da festa Delícias do Milho que acontece nesse final de semana em Araraquara. Confiram.

Festival Delícias do Milho de Bueno de Andrada

  • O Theo é organizador da festa que acontece em Bueno de Andrada, Araraquara – São Paulo. O projeto todo, desenvolvido em parceria com a FAESP,  envolve o desenvolvimento econômico sustentável de comunidades rurais e assentamentos da região, específicamente através do artesanato e dessas festas, para divulgar o produto base desses agricultores. Evitar o êxodo rural num momento de mecanização das culturas, é importante por todos os motivos que conhecemos. Assim, ensinar a desenvolver outras atividades que complementem a renda familiar é super importante. Para o curso de iniciação em artesanato de palha de milho,  os professores Donizete Ribeiro (FAESP-SENAR) e Mário Porto (SENAR Araraquara), ensinaram as mulheres a trançar flores e “eco-bolsas”, as sacolas de palha de milho. Fica o meu convite a todos da região a participarem da festa que terá uma programação com muitas atividades bacanas (confiram no cartaz), e também a prestigiarem o esforço dessas mulheres que estarão vendendo suas peças na festa.




Curso de papel maché inicia hoje

  • Quero deixar registrado também os meus votos de muito sucesso no curso de papel maché que as irmãs Santiago estão iniciando hoje em Londrina. O curso acontece todas as quintas na experimentoteca do SESC de Londrina e vou reforçar aqui que o trabalho delas é maravilhoso. Se você não conseguiu uma vaga, entre em contato para conferir as próximas datas, mas não perca a oportunidade pois elas tem um trabalho incrível. Telefones no cartaz. Sucesso para vocês amigas.


Fotos: Divulgacão

Você vai gostar também de:

, , ,

6 Respostas para: Festivais regionais com artesanato em alta

  1. DIVA PAES 25 de junho de 2010 at 20:50 #

    GOSTARIA MUITO DE DIVULGAR MINHA ARTE JUNTO A VCS

    • Cris Turek 26 de junho de 2010 at 19:38 #

      Diva, Passe em nossa página DIVULGUE, aí no topo do blog e confira nossas opções.
      Se tiver dúvidas, me escreva. Beijos.

  2. Raber E.V.A 11 de junho de 2010 at 13:37 #

    Muito interessante a divulgação deste material, é muito importante! O artesanato deve ser incentivado, de todas maneiras, ressaltando a criatividade que todos temos. Em nosso site, por exemplo, disponibilizamos uma área para as pessoas aprenderem passo a passo a usar o material EVA emborrachado para fazer coisas lindas!

    Parabéns pelo post e pelo blog!

    • Cris Turek 12 de junho de 2010 at 15:30 #

      Obrigada pelo incentivo, equipe da Raber.Conheçam o nosso espaço e nos ajudem a divulgar eventos e informações importantes para os artesãos.
      Um abraço.

  3. Maria nabão 11 de junho de 2010 at 8:58 #

    Olá Pessoal da Vila do Artesão,
    Bom dia!!!!
    Bueno de Andrada, ía muito lá quando pequena, meus tios moravam em Bueno de Andrada, sou de Araraquara, e quase todos os finais de semanas estávamos lá, lembro-me das festas juninas que eram feitas nos sítios dos meus tios, que delicia que era, mas passou-se tanto tempo, que hoje vocês da Vila do Artesão me fizeram voltar a muitos anos atrás, estou perto de Bueno de Andrada, mas vejam fiquei sabendo por vocês, hoje moro em Ribeirão Preto, meus familiares residem em Araraquara, mas estou bem pertinho de Bueno de Andrada.
    Talvez de uma chegada até lá para ver essa linda festa, porque no meu tempo, Bueno de Andrada era um Vilarejo, estrada de terra, hoje deve ser uma cidade.
    Vale muito, voltar ao tempo ………………..
    Fiquei muito feliz hoje, com o post da Vila sobre Bueno de Andrada… Jamais iria imaginar, até pensei, será que é a mesma cidade? Quando vi o nome de Araraquara, fiquei muito feliz……….. Obrigada Pessoal!!!!!.
    Um belo fim de semana a todos..
    BEIJOS!!!
    MARIA NABÃO!!!!!!!!!!!!!

    • Cris Turek 11 de junho de 2010 at 11:36 #

      Maria, puxa, eu é que fiquei feliz em saber que você conhece e sabe a história desse lugar. Se você for até lá me escreva contando como foi a festa, tá? Eu adoraria que todos soubessem. Obrigada e um ótimo final de semana. Beijos.

Deixe uma resposta