Neste negócio de fuçar aqui, fuçar ali, a gente descobre coisas muito bacanas. Dias atrás quando escrevi sobre decks feitos com pallets usados, caiu nas minhas mãozinhas de blogueira um lance interessante de móveis feitos com o mesmo material. Tenho certeza que vocês vão curtir também.
Todo mundo já viu um zilhão de fotos por todos os lados com decorações usando pallets, desde os simplesinhos, até os chiquetérrimos com direito a design e assinatura de arquiteto famoso. Mas eu, pelo menos, ainda não tinha visto nada real, prático, fácil e ao alcance das mãos, ou do teclado do micro. Aí conheci o trabalho do Fábio Alexandre do site Madeira Usada.
Como eu sou “pouco” chegada em reciclagem, né gente, grudei os olhos de cara e achei genial porque no site com um blog conjugado, o Fabio explica direitinho como os pallets são reaproveitados e também fala sobre a proteção extra que essas madeiras ganham antes de se transformarem em seus eco-móveis.

de centro
cheia de estilo
feita com
pallets usados
Detalhe
dos rodízios
da mesa de centro

Em tempos de sustentabilidade, essa é uma verdadeira opção de consumo consciente. Vale conhecer e descobrir as possibilidades e os detalhes desse produto que anda tão na moda, o pallet.


Só para lembrar, essa coluna Garimpos da Cris não é patrocinada. Eu achei, gostei e estou compartilhando essa opção com vocês. Aqui na Vila é assim.
Leiam mais sobre pallets, cliquem em Deck de pallet reciclado, como fazer
Fotos cedidas pelo Madeira Usada
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
olá,meu nome é Sonia.amei as dicas ,adoro tudo que possa ser aproveitado.
São maravilhosos estes moveis reciclados.ESTOU INCIANDO NESTA AREA,VOU TRABALHAR COM CAIXOTES DE VERDURAS E FRUTAS,TUBOS DE PAPELAO.COM OS CAIXOTES ,FAÇO QUADROS ,FAREI BANCOS , ETC .ESTES SÃO MAIS UMA FONTE DE INSPIRAÇAO.OBRIGDO PELA FONTE.
Achei super legal e criativo.
Hoje em dia são dicas valiosas, né?
BOA TARDE.
PO AI SEUS MOVEIS SÁO MUITO LINDOS
ADOREI EM BREVE VOU FAZER UMA
COMPRA COM VOCES. PARABENS PELA LOJA.
ABS
Luiz, a Vila não revende essas madeiras, mas temos um artigo publicado indicando alguns bons lugares onde encontrar. Quando precisar pesquise noso site que já tá tudo lá, mastigadinho.Abraços.
Estou fazendo um futton pra minha filha e adivinha o que será de base? Pallets!
Adoro a idéia de trabalhar com algo que já foi útil de outra forma.
Conceito da reencarnação em objetos inanimados.
Preciso de uma dica:
Onde encontrar base de abajour estilo provençal? Não sei onde encontrar aqui no Rio,acho até balaustre, mas sem furo e sem base, aí não rola produção.Serve em outros estados porque é qauntidade para atacado. Preciso também de bastidores para bordar, também quantidade.
Seu blog é fofo. Sem veto.
Lucimar, dicas exatas de lojas em cada cidade fica meio complicado pra mim, mas acho que você poderia tentar encontrar os bastidores em lojas na internet ou negociar preços melhores em casas de armarinhos aí no Rio. Endereços exatos eu não tenho como indicar até porque não costumo comprar em quantidade. Realmente, eu tentaria entrar em acordo com uma boa loja de sua confiança e conseguir descontos para essa quantidade que você deseja. Se eu souber alguma novidade eu aviso,ok? Boa sorte.
Muito criativo, sucesso, partilhar ideis como essas, que tornam o mundo e o ser melhor. Parabens.
Obrigada Eduardo, temos muito prazer em divulgar boas ideias.
Cris,
Muito obrigada pelas dicas… do fundo do meu coração!!! Assim que fizer os testes e concluir os trabalhos, lhe envio para você dar a nota.
Um abraço forte,
Emília.
Esses trabalhos de madeira reaproveitada me fascinam. São pessoas muito criativas e que se dedicam a realizar trabalhos tão necessários pra nossos dias quando se dá tanta ênfase em reaproveitamento de materiais recicláveis.
Uma perguntinha :
Desculpe-me não saber, mas, aqui em minha região , nunca ouvi falar de PALLETS . O que seria ?
Pallets são estrados de madeira usados no ramos de transportes, sobre os quais são empilhadas outras caixas. Servem para facilitar o armazenamento e traslado. Hoje em dia já existem em plástico, mas as em madeira ainda são muito usadas.
Cris,
Obrigada pela dica!!! Tenho outra pergunta: A rolha de cortiça poderá ser tratada também com “Pentox”?
Desde já agradeço pelas informações,
Emília.
Acredito que não tem proble ma nenhum. Que tal fazer um teste num pequeno pedaço pra verse reage bem?
Cris,
Boa tarde!!!
Se posso tratar a madeira, você tem alguma fórmula quimica caseira para o tratamento da mesma?
Desde já agradeço,
Emília.
Emilia, não aconselho nada caseiro, use um produto de qualidade porque se por acaso não ficar bom, você pode acabar com uma infestação em sua casa e isso eu sei que você não quer. Compre Pentox e passe com pincel sobre a madeira. Funciona muito bem. Beijos.
Prezados,
Boa tarde!!!
Gostaria de saber se posso tratar madeira, em casa, para fazer uma peça artesanal?
Desde já agradeço,
Emília Martins
Claro Emilia, se a sua madeira já estiver bem seca e dentro do formato que deseja, não tem problema nenhum. Basta aplicar os produtos corretos para reforçar a resistência contra insetos, que você pode usar sim.Abraços.
Obrigada Cris vou ficar aguardando,espero encontrar as pessoas certas neste tipo de trabalho,tem que ser minha cidade porque fica difícil se for de muito longe.Mas pode divulgar sim meu e-mail,o que você tiver de idéias a onde posso procurar pode me indicar também,desde já agradeço.
Olá Cris gostaria de saber aonde posso encontrar artesões(homens e mulheres)para trabalhar confecionando cadeiras com fibras,o trabalho é todo artesanal,até deficiente faz este trabalho.Estou a procura em minha cidade Mogi das Cruzes,São Paulo,mas está complicado achar pessoas para trabalhar.Se souber onde posso procurar ou como devo fazer para achar me ajude,porque pessoas que sabem fazer trabalhos como cestas e cadeiras de vime tem mais qualificação para este tipo de trabalho.Me ajude estou oferecendo trabalho,obrigada.
Lúcia, é complicado indicar uma ou outra pessoa, porque é importante que seja em sua cidade. Por mais que eu conheça muitos artesãos, é difícil conhecer em todos os cantos desse nosso país. Mas vou fazer melhor. Vou divulgar no blog a sua oferta junto o seu email, para que os interessados entrem em contato diretamente com você, pode ser? Torço pra que você encontre quem precisa. Beijos.
Cris, Tenho como hobby realizar pequenos trabalhos em marcenaria, marchetaria e mosaico. A maioria da madeira que utilizo é proveniente do descarte de palletes que aproveitava de uma empresa onde trabalhava. Faço bancos de dois e três lugares, poltronas, mesas de apoio, nichos para garrafas, porta condimentos, etc. Se interessar gostaria de enviar algumas fotos.
Abraços
Marcos, envie sim para blog@viladoartesao.com.br
O nosso espaço é democrático, apenas fazemos questão da qualidade.
Tenho certeza de que fará sucesso por aqui. Abraços.
A IDEIA E BOA ,EU TRABALHO COM MADEIRA DO LIXO E SOBRAS DE MADEIRAS DE CONSTRUÇAO ,TUDO O QUE E DE MADEIRA APROVEITAVEL NO LIXO , EM QUALQUER RUA EU PEGO ,E FAÇO MOVEIS RUSTICOS FICAM UMA MARAVILHA .ESTOU ME MUDANDO PARA SOROCABA E VOU TENTAR RECOMEÇAR COM ESSA IDEIA .PRECISARIA DE UMA PARCERIA ,PARA DAR CONTINUIDADE A ESSA IDEIA . SE SE INTERESAR MEU E MAIL TA ALI OK .OBRIGADO.
Gustavo, bacana sua atitude e disposição. Não sei exatamente qual o tipo de parceria você está buscando. Mas vou deixar sua solicitação publicada, e oferecer pra você nossos espaços de divulgação conforme está em nossa página DIVULGUE no topo do blog. Pode ser interessante. Boa sorte.
ola
super legal esse deck de pallet, vc tem mais fotos, quero fazer um aqui no sitio onde moro em mogi das cruzes
obrigado
João, tem mais fotos no link fonte do artigo que está no final do post do pallet, em azul.
Volte naquele artigo, clique lá que você vai direto para a página onde encontrei a sugestão.
Um abraço.
Oie!
Ontem mesmo reenviei as fotos da “casinha de pallets” que vc disse não ter ido.
Agora foi? Vc não falou nada no seu último comentário enviado.
Bjoksss :*)
Querida Simone, eu respondi seu email confirmando o recebimento, muito obrigada pelas imagens, achei o máximo e vou divulgar aqui na Vila. Beijos.
Então Cris!!
Mandarei as fotos assim que achá-las, nas milhões que tenho aqui no pc (adoro tirar fotografia) hehe. Qto a Antonina, o Joca não está mais entre nós…mas hummm… o restaurante continua e está sendo dirigido pela família (ainda bem). Almoçamos lá no dia das mães, é o melhor da cidade. Aliás sempre foi…
Bem, e qdo der tb mandarei fotos de nossa “mansãozinha dos caranga” como a apelidamos. rsrs. Era uma casinha de madeira muito feinha, desajeitada e que estamos
deixando muito fofa e lindinha. Qdo compramos eu nem imaginava que poderia ficar como está, totalmente modificada. Meu marido e eu que “re-projetamos” tudo no computador e está virando realidade.
ABS
MOne
Puxa, que notícia triste. Ainda tenho na lembrança aquele ambiente sui generis cheio de beija-flores e lembranças pelas paredes e da maneira simpática do Joca nos atender. Mas…… Vou ficar esperando que você faça essa busca, rsrsrsrs. mas me mande as fotos, viu? Beijos.
Oieeeeeee Cris!!!!
Ameiiiii essa dica dos pallets… muito bacana mesmo. Estou reformando minha casa
no litoral do Paraná, em Antonina, conhece??? E acho que optarei por pallets para
os meus futuros móveis de lá. Além de ser muuito em conta são ecológicamente corretos né… Vou dar uma dica aqui tb: qdo meus filhos eram pequeninos e morávamos numa casa com quintal e jardim, meu marido “construiu” uma “casinha da árvore” p eles (assim eles a chamavam) sabe com que? Paletts. Meu vizinho era dono de uma gráfica e por conta disso sempre tinha muitos pallets que vinham com papel,
e um belo dia começamos a pegar o que eles deixavam na rua p os carrinheiros levarem. Daí surgiu a idéia de fazer a casinha. Tenho fotos até… quem sabe um dia te mostro. Ficou muito fofa, com dois andares, varanda e até um alçapão p eles passarem p parte de baixo dela. Muito lindinha mesmo. Sentimos muito qdo nos mudamos e deixamos ela por lá.
Até mais.
Bjok”SSSSSSSS
MOne
PS: Minha família conhece os TUREK aqui de Curitiba e os de Rio Negrinho em SC. Vc é da mesma família será!???
Fuiiiiiiii…
Simone, primeiro eu vou te convocar a nos mostrar as fotos dessa casa de pallets. Aposto que tem muita gente precisando de um empurrãozinho pra fazer uma igual. Vou ficar esperando. Envie para blog@viladoartesao.com.br
E não menos importante, conheço muito Antonina pois sou de Curitiba. Adorava almoçar na Caçarola do Joca e comer Camarão na Moranga. Agora, aqui no Nordeste, temos camarão todos os dias, rsrsrsrsrs Tem muitos Turek por essa região, talvez você conheça mesmo parte da minha família. Quem sabe, heim? Beijos.
agradeco a veleza que comparten conosco parabens maravilhoso
Irene, que bom receber seu comentário. Obrigada por participar.
Oi Cris!!
Amei tudo por aqui, e essa dica está ótima, além de linda!!
Obrigada!
Bjins
Luciene, não deixe de visitar o site deles e conferir as outras idéias.
Você vai adorar. Beijos.
Prezada Cris Turek e Equipe,como leitor assiduo da Villa do Artesão quero te parabenizar
pela reportagem a respeito dos móveis práticos e funcionais,desenvolvidos e executados
com madeiras populares tipo pinho e eucalipto.Desenvolvidos e executados de um simples Pallets. Parabéns José Meira de Vasconcellos. Muita luz para todas.
José, sua opinião avalisa a minha escolha do tema, pois os seus trabalhos e seu bom gosto são destaque.
Mas quem merece elogios é a equipe do Madeira Usada, que elaborou esses projetos que são dignos de reconhecimento.
Obrigada por participar.
olha só… minha mesa de centro também tem rodízio 😀 Adoro madeira!
Anna Lucia e Rita Elaine, realmente é um dica bem legal e com um resultado incrível, né?
E Cleide, os rodízios são um detalhe bem prático para a mesinha, não é?
Obrigada pras três. Beijos.
Muito bom Cris!Muito obrigada por partilhar conosco essa maravilha!!!!Bjok’as
Maravilhoso!!!!!Fico realmente feliz e encantada,quando me deparo com tantas possibilidades de reciclagem desse tipo.Extremante bonito e ao mesmo tempo útil á sustentabilidade! Parabéns pelo garimpo dessas jóias!!!!!!!Bjok’as
Adorei a dica Cris! Maravilhoso!
Beijos!