O artigo de hoje foi escrito com a colaboração de Jacqueline Schuab. Ela escreve o blog de moda Carpe Diem, mas saiu da sua área para nos mostrar um pouco da história de Nêgo, um cearense que se instalou em sua cidade, Nova Friburgo- RJ, e lá ficou conhecido como o artista que esculpe as paisagens.
Cris eu moro em Nova Friburgo, cidade serrana do RJ, não sei se conhece ou ouviu falar. Ela é conhecida como a Suíça brasileira e a capital da moda íntima. E aqui tem um artista muito especial chamado Nêgo, que merece divulgação. O trabalho dele é genial. Eu já vi uma reportagem dizendo que ele é o único do gênero no mundo, acredita ?! Olhando aquelas esculturas você têm a impressão de serem quase reais. O olhar é muito perfeito, os traços das figuras…..ah.…a expressão…..só vendo de perto mesmo, sabe ? Pra nossa cidade é muito importante um artista como ele. Quanto aos turistas ficam fascinados, porque o atêlie dele é o seu próprio quintal. O texto na sequência é de um jornal da cidade, Jornal Serrano. Muito obrigada pela sua atenção. Fico grata por tudo mesmo. Um abraço.




A exposição permanente de sua obra foi batizada de Jardim do Nêgo e é ponto turístico obrigatório da região serrana do Rio de Janeiro. O artista usa o barranco do próprio sítio onde mora para fazer suas obras. A primeira escultura feita em 1981 foi a figura de mulher. Ao terminar a obra, começou a chover e ele cobriu-a com um plástico, o que fez com que uma camada de musgo surgisse na superfície, servindo de proteção contra a erosão. A partir daí, Nêgo não parou mais.
A inspiração para as esculturas do Jardim do Nêgo vem da própria forma do barranco. Ele avalia a área e o material a ser trabalhado. Na última obra, a Índia Potira, o artista levou dois anos. Só para o aparecimento do musgo demorou cerca de um ano devido às condições do tempo e a variação das estações do ano. A habilidade, porém, vem dos tempos de criança:
“No início eu não fazia escultura, mas brincava de fazer bonequinhos de barro na minha região. Isso me concedeu aprendizado. Depois eu comecei a fazer ex-voto. Ex-voto é pé, mão, cabeça… Isso serve pra pagar promessa na região do Cariri que é no sul do Ceará. É muito comum nesta região a gente fazer promessa pra Padre Cícero e o pagamento ser em ex-voto. Aí depois passei a fazer esculturas de madeira”.
A primeira exposição aconteceu na cidade de Crato, no Ceará em 1966. Hoje, possui esculturas expostas até na Europa. Em um presépio interativo de quase 6 metros de altura, o visitante pode tomar o lugar vago na manjedoura do menino Jesus e participar como personagem da cena bíblica, cercado por imensas figuras de Maria, José e dos Três Reis Magos.
O Jardim do Nêgo fica na Estrada Friburgo – Teresópolis, Km 16,5, sentido para Teresópolis no município de Nova Friburgo. Ele cobra um ingresso. Crianças até 12 anos não pagam.
Pois então gente, incrível, não é? Você já esteve lá? Deixe seu comentário contando suas impressões. As fotos foram enviadas por Jacqueline Schuab do Carpe Diem.
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
muito admiravel, um homem simples de natureza….deus nao escolhe os capacitados…ele capacita os escolhidos.isto e, inspiracao divina.
E para nós que somos de Aurora, ver esse trabalho do conterrâneo, nos deixa orgulhosos e surpresos!.
Tive o privilégio de visitar o Jardim do Nêgo há 2 anos!
Suas esculturas são maravilhosas,muito expressivas, perfeitas!!!
Não sei se foram afetadas pelas enchentes , também me preocupei pois a região onde se situa foi muito atingida!
Acabei de me informar. O Jardim do Nêgo está funcionando normalmente agora!!!
Olá….
Gostaria de saber se as obras do Geraldo foram afetadas pelas enchentes…
Se possível, favor enviar resposta para meu email.
Sem palavras para o ocorrido…
Erasmo, não é minha região e acredito que leva tempo até que possamos entrar em contato e saber notícias de lá. Sinto não poder auxiliar agora.
Com certeza Cris,
Aliás, este blog está repleto de gente com mãos abençoadas, inclusive a sua.
Sua garimpagem está perfeita.
Bjus
Bel
Maravilha de mãos que fazem a alegria dos nossos olhos.
Deus abençoe esse garoto Nêgo.
Bel
Ele e tantos outros enchendo nossas vidas de beleza. Obrigada.
Esse é o verdadeiro brasileiro, nato; com mãos divinas, inspirada por Deus.
E pessoas como ele precisam receber o devido valor, concorda Elda?
Continue acompanhando que vamos apresentar várias histórias de artistas verdadeiramente brasileiros.
Abraços.
É maravilhoso conhecer brasileiros de talento. Parabéns Jackeline por divulgar este trabalho e parabéns Nego, pelo talento e pelas obras maravilhosas.
Denise
É vendo esse tipo de trabalho maravilhoso,que nos dá uma força interior,que nos impulsiona,a lutar e acreditar que somos capazes de vencer qualquer obstáculo.
É uma obra muito bonita e expressiva,e é bom saber que nesse nosso Brasil existem artistas,da melhor qualidade.
“Parabens Nêgo,e que sua criatividade seja sempre divulgada,para que possamos apreciar,as maravilhas,que Deus coloca em nossos caminhos.
Oi,Cris!
Nossa que coisa mais linda estas esculturas.Adorei a do menino parece tão real.Não sabia sobre a simbologia da cornucópia más desde já aceito a sua oferenda e desejo a você muita paz e prosperidade na sua vida.Bjooo!
Oi, Cris!
Já tinha vista as obras desse artista na TV. É sem dúvidas algo diferente e feito por mãos muito talentosas.
Cris,nossa ficou muito bommmm rsrs.Adorei!!Mas uma vez agradeço por tudo.Obrigada um abraço.
Olá Cris!
Nossa, ele é muito talentoso, além de ser muito criativo ao usar a natureza como base de seu trabalho. No dia que eu passar por lá, quero muito ver de perto. Maravilhoso!
Beijos!