Lembrancinha sachê com dica de enfeite
No outro dia eu recebi um material no abrePacote pra fazer aromatizadores de ambiente e postei um PAP usando como lembrancinha de festas. Se você clicar aqui você vai rever.
Naquela ocasião fiz uma enquete perguntando pra que tipo de festa ou comemoração nosso grupo queria dicas. Uma resposta que foi muito pedida foi presentes para mamães, titias e amigas em chás de fralda e maternidade.
Aí fiquei pensando que vemos sempre muitas ideias iguais para estas situações: sapatinhos, chupetinhas, bichinhos, fraldinhas, que as pessoas levam e descartam pouco tempo depois. A gente sabe que isso acontece muito 😕
Mas então pra quê dar uma lembrancinha que não será guardada pela maioria dos amigos? Por isso eu quis explorar uma possibilidade que seja não só guardada, mas usada de outros modos por quem a receber.
Elaborei um exemplo pra que você desenvolva segundo seu gosto pessoal, mas com o propósito de não virar lixo e ser utilizado no dia-a-dia anexado à objetos pessoais. Vou explicar.
Vamos fazer um sachê perfumado usando os materiais recebidos do Atacado Beija-Flor e que você encontra lá na loja online deles. E vamos enfeitar este sachê com um detalhe que depois pode ser remanejado para um chaveiro, um enfeite de porta, um charming de bolsa e o que a pessoa que receber quiser fazer.
Vamos por partes 🙂
Como fazer sachê perfumado
Pra fazer o sachê vamos usar a tradicional dica do sagu, que é bem econômica e funciona super legal. Um pacotinho de meio kilo de sagu rende umas 15 lembrancinhas.

De resto eu usei o álcool de cereais, a essência de champagne e morango e o corante rosa.
Você vai me perguntar: o cheiro dura? O perfume vai durar um bom tempo, mas não, ele não dura muito. Todo sachê, mesmo os comerciais, perdem o aroma com rapidez. Quem gosta de usar sachês precisa ter em casa sua essência favorita e sempre renovar pingando algumas gotas sobre o saquinho.
Eu não usei nada em especial para aumentar este tempo. Tem quem use fixador, mas não fará milagres. E tem um produto que se chama Miristrato de Isopropila que você usa no lugar do álcool de cereais, que faz este efeito do fixador.
De qualquer forma lembre que o perfume vai evaporar e só mais gotas de essência farão o sachê continuar cheirosinho. Ok? Então anote minha receita:
- 500g de sagu
- 50ml de álcool de cereais
- 20ml de essência
- corante a gosto (opcional)
Use um copo medidor para os líquidos, junte todos e mexa bem. O corante eu usei só 5 gotas pq queria uma cor bem clarinha. Já entendeu que você adiciona quantas quiser, para a tonalidade que deseja.
Também pode não usar corante e deixar o sagu branquinho, especialmente se for usar tecido para montar o sachê.
Adicione o sagu, sacuda bem e tampe. Deixe o sagu absorver o líquido e secar. Isso leva 24 horas, não precisa mais que isso, a menos que seus dias estejam muito úmidos. Fique de olho. Coloque seus 500g de sagu num pote com tampa e de tempos em tempos dê uma sacudida.
Enquanto o sagu seca, vamos fazer os enfeites?
Enfeites para sachês perfumados
Eu sei que muita gente tem preconceito com o biscuit porque sempre vê muita coisa igual e enjoou. Mas saiba: podemos e devemos ser criativos aplicando outros usos à este material.
A massa de biscuit é acessível, de custo barato e fácil de encontrar. Também é bem levinho o que facilita a montagem de peças como esta. E por fim permite que você crie uma infinidade de coisas, já que funciona como uma massa de modelar. O que couber na sua cabeça pode existir 😀
Por isso pensei em fazer um tipo de medalhinha que vai amarrada no laço do sachê. Se o sachê perder o perfume a pessoa não quiser mais usa-lo, ela pode tirar a medalhinha e juntar num daqueles enfeites que sempre temos: chaveiro, enfeite de bolsa ou de porta de casa. Por aí vai.
O melhor é que ela vai guardar de fato a “lembrancinha” 😀
Começando
Separe sua massa, na cor desejada. Estou usando esta Inkway que recebi do Atacado Beija-flor e este pequeno pacotinho renda uma infinidade de medalhinhas.
Estique a massa de biscuit. Eu estou usando uma garrafinha para fazer isso sobre um plástico, para a massa não grudar.
Agora vem a dica especial: estou usando uma biju minha com formato de borboleta como carimbo para a medalhinha.
Sim, você pode usar muitas coisas que você tem aí na sua casa como carimbo: bijuterias, rendas, texturas de materiais diferentes. Olhe a sua volta e encontre o seu tema.
Depois dê uma salpicada de talco na superfície da peça e tire o excesso.

Pressione o seu carimbo sobre a massa de biscuit e afunde o suficiente para gravar a figura.
Retire o carimbo e confira se ficou legal. Fica bem interessante, não é mesmo?
Corte no formato de medalhinha e cuida para não ficar muito grande e maior que o seu sachê. Por isso mesmo eu optei por cortar a figura já que a biju era maior do que o tamanho que eu precisava.
Por fim faça furos com agulhão ou com canudinho. Como eu vou colocar argolinhas usei furos pequenos. Se você optar por passar fitilhos, faça furos usando canudinhos. Deixe secar.
Use pintura para valorizar
Claro que um carimbo assim fica muito diferente e interessante, mas não dá toda o visual que a gente deseja. Então vamos usar pintura pra dar o realce.
Eu não quero simplesmente pintar e cobrir a superfície. Vou explorar efeitos como pátina, usando a própria cor da massa como base.
Use um pincel estreito para pintar no carimbo. Estou usando tinta PVA de artesanato, e esta tem acabamento metálico dourado, que vai dar o tcham que eu desejo.
Dica
A dica é molhar o pincel na água, pegar a tinta e espalhar sobre o carimbo, para que fique com um efeito tipo aguada, mas sem ficar diluído exageradamente.
Assim que aplicar a tinta, pressione com um paninho limpo para absorver o excesso. Não esfregue, apenas pressione.
Vai ficar assim. Veja agora como o desenho destacou. Lembrando que aqui foi usado apenas o tom dourado sobre a medalhinha já seca. Dá pra inventar muita coisa, veja….
Aqui consegui um efeito bem mais shabby chic, pintando primeiro uma aguada de PVA branco, secando o excesso e depois uma aguada leve do dourado, também secando o excesso apenas pressionando o paninho. Não ficou show?
E aqui fiz o contrário. Apliquei um tonalidade lilás sobre o carimbo, tirei o excesso com o paninho e depois apliquei a aguada de dourado. Outro efeito totalmente diferente, mais retrô.
Dá uma olhada na quantidade de possibilidades que temos, fora que cada borboleta pode ser cortada numa posição diferente, e cada pessoa receberá uma lembrancinha única 😎
Monte o sachê
Agora que já temos tudo pronto, vamos montar a lembrancinha sachê?
Comece registrando a ocasião. Uma caneta Posca ou uma Paint Marker (escolha uma de ponta bem fina, a minha é média) com a menção, data ou mensagem que você queira registrar.
Corte um quadradinho de tule, se seu sagu for colorido, ou de tecido, de uns 15cm, separe fitilhos para amarrar e seus enfeites para pendurar.
O sagu já estará seco e bem perfumado. Coloque uma colher de sopa no centro do quadradinho.
Junte as pontas do quadrado, acomode o sagu bem no meio e amarre o fitilho com um nó.
Finalize prendendo sua medalhinha e dando um lacinho. Neste sachê aí acima eu usei a medalhinha mais clara e abaixo a mais contrastante.
Que tal, gostou da dica do carimbo improvisado? 😀
Pois aproveite, explore, e crie lembrancinhas mais com a sua cara e seu estilo, que tenham a ver com seu jeito de ser. E hó, vale sim pra chá de fralda, maternidade e outras ocasiões.
Por fim
O Atacado Beija-Flor patrocina tutoriais da Vila e garante que você tenha acesso à dicas como esta. Retribua, visitando o site e conhecendo as receitas e toda a linha de biscuit e aromatizadores. Agradeço o seu apoio.
Fotos: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Amei a ideia! Muito criativo!!! Bjo.
Obrigada querida. Beijos.
Vou fazer pra meu próximo aniversário…achei a ideia muito legal. Show!
Eu faço muita coisa, mas gostaria de fazer com estilo
Lourdes, o que você acha que está faltando nos seus trabalhos, o que é estilo para você? Me fala mais sobre isso.
Nossa Amei Cris linda ideia muito obrigada bjs
Experimente Juliana, o resultado fica muito bonito mesmo 😀
Obrigada você é muito querida em explicar bjs
Aproveite a dica Maria Ferreira, que é isso que me deixa feliz 🙂
Gosto muito das tuas dicas de artesanato. Obrigada por compartilhar as suas idéias.
Obrigada Terezinha, espero que as dicas ajudem.
Oi Cris. Amei receber seu e-mail.
Cris eu gostaria de saber se vc pode me dar uma dica é como emendar as partes para fazer uma colcha feita com ponto fofoca.
Parece perfeita as emendas que eu vi de uma colcha na Internet.
Mas como fazer eu não consegui nenhuma explicação.
Muito obrigada. ?
Lidia, o primeiro passo do ponto fofoca é fazer uma amostra e descobrir o quanto o tecido aberto vai reduzir depois de trabalhado o ponto. Com isso você calcula o tamanho total de tecido necessário para sua colcha. Nunca fiz colchas, mas eu emendaria o tecido antes de começar o trabalho do ponto fofoca. E faria apenas uma emenda, na horizontal da colcha unindo duas larguras do tecido. É uma opção.Sobre o ponto fofoca tenho este post:
http://www.viladoartesao.com.br/blog/como-fazer-o-fuxico-de-ponto-fofoca/
maravilhoso
Obrigada Jandira 😀
Arrasou, hein ??? Mana !
Eu, Regina, colocaria um mini vidrinho de essência,
pois nem todos possuem a facilidade de adquirir…
Valeu pelo carinhooooooo!
beijussssssssss
Valeu por agregar mais uma dica, Regina 😀
Beijos.
Eu amei! Estava mesmo à procura de novas ideias para montar lembrancinhas. Vou colocar em prática. Obrigada por esta maravilhosa dica. Beijos no teu coração.
Depois me mostre suas peças Loriete. Beijo grande.
Amei Cris. Excelente idéia.
Que bom que gostou Vera, beijocas.
Amei, Cris! Biscuit é, com certeza, minha praia, e eu sou mais do que adepta das peças originais. O mesmo de sempre já tem mais gente que faz, então por que ser apenas mais uma, não é? Vamos sair do rebanho! Viva a diferença! Obrigada pelas super dicas. Beijos.
Angelica.
É isso aí Angelica, disse muito bem: vamos sair do rebanho. O mundo precisa de originalidade, de ideias novas, sempre!!!
Beijos,
eu gostei muito da ideá dos saches, o mercado hoje esta optando a coisas descartáveis quando surgiu as xícaras copos, outros descartáveis os consumidores de produtos também descartarão de suas ideias de guardar após festas, e com isso nos artesãos perdemos um pouco de nossas artes , hoje a maioria de pessoas que vão a eventos como chá de fraudas , chá de panelas istão indo para roubar ideias, mas não me preocupo porque eles também são descartáveis e sem criatividades, o artesão não e um qualquer , ele tem de presente o Dom de construir sem precisar de livros.. abraços
José Euripedes, sobre isso de “roubar” ideias eu penso que as pessoas sempre irão copiar o que você já fez, mas nunca copiarão o que você ainda fará. Por isso: reinvente-se!!! 😀
Abraços.
Mais uma overdose de criatividade e fofurice! Excelente PAP, muito obrigada!
Puxa Nemeton, tô me achando 😀
Obrigada querida . Beijos.