Horta de temperos, faça a sua

Horta de temperos em casa na jardineira

Por aqui, na Paraíba, o calor já chegou……e com vontade. Com o clima mais quente as plantinhas crescem mais rápido, fica mais fácil tentar fazer aquela hortinha em casa. Pra não complicar que tal começar com uma horta de temperos? Faça a sua experiência e depois se anime para plantar algumas verdurinhas.

Você nem precisa ter um quintal, apenas boa vontade. As dicas são para plantar seus temperos numa jardineira, então você vai precisar de um vaso tipo jardineira com 20 cm de profundidade na largura que você quiser, cacos de telha, pedras de argila expandida, areia, terra orgânica adubada (você já encontra pronta para comprar) e mudas dos seus temperos preferidos.

 

Faça sua horta

 

  • Faça vários furos no fundo da jardineira para drenar a água das regas e coloque sobre os furos os cacos das telhas.
  • Sobre os cacos de telha coloque as pedras de argila expandida. Pode colocar bastante, um terço da profundidade da jardineira.
  • Sobre as pedrinhas coloque a areia e alise com uma pá para deixar bem uniforme. O sistema de drenagem está pronto.
  • Sobre essa base despeje a terra adubada. Você pode misturar humus de minhoca com a terra, isso a deixará bem mais enriquecida. Agora perca o nojinho, aproveite para descarregar as suas energias e coloque as mãozinhas na terra com cuidado para não desmanchar a base. Afofe bem e amasse todos os torrões. Não coloque terra demais, ainda temos que colocar as mudinhas.
  • Retire as mudas dos vasinhos com cuidado para não destruir os torrões e vá colocando na jardineira, lado a lado, deixando um espaço entre elas. Depois de todas estarem plantadas, complete com uma pouco mais de terra.
  • Regue generosamente e aprecie sua pequena plantação crescer.

 

Não tem segredo. Suas mudinhas precisarão apenas de algumas horas de sol, água e atenção. Quando já estiver craque com os temperinhos arrisque umas mudinhas de alface. Boa sorte e boa colheita.

Leia também outra sugestão, clique Horta na parede

Foto: Casa e Jardim

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, ,

19 Respostas para: Horta de temperos, faça a sua

  1. Rosemeire dos Santos 15 de agosto de 2014 at 9:20 #

    tenho um quintal grande mas meus filhos de patas, 3 cachorras e 2 gatas, vivem aprontando. sera que tem um jeito de manter as plantinhas na cozinha, adoro temperinhos, meus filhos adolescentes nao podem achar pedaços de cebola e alho, e qualquer coisa verde incomoda, a dica e bater no liquidificador misturando varios temperos a gosto, e sal, so o suficiente para salgar, meu marido que e vegetariano come com pao e bolacha fica muito bom. desculpe escrever tanto mas da vontade de comentar. adoro vcs sao minha cia, fico sozinha boa parte do dia.

    • Cris Turek 25 de agosto de 2014 at 19:18 #

      Rosemeire confere no assunto Jardins e Hortas lá em Variedades, as dicas para hortas em cozinhas, tem muitas. E pode escrever quanto quiser. Eu amo!!!! beijos.

  2. Val Sanches 14 de julho de 2013 at 3:03 #

    Oi Cris,
    Teu blog é maravilhoso e amo os pap, essa ideia da hortinha é muito boa, e deve ser muito bom ter uma hortinha linda dessas em casa, pertinho da cozinha.
    Beijos e bom domingo.
    Val

  3. gessycafernanda 13 de novembro de 2012 at 16:00 #

    OLá, adorei esta idéia, sou nutricionista e trabalho com as crianças do PETI em minha cidade, tentando levar a elas a edcação alimentar, e para trabalhar com elas precisa ser diferente, ter criatividade, logo pensei na criação de ma orta com elas, vcs me ajudaram bastante, se caso tenham alguma idéia pra mim, por favor me ajudem a levar este trabalho adiante!!

    • Cris Turek 14 de novembro de 2012 at 16:12 #

      Gessyca confira todas as nossas dicas para hortas no assunto Jardins e Hortas aí na coluna lateral. Espero que encontre algo.

  4. LUZENIRA 28 de setembro de 2012 at 17:30 #

    Adoro cuidar de hortas, jardinagem,costumo até conversar com elas. Amei suas dicas e a maneira de cuidar delas. Infelizmente viajo muito e não tenho tempo de cuidar da horta. mais assim que posso, lá estou organizando uma hortinha caseira. Obrigada, pelas dicas e tenha um belo final de semana. Fica com DEUS.

  5. DIVONETE 8 de junho de 2012 at 9:03 #

    MUITO OBRIGADO FAREI COMO VC EXPLICOU, FIQUEI CONTENTE, EM SER ATENDIDA EM TÃO POUCO ESPAÇO DE TEMPO,ABRAÇOS QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO EM SUAS OBRAS.

  6. DIVONETE 7 de junho de 2012 at 9:30 #

    Amei sua horta vou fazer 3 vasos, para plantar, hortelã, alfavaca, e cheiro verde. mais tbm gostaria de adquirir dica de como faço uma parede de garrafas pet como divisoria, pois não sei com encaixar, gostaria de encaixar as garrafas na posição de que ela em pé, uma dando suporte a outra vc tem como ensinar passo a passo? fico agradecida.

    • Cris Turek 7 de junho de 2012 at 17:56 #

      Divonete para fazer a divisória você precisa fazer furinhos exatos no centro do fundo da garrafa e da tampinha para depois passar por ela um cordão que sirva de tutor. Não tem segredo é apenas caprichar para que elas fiquem bem retinhas.

  7. neiva 6 de fevereiro de 2012 at 12:58 #

    CRIZ,ja copiei suas sujestoes, fizemos eu e meu marido um jardim e tambem uma horta vertical com garrafas pet ,amamos suas dicas . beijos

  8. Kelly Scopeta 25 de agosto de 2011 at 9:43 #

    Oi Cris, minha amada… adorei a dica da preparação da drenagem da jardineira. Eu comprei várias jardineiras e muitas mudinhas para começar minha hortinha em casa. Amo e acho uma delícia… mas nada foi pra frente… e agora, sei o por quê. Por causa da bendita drenagem, kkkkkkkkkkk. Acho que matei minhas ervas afogadas tadinhas, kkkkkk.
    Agora criei coragem pra tentar de novo e começar tudo outra vez. Depois te conto o resultado da minha hortinha em casa.

    Beijos amor, tenha um dia lindo, sempre!

    • Cris Turek 25 de agosto de 2011 at 11:13 #

      Olá querida amiga, espero que essa dica ajude mesmo. Ás vezes existem coisas estranhas que matam nossas mudinhas, mas quantidade de sol e água fazem diferença sim, Kelly. Espero que agora dê tudo certo.

  9. Mirian 28 de fevereiro de 2011 at 18:19 #

    Isso é outra coisa que um dia farei no apto,adoro plantinhas.

    Use nosso campo de pesquisa e confira as inúmeras dicas que temos pra quem mora em apartamento. Você vai adorar. Beijos.

  10. sonia bispo sutton 18 de fevereiro de 2011 at 8:36 #

    Nossa,adorei a hortinha de tempêros.Sempre quiz ter uma em casa.Obrigada!

    Super simples querida, divirta-se com esse passa-tempo. Beijos.

  11. Beny 13 de janeiro de 2011 at 5:58 #

    Maravilhosas ideias,dicas muito interessantes.Voces sao 1000,parabens abraços bafy

    A Vila é resultado da contribuição de muitos amigos inspirados. PArticipe você também querida. Beijos.

  12. alinny 16 de dezembro de 2010 at 0:43 #

    oi gostaria de aprender fazer Vaso Jardineira Para Plantas Na Parede.gostaria que me enviasse dicas .obrigada

    Alinny, dê uma espiada em nossa coluna Jardins e Hortas e veja o que já temos publicado por lá. Acho que você vai encontrar boas dicas. Beijos.

  13. Lucimeire do Nascimento Silva 18 de fevereiro de 2010 at 23:32 #

    OI pessoal! Fiquei encantada com sua horta. Creio que vocês podem me ajudar, sou professora do 2º ano em uma escola particular na cidade de Goiânia e pretendo desenvolver o projeto horta em minha escola, tenho pouco espaço não tenho ajuda sou só eu e minha vontade. Gostaria de receber idéias de vocês já que essa forma encaixa bem a minha realidade em relação ao espaço me ajudem se puderem desde já agradeço muito. Abraços! Aguardo noticia suas.

    • Cris Turek 19 de fevereiro de 2010 at 12:13 #

      Oi Lucimeire. Não sei se você já conferiu todas as nossas dicas para hortas.
      Clique aqui: Dicas de hortas, e confira o que já temos publicado.
      Também continue nos acompanhando, que sempre estamos colocando novidades no blog.
      Divirta-se com essa experiência, que tenho certeza de que será ótima.

Deixe uma resposta