Geraldo Simplício, o artista que esculpe a paisagem

Nego ao lado de uma das suas esculturas  O artigo de hoje foi escrito com a colaboração de Jacqueline Schuab. Ela escreve o blog de moda Carpe Diem, mas saiu da sua área para nos mostrar um pouco da história de Nêgo, um cearense que se instalou em sua cidade, Nova Friburgo- RJ, e lá ficou conhecido como o artista que esculpe as paisagens.

Cris eu moro em Nova Friburgo, cidade serrana do RJ, não sei se conhece ou ouviu falar. Ela é conhecida como a Suíça brasileira e a capital da moda íntima. E aqui tem um artista muito especial chamado Nêgo, que merece divulgação. O trabalho dele é genial. Eu já vi uma reportagem dizendo que ele é o único do gênero no mundo, acredita ?! Olhando aquelas esculturas você têm a impressão de serem quase reais. O olhar é muito perfeito, os traços das figuras…..ah.…a expressão…..só vendo de perto mesmo, sabe ? Pra nossa cidade é muito importante um artista como ele. Quanto aos turistas ficam fascinados, porque o atêlie dele é o seu próprio quintal. O texto na sequência é de um jornal da cidade, Jornal Serrano. Muito obrigada pela sua atenção. Fico grata por tudo mesmo. Um abraço.

Retirantes sorrindo ao ver a água, obra de Nêgo
Mulher, esculpida no barranco por Nêgo
Bebe engatinhando, outra obra de Nêgo
Um dos muitos bichos esculpidos no barranco por Nêgo
O texto abaixo foi transcrito do Jornal Serrano. Ao chegar ao Km 53 da estrada Friburgo-Teresópolis, turistas de todo o mundo se encantam pelas esculturas gigantescas talhadas no barranco pelo artista plástico Geraldo Simplício. Nêgo, como é conhecido, nasceu no Ceará em 24 de fevereiro de 1943 e mora em Nova Friburgo há 40 anos.

A exposição permanente de sua obra foi batizada de Jardim do Nêgo e é ponto turístico obrigatório da região serrana do Rio de Janeiro. O artista usa o barranco do próprio sítio onde mora para fazer suas obras. A primeira escultura feita em 1981 foi a figura de mulher. Ao terminar a obra, começou a chover e ele cobriu-a com um plástico, o que fez com que uma camada de musgo surgisse na superfície, servindo de proteção contra a erosão. A partir daí, Nêgo não parou mais.

A inspiração para as esculturas do Jardim do Nêgo vem da própria forma do barranco. Ele avalia a área e o material a ser trabalhado. Na última obra, a Índia Potira, o artista levou dois anos. Só para o aparecimento do musgo demorou cerca de um ano devido às condições do tempo e a variação das estações do ano. A habilidade, porém, vem dos tempos de criança:

“No início eu não fazia escultura, mas brincava de fazer bonequinhos de barro na minha região. Isso me concedeu aprendizado. Depois eu comecei a fazer ex-voto. Ex-voto é pé, mão, cabeça… Isso serve pra pagar promessa na região do Cariri que é no sul do Ceará. É muito comum nesta região a gente fazer promessa pra Padre Cícero e o pagamento ser em ex-voto. Aí depois passei a fazer esculturas de madeira”.

A primeira exposição aconteceu na cidade de Crato, no Ceará em 1966. Hoje, possui esculturas expostas até na Europa. Em um presépio interativo de quase 6 metros de altura, o visitante pode tomar o lugar vago na manjedoura do menino Jesus e participar como personagem da cena bíblica, cercado por imensas figuras de Maria, José e dos Três Reis Magos.

O Jardim do Nêgo fica na Estrada Friburgo – Teresópolis, Km 16,5, sentido para Teresópolis no município de Nova Friburgo. Ele cobra um ingresso. Crianças até 12 anos não pagam.

Pois então gente, incrível, não é? Você já esteve lá? Deixe seu comentário contando suas impressões. As fotos foram enviadas por Jacqueline Schuab do Carpe Diem.

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

15 Respostas para: Geraldo Simplício, o artista que esculpe a paisagem

  1. iramita 1 de junho de 2013 at 22:58 #

    muito admiravel, um homem simples de natureza….deus nao escolhe os capacitados…ele capacita os escolhidos.isto e, inspiracao divina.

  2. José Augusto Filho 13 de abril de 2013 at 7:51 #

    E para nós que somos de Aurora, ver esse trabalho do conterrâneo, nos deixa orgulhosos e surpresos!.

  3. Vera 19 de julho de 2012 at 23:07 #

    Tive o privilégio de visitar o Jardim do Nêgo há 2 anos!
    Suas esculturas são maravilhosas,muito expressivas, perfeitas!!!
    Não sei se foram afetadas pelas enchentes , também me preocupei pois a região onde se situa foi muito atingida!

  4. Vera 19 de julho de 2012 at 23:04 #

    Acabei de me informar. O Jardim do Nêgo está funcionando normalmente agora!!!

  5. Erasmo 17 de janeiro de 2011 at 9:50 #

    Olá….
    Gostaria de saber se as obras do Geraldo foram afetadas pelas enchentes…
    Se possível, favor enviar resposta para meu email.
    Sem palavras para o ocorrido…

    Erasmo, não é minha região e acredito que leva tempo até que possamos entrar em contato e saber notícias de lá. Sinto não poder auxiliar agora.

  6. Bel 14 de dezembro de 2010 at 18:49 #

    Com certeza Cris,
    Aliás, este blog está repleto de gente com mãos abençoadas, inclusive a sua.
    Sua garimpagem está perfeita.
    Bjus
    Bel

  7. Bel Monteiro 13 de dezembro de 2010 at 15:29 #

    Maravilha de mãos que fazem a alegria dos nossos olhos.
    Deus abençoe esse garoto Nêgo.
    Bel

    Ele e tantos outros enchendo nossas vidas de beleza. Obrigada.

  8. ELDA MARIA 10 de janeiro de 2010 at 11:22 #

    Esse é o verdadeiro brasileiro, nato; com mãos divinas, inspirada por Deus.

    • Cris Turek 11 de janeiro de 2010 at 11:28 #

      E pessoas como ele precisam receber o devido valor, concorda Elda?
      Continue acompanhando que vamos apresentar várias histórias de artistas verdadeiramente brasileiros.
      Abraços.

  9. Denise Souza 30 de novembro de 2009 at 10:01 #

    É maravilhoso conhecer brasileiros de talento. Parabéns Jackeline por divulgar este trabalho e parabéns Nego, pelo talento e pelas obras maravilhosas.

    Denise

  10. Carlos de oliveira 28 de novembro de 2009 at 15:49 #

    É vendo esse tipo de trabalho maravilhoso,que nos dá uma força interior,que nos impulsiona,a lutar e acreditar que somos capazes de vencer qualquer obstáculo.
    É uma obra muito bonita e expressiva,e é bom saber que nesse nosso Brasil existem artistas,da melhor qualidade.
    “Parabens Nêgo,e que sua criatividade seja sempre divulgada,para que possamos apreciar,as maravilhas,que Deus coloca em nossos caminhos.

  11. Ana Lucia Martins de Oliveira 27 de novembro de 2009 at 21:34 #

    Oi,Cris!
    Nossa que coisa mais linda estas esculturas.Adorei a do menino parece tão real.Não sabia sobre a simbologia da cornucópia más desde já aceito a sua oferenda e desejo a você muita paz e prosperidade na sua vida.Bjooo!

  12. Lidiane Vasconcelos 27 de novembro de 2009 at 17:36 #

    Oi, Cris!
    Já tinha vista as obras desse artista na TV. É sem dúvidas algo diferente e feito por mãos muito talentosas.

  13. Jacqueline 27 de novembro de 2009 at 16:21 #

    Cris,nossa ficou muito bommmm rsrs.Adorei!!Mas uma vez agradeço por tudo.Obrigada um abraço.

  14. Lara 26 de novembro de 2009 at 21:31 #

    Olá Cris!
    Nossa, ele é muito talentoso, além de ser muito criativo ao usar a natureza como base de seu trabalho. No dia que eu passar por lá, quero muito ver de perto. Maravilhoso!
    Beijos!

Deixe uma resposta