Garimpei sustentabilidade e toques artesanais na moda infantil

Moda infantil com sustentabilidade em um toque artesanal

É de longe notável o fato de que a cada dia mais empreendedores estão focando de modo objetivo a questão da sustentabilidade. O mesmo digo do trabalho artesanal, que ao ser agregado a peças prontas torna-se fator de valorização no produto final.

Dentro dessa filosofia garimpei para vocês o exemplo das Irmãs Santiago que em parceria com Maria Fernanda Moscato criaram uma marca de moda infantil com o olho no uso consciente dos materiais: a Pititate. Vamos conhecer um pouco desse projeto cuja palavra de ordem é ATITUDE. 

 

Pititate moda menina com pontas de malha

A Pititate desenvolveu suas peças utilizando pontas de malhas dos rolos e retalhos de tecido, que a indústria não usa. Também o algodão crú, anti-alérgico, por ser livre de tingimentos.

Manipulando esse material de forma criativa, tudo se aproveita no processo e até as sobras dos retalhos ganham destino útil.

 Projeto com Atitude

 

As gravuras das roupas são carregadas do talento das Irmãs Santiago, nossas conhecidas artistas do papel maché. Os detalhes de aplicações, patchwork e fuxicos presentes nas peças e brindes, são produzidos por artesãs informais, que trabalham em casa.

Faz parte do projeto Pititate criar esse envolvimento com a comunidade, além de gerar renda para quem não pode se ausentar de sua residência. Achei super bacana essa atitude, e muito importante colocar um toque artesanal em cada trabalho.

 

Além disso, todas aquelas sobrinhas que ficam, os retalhos dos retalhos, são destinadas à uma tribo Kaingang localizada no Município de Manoel Ribas/PR, que confeccionam com eles tapetes, contribuindo para a geração de renda dessas famílias. Sentiram o que é responsabilidade social? E tudo isso num pequeno negócio que inicia com os olhos no futuro.

Moda meninos com brindes artesanais

Por esse pensamento a Pititate, além da atitude em si, é também um interessante exemplo para tantos artesãos cheios de ideias, mas que ainda não acharam uma linha de trabalho para seguir. Inspirem-se nessas meninas que transformam o menos em mais com criatividade.

Quem quiser conhecer mais do projeto e saber como participar, visite a página, clique Pititate, ou entre em contato no email [email protected]

Artesanatos de natal, aprenda agora

Parabéns meninas, mais uma vez vocês surpreendendo.

Os posts do assunto Garimpos da Cris não são publieditoriais. Boas ideias melhoram a vida das pessoas e merecem divulgação.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Fotos: Pititate

Você vai gostar também de:

, ,

4 Respostas para: Garimpei sustentabilidade e toques artesanais na moda infantil

  1. SILVIA HELENA COLOMBERO 21 de novembro de 2012 at 10:35 #

    Trabalho artesanal de bom gosto! Assim as crianças ficam mais felizes…bjbj

  2. Antonio Carlos 16 de novembro de 2012 at 11:04 #

    De fato o trabalho das irmãs Santiago é tremendamente relevante, cheio de criatividade e beleza. Agora neste novo projeto da Pititate mais uma vez elas demostraram sua sensibilidade para com o sustentável e o social. Parabéns a elas e também a Vila do Artesão por um publicar uma matéria tão jóia. Parabéns a todos pelo trabalho.

  3. Antonio Carlos Mileu 15 de novembro de 2012 at 14:02 #

    ótima destinação para os retalhos!

  4. Irmãs Santiago 15 de novembro de 2012 at 11:42 #

    Que legal Cris, estamos muito felizes em poder compartilhar este projeto com tanta gente criativa e que sabe a importância da Sustentabilidade, sabemos que isso é apenas uma sementinha, mas temos fé que vai frutificar e em breve veremos muitos artistas e artesãos movendo ações com este mesmo objetivo, bjão Cris!!

Deixe uma resposta