Garrafas de vidro, uma supraciclagem criativa

Garrafas de vidro e a supraciclagem

Duas coisas devem ter chamado sua atenção neste título, garrafas de vidro e o termo supraciclagem, não foi?

Garrafas de vidro porque certamente você deve ter algumas guardadas pra “um projeto futuro”, porque são diferentes e bonitas. E supraciclagem é um termo tão pouco usado que ou você não conhece ainda ou já vinculou às garrafas e pensou: “obaaaa”  😉 

O post de hoje sobre garrafas de vidro nem é lá uma grande novidade. Tema mais que explorado aqui na Vila, com dicas, sugestões e tutoriais bem variados. 

Veja mais posts com garrafa de vidro

 

Na verdade a ideia deste papo nasceu dias atrás, quando eu soube que o senhor que junta as garrafas pras usinas de reciclagem daqui, avisou que não iria mais recolhê-las. Segundo ele, o mercado deste material não paga nada por ele e assim não compensa mais juntar um volume imenso para vender  🙁 

Garrafas de vidro supracicladas em luminárias de mesa

Isso me fez pensar, mais uma vez, pra onde caminhamos com nossos hábitos de consumo. E isso me levou à supraciclagem e a separar algumas ideias mais atuais para reuso deste material, especificamente as garrafas de vidro.

 

A supraciclagem

Vou falar mais sobre supraciclagem num novo post, eu prometo. Até porque o papo merece atenção.

Agora, pra você não ficar aí com cara de vaso tentando adivinhar do que se trata, basicamente a supraciclagem é o termo em português para a palavra upcycling. Está relacionada ao reuso dos produtos descartados. Ou seja: não vai para a reciclagem mas sim para a reutilização com uma nova função, normalmente.

Garrafas de vidro com novos usos

Baseados nisso sabemos que usamos desde sempre a palavra reciclagem de modo incorreto. Eu também…..sempre. Você entende agora que isso que fazemos artesanalmente com produtos descartados é supraciclagem? Agora já sabe e pode se adequar usando o termo correto  😀

Entretanto a grande questão deste papo é o fato de que precisamos rever nosso modo de consumo. Consumir apenas o necessário e procurar praticar a supraciclagem sempre que possível.

Aula grátis

Garrafas de vidro fazendo o papel de plantas

Precisamos de fato de tudo que compramos? Ou de tanto do mesmo? 

As fotos deste post exemplificam. Veja:

  1. ao invés de comprar um novo vaso para flores, não seria possível recriar a partir de uma garrafa? 
  2. precisa mesmo de uma luminária? Que tal exercitar o DIY e passar algum tempo livre de modo criativo com algumas garrafas?
  3. o design da garrafa, o rótulo e a forma são lindos? Que tal dar uma função e manter como objeto decorativo com utilidade?
  4. ou simplesmente se lançar o desafio de exercitar a criatividade e com bom senso transformar em algo agradável de se olhar?

Aí vai ter quem torça o nariz e diga: “ui, mas pra mim ainda é lixo!!!!”

Bom, se você estiver olhando para o objeto e enxergando só o descarte, então provavelmente deve ter algo muito errado com ele, ou a falta de bom senso no reuso. Mas isso é papo pra um outro post.

Agora conta pra mim qual é a sua supraciclagem de garrafa de vidro?  O projeto novo ficou melhor do que a garrafa original? 

Topa trocar ideias a respeito?  😀 

Fotos: 1. Casa Claudia, 2.Demotivateur Atelier, 3.Sugar and Charm, 4.A Beautiful Mess

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

6 Responses to Garrafas de vidro, uma supraciclagem criativa

  1. Lúcia Amelia Rodrigues do nascimento 15 de abril de 2017 at 19:56 #

    Boa noite quero saber como posso conseguir este bocal pra fazer uma lamparina de garrafa obrigada desde ja

    • Cris Turek 24 de abril de 2017 at 17:42 #

      Lúcia, você compra bocais avulsos em qualquer boa loja Home Center ou em casas especializadas em material elétrico.Beijos.

  2. Nara 21 de março de 2017 at 14:36 #

    Já fiz e ainda guardo algumas para fazer ..garrafas pintadas decoradas com cola gliter e sal grosso…ficaram lindas …mas acabei dando para amigos que adoraram, agora preciso achar um tempo e voltar a faze-las pois é ótimo, depois de passar o dia em frente ao teclado do not..preciso relaxar os olhos..então faço algo com prazer de pintar e reciclar.bjs.

    • Cris Turek 21 de março de 2017 at 19:41 #

      Que bom Nara, relaxar criando é a melhor coisa que há 😉
      Beijos.

  3. Erica Madalena 20 de março de 2017 at 18:42 #

    Muito criativo!

    • Cris Turek 21 de março de 2017 at 19:40 #

      Total, Erica 🙂

Deixe uma resposta