Gustav Stickley, o Arts & Crafts mais próximo dos seus ideais

Móvel do Arts & Crafts americano, design de Gustave Stickley.

Sabemos que o movimento Arts & Crafts nasceu e cresceu na Inglaterra a partir de 1860, através de William Morris. Ele desejava que a arte e o fazer artesanal fossem o instrumento de uma reforma social que trouxesse às classes baixas melhores condições de vida. Mas sua empresa jamais conseguiu ser acessível para essas classes. Entretanto, nos EUA, já no final dos anos 1800, surgiu um designer nova-iorquino, adepto do Arts & Crafts, Gustav Stickley. Nesse país o movimento foi chamado de Mission and Craftsman, ou Missão e Artesão, mas o estilo era aquele importado da Inglaterra. Suas características eram fortemente influenciadas pela maneira artesanal vinda das áreas rurais, ou seja, do interior. Suas linhas geométricas, simples, quase sem detalhes decorativos buscavam antes a resistência natural dos materiais utilizados, especialmente a madeira, e assim eliminava tudo que fosse supérfluo. Mesmo assim apareceram detalhes como pássaros estilizados, folhas e plantas, sempre sob a influência do artesão rural.

Gustave Stickley Mantendo o estilo inglês do Arts & Crafts, Stickley conseguiu realizar com sucesso o ideal que Morris jamais alcançou. Stickley não foi tão radical, e aproveitava o processo industrial para construir peças básicas dos seus móveis, deixando para os artesãos os detalhes e o acabamento. Isso reduzia muito o custo e aumentava a produção, assim o resultado foi óbvio. Stickley fabricou um mobiliário resistente e prático, que atendia às necessidades de uma classe média que recém entrava no mercado de consumo. Teve tanto sucesso que sua empresa, existe até hoje, reproduzindo com tecnologias atuais, todos os desenhos que ele deixou. É só dar uma olhadinha nas imagens, todas criações de Stickley.
Aparador de Stickley, do Arts & Crafts
Cama e cômoda no estilo Stickley do Arts & Crafts

Poltrona de linhas retas e braços em madeira do Arts & Crafts

O Arts & Crafts teve sua maior importância no fato de ter sido desencadeador dos movimentos que o seguiram como o Art Nouveau e o Modernismo dentro do design gráfico, da arquitetura e do design industrial. Além disso, sua filosofia influenciou posteriormente o nascimento da Bauhaus, importantíssimo movimento que também era contra a produtividade anônima e valorizava as estruturas das pequenas comunidades de artesãos- artistas. Tudo isso veremos mais adiante.

Espero que vocês estejam percebendo como o artesão é figura importante em todas essas etapas históricas. Esse é o objetivo desses artigos sobre a história do design. Contribua com sua opinião. Escreva.

Fontes: Arts & Crafts Stile, Access Decorati

, , , ,

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta